Questões de Concursos OBJETIVA

Resolva Questões de Concursos OBJETIVA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 12 - Questão 47731 - Português - Nível Médio - Agente Administrativo - Prefeitura de Bossoroca RS - OBJETIVA - 2015
  •       Em um movimento de aproximar a produção agrícola das cidades, as hortas urbanas vêm ganhando espaço. São pequenos grupos de vizinhos que se reúnem e passam a plantar e administrar hortas comunitárias. Inspirado por essa tendência, o estudante de arquitetura e urbanismo Deloan Perini desenvolveu o projeto de um sistema de agricultura urbana totalmente autossustentável, a partir da realidade da cidade de Erechim, no interior do Rio Grande do Sul. Com o trabalho, o catarinense de 27 anos conquistou o 1º lugar da categoria Ensino Superior do Prêmio Jovem Cientista 2015.
          “A ideia para o projeto de agricultura urbana surgiu no início de 2013, quando fiz um estudo de loteamento da cidade, em uma das disciplinas do curso de arquitetura. No segundo semestre do mesmo ano, o projeto de extensão „Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir‟, do qual fiz parte, realizou um levantamento dos vazios urbanos existentes na área central do Município. No ano seguinte, iniciei meu trabalho final de graduação e utilizei esse levantamento como base para a implantação da agricultura urbana”, diz Deloan. Foram mapeados 144 lotes com potencial de transformação em hortas urbanas. A partir desse diagnóstico, ele desenvolveu um modelo de agricultura de acordo com as necessidades do Município, onde cursa a graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
          Para Deloan, o projeto enfoca dois problemas atuais: a segurança alimentar e a qualidade dos espaços urbanos. “As pessoas preocupam-se cada vez mais com a saúde, e a alimentação contribui diretamente para a qualidade de vida. Embora muita gente não se dê conta, o espaço em que vivemos e interagimos dentro da cidade interfere constantemente na formação de nossa rotina e hábitos: por exemplo, no fato de conhecermos ou não nossos vizinhos, praticarmos ou não atividades físicas ao ar livre e até mesmo na nossa alimentação”, diz. De acordo com o estudante, ao aproximar as áreas de produção de alimentos dos consumidores finais, os custos com transporte são reduzidos, qualidade e durabilidade dos produtos aumentam e a relação das pessoas com o alimento se transforma, pois moradores passam a ser também produtores.
     
                                                                http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/08/agricultura... - adaptado.

    Em “Segundo o jornal The New York Times, pelo menos uma dúzia de Estados deve entrar na Justiça contra as medidas.”, o termo sublinhado classifica-se morfologicamente como:
  • 13 - Questão 25805 - Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Superior - Contador - CISVALE - OBJETIVA - 2015
  • Conforme a Resolução nº 09/15, do edital de licitação para o registro de preços deverão constar, além de outras, as seguintes condições:

    I - Somente quantidades mínimas que poderão ser adquiridas no período.
    II - Prazo de validade dos preços registrados.
    III - Ressalva de que, no prazo de validade, a Administração poderá não contratar.

    Está(ão) CORRETO(S):
  • 14 - Questão 25799 - Direito Administrativo - Nível Superior - Contador - CISVALE - OBJETIVA - 2015
  • Segundo a Lei nº 11.107/05, o contrato de consórcio público:
  • 15 - Questão 25801 - Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Superior - Contador - CISVALE - OBJETIVA - 2015
  • Segundo o Estatuto do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo/Cisvale, compete ao Presidente do Conselho de Administração:
  • 16 - Questão 25796 - Conhecimentos Específicos - Consórcios Públicos - Nível Superior - Contador - CISVALE - OBJETIVA - 2015
  • De acordo com a Lei nº 11.107/05, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    (   ) O consórcio público constituirá somente pessoa jurídica de direito privado.
    (   ) A União não poderá participar de nenhuma espécie de consórcios públicos.
    (   ) Os consórcios públicos, na área de saúde, deverão obedecer aos princípios, diretrizes e normas que regulam o Conselho Federal de Medicina (CFM).
  • 18 - Questão 15889 - Direito Tributário - Nível Médio - Agente Tibutário - EPTC - OBJETIVA - 2012
  • Conforme previsto na Lei Complementar nº 116/03, na execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, o ISS será devido no local do(a):
  • 19 - Questão 25806 - Conhecimentos Específicos - Contabilidade Pública - Nível Superior - Contador - CISVALE - OBJETIVA - 2015
  • De acordo com KOHAMA, sobre objetivos e campo de atuação da contabilidade pública, analisar os itens abaixo:

    I - A contabilidade pública tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público interno.
    II - Além de seu objetivo principal, que é o de evidenciar o registro da receita e despesa contábil, a contabilidade pública é responsável pela elaboração dos processos de planejamento da União, Estados e Municípios.
    III - Sob o aspecto de ordem pública, a contabilidade registra analiticamente os bens de caráter permanente com indicação dos elementos necessários para o correto andamento da administração governamental.

    Está(ão) CORRETO(S):
  • 20 - Questão 25792 - Informática - Nível Superior - Contador - CISVALE - OBJETIVA - 2015
  • Sobre segurança da informação, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

    A criptografia ____________ é um método que utiliza um par de chaves: a chave ____________, usada para cifrar mensagens, e a chave ____________, usada para decifrar a mensagem.