Questões de Concursos IBGP

Resolva Questões de Concursos IBGP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Q51715.   Noções de Saúde - Saúde Pública - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Sobre o disposto no artigo 199º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
  • 12 - Q51697.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Durante avaliação da biomecânica do trauma envolvida em situação de colisão frontal de um veículo contra um objeto fixo, percebeu-se que o condutor era o único ocupante do veículo e não estava utilizando o cinto de segurança, o air bag não acionou e o para-brisa apresentava fratura (em olho de boi, ficou “estrelado”) no lado esquerdo.

    Nesta situação, poderão ser lesionados MAIS provavelmente:
  • 14 - Q51755.   Noções de Saúde - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei nº 8.080/90, o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

    São atividades de abrangência da saúde do trabalhador, segundo a lei n. 8.080/90, EXCETO:
  • 15 - Q51701.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Uma situação de risco de morte surge quando uma vítima de trauma torácico desenvolve o pneumotórax hipertensivo. Nessa situação, é fundamental que a equipe de atendimento pré-hospitalar móvel reconheça, de imediato, os sinais e os sintomas para iniciar as intervenções específicas.

    São sinais e sintomas de pneumotórax hipertensivo, EXCETO:
  • 16 - Q51748.   Informática - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Você está trabalhando em um texto, utilizando o MS Word 10, versão português. Ao utilizar a tecla de atalho “CTRL + B” essa funcionalidade irá: 
  • 17 - Q51710.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Considerando as diretrizes da American Heart Association (AHA) 2015 para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas a seguir.

    I- Durante a reanimação cardiopulmonar no adulto, as ventilações realizadas pelo profissional de saúde, na vítima com dispositivo de via aérea avançada instalado, devem obedecer à proporção de uma ventilação a cada 06 segundos.
    II- A Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) representa atividade elétrica organizada sem a capacidade de gerar fluxo sanguíneo.
    III- A presença de fibrilação ventricular indica o uso de cardioversão elétrica.

    Estão CORRETAS as afirmativas.
  • 18 - Q51704.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Um adulto, ao tentar acender uma churrasqueira a carvão, utilizando álcool líquido, teve queimaduras nos dois membros superiores como um todo.

    Assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de área da superfície corporal queimada.
  • 19 - Q51769.   Português - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • TEXTO I
    SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS


    Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.

    O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.

    Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?

    Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

    Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.

    Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.

    Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.

    Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?

    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado
  • Assinale a alternativa em que o trecho grifado traz uso de um adjunto adverbial de tempo: