Questões de Concursos INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO

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  • 11 - Questão 47032.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Diariamente as empresas lidam com um amplo volume de informações. Para aperfeiçoar a comunicação interna é necessário analisar o seu fluxo, entre os setores. Se o fluxo da comunicação dessas informações estiver ocorrendo de forma eficiente na empresa, o conhecimento está garantido. Segundo Ramos (1997), o fluxo de informação "é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais". Ramos dividiu o fluxo em três padrões: ascendente, descendente e horizontal. Analise as afirmativas.
     
    I. O fluxo de comunicação ascendente parte do subordinado para o seu superior. Tem por objetivo o fornecimento de informações inerentes a empresa e/ou proporcionar feedback aos superiores;
    II. O fluxo de comunicação descendente ou vertical é definido como a comunicação de cima para baixo. Segue do superior ao subordinado. Tem a finalidade de instruir, transmitir normas, informações institucionais, procedimentos, entre outros;
    III. O fluxo horizontal é considerado aquele onde a comunicação ocorre entre indivíduos do mesmo nível hierárquico.

    Pode-se dizer que:
  • 13 - Questão 47030.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Ao falar em transmissão e recepção de informação, temos cinco elementos do processo de comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal e ruídos.
    Sendo assim, o (a) Recepcionista pode ser:
  • 14 - Questão 47065.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Três amigos, Alonso, Afonso e Amâncio, são apaixonados por futebol. Um deles é torcedor do América, outro é torcedor do Maguari e o outro torce pelo Orion, não obrigatoriamente nesta dada ordem. Considere as três proposições enunciadas a seguir:

    I. Amâncio é torcedor do Maguari;
    II. Afonso não é torcedor do Maguari;
    III. Alonso não é torcedor do América.

    Sabendo que apenas uma destas proposições é verdadeira, pode-se garantir que:
  • 15 - Questão 47063.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Considere verdadeiras as seguintes proposições:

    I. Se o aluno estudou, então ele aprendeu;
    II. Se o aluno não foi aprovado, então ele não aprendeu.

    Assim sendo:
  • 16 - Questão 47052.   Português - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Na frase: “talvez os professores antevejam uma resolução para o caso". O modo e o tempo do verbo são respectivamente:
  • 17 - Questão 47062.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • A bota é preta, ou o sapato é branco ou o tênis é verde. Se o sapato é branco, então o chinelo é marrom. Se a sapatilha é dourada, então o chinelo não é marrom. Se o tênis é verde, então a sapatilha não é dourada. Ora, a sapatilha é dourada. Então:
  • 18 - Questão 47111.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Médico Pediatra - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Num evento de corrida de cavalos compareceram 51 apostadores. Cada um deles escolheu um único animal para nele apostar. Sabendo-se que havia um total de 10 cavalos na competição, pode-se afirmar que:
  • 19 - Questão 47082.   Medicina - Pediatria e Neonatologia - Nível Superior - Médico Pediatra - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Sobre infecção urinária na infância, é correto afirmar:
  • 20 - Questão 47101.   Português - Nível Superior - Médico Pediatra - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  •                          Por que a energia solar não deslancha no Brasil
     
          A capacidade instalada no Brasil, levando em conta todos os tipos de usinas que produzem energia elétrica, é da ordem de 132 gigawatts (GW). Deste total menos de 0,0008% é produzida com sistemas solares fotovoltaicos (transformam diretamente a luz do Sol em energia elétrica). Só este dado nos faz refletir sobre as causas que levam nosso país a tão baixa utilização desta fonte energética tão abundante, e com características únicas.
          O Brasil é um dos poucos países no mundo, que recebe uma insolação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano. E na região Nordeste conta com uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. Por si só estes números colocam o pais em destaque no que se refere ao potencial solar.
          Diante desta abundância, por que persistimos em negar tão grande potencial? Por dezenas de anos, os gestores do sistema elétrico (praticamente os mesmos) insistiram na tecla de que a fonte solar é cara, portanto inviável economicamente, quando comparadas com as tradicionais.
          Até a “Velhinha de Taubaté” (personagem do magistral Luis Fernando Veríssimo), que ficou conhecida nacionalmente por ser a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo militar, sabe que o preço e a viabilidade de uma dada fonte energética dependem muito da implementação de políticas públicas, de incentivos, de crédito com baixos juros, de redução de impostos. Enfim, de vontade política para fazer acontecer.
          O que precisa ser dito claramente para entender o porquê da baixa utilização da energia solar fotovoltaica no país é que ela não tem apoio, estímulo nem neste, nem nos governos passados. A política energética na área da geração simplesmente relega esta fonte energética. Por isso, em pleno século XXI, a contribuição da eletricidade solar na matriz elétrica brasileira é pífia, praticamente inexiste.

                                    Heitor Scalambrini Costa. In: Carta Capial, Set, 2015. 

    De acordo com o texto, é possível afirmar que: