Questões de Concursos MPE GO

Resolva Questões de Concursos MPE GO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 21 - Questão 49259 - Português - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto abaixo:

    Há endereços na internet que trazem respostas às dúvidas sobre finanças pessoais e mostram as razões ..........todos devem fazer um orçamento de seus gastos. O usuário ..........interesse é investir no exterior, por exemplo, pode selecionar uma lista de fundos de investimentos e obter dados como a moeda.............são calculados os ganhos e o país ...........pertencem os fundos. O que ainda atrapalha os brasileiros é a lentidão..........os dados são transmitidos. 
  • 22 - Questão 49284 - Geografia - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico.

    Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:
  • 23 - Questão 49280 - História - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do:
  • 24 - Questão 49265 - Português - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Marque a alternativa cujas palavras traz e trás estejam empregadas corretamente:
  • 25 - Questão 49277 - Matemática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Carlos viajou com seu carro de Recife a Aracaju. Saiu de Recife, dirigiu durante 3 horas e 45 minutos e parou por 35 minutos para almoçar. Em seguida, dirigiu diretamente para Aracaju, tendo realizado o percurso total em 7 horas e 30 minutos. A duração da segunda parte da viagem foi de:
  • 26 - Questão 49282 - Geografia - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis.

    Sua importância está no fato de:
  • 27 - Questão 49260 - Português - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Assinale a frase que pode ser completada por há, a, à, nessa ordem
  • 28 - Questão 49258 - Português - Interpretação de Textos - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  •       “O termo serenidade costuma estar associado a mais de um significado, sendo que o primeiro deles tem a ver com a capacidade de lidar com docilidade e tolerância com as situações mais adversas. Muitas vezes perdemos a serenidade quando nos sentimos pressionados por expectativas que nós mesmos produzimos em relação aos nossos projetos; é preciso cautela para que nossos planos não se transformem em fontes de tensão. Os que fazem planos mais realistas sofrem menos e se aproximam mais da serenidade.

          A serenidade corresponde a um estado de espírito no qual nos encontramos razoavelmente em paz, conciliados com o que somos e temos, com nossa condição de humanos falíveis e mortais. É claro que isso depende de termos atingido uma razoável evolução emocional e mesmo moral: não convém nos compararmos com as outras pessoas, não é bom nos revoltarmos com o fato de não sermos exatamente como gostaríamos: conformados com nossas limitações, podemos usufruir das potencialidades que temos.

          O momento presente é sempre uma ficção: vivemos entre as lembranças do passado e a esperança de acontecimentos futuros que buscamos alcançar. A regra é que estejamos indo atrás de objetivos, perseguindo-os com mais ou menos determinação. A maior parte das pessoas sente-se mal quando está sem projetos, apenas usufruindo dos prazeres momentâneos que suas vidas oferecem. Somos pouco competentes para vivenciar o ócio. Essa condição emocional que os filósofos antigos consideravam como muito criativa é algo gerador de um estado de alma que chamamos de tédio.

          De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim de fugir do ócio e do tédio que o acompanha. Mesmo nos períodos de férias temos que nos ocupar. Por outro lado, perseguir objetivos com obstinação e aflição de alcançá-los o quanto antes também subtrai a serenidade. Assim, perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio, que traz o tédio e a depressão, e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos nossas metas. Mais uma vez, a sabedoria, a virtude, está no meio, naquilo que Aristóteles chamava de temperança: cada um de nós parece ter uma velocidade ideal, de modo que, se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir, ao passo que, se andar acima dela, tenderá a ficar ansioso. Interessa pouco comparar nossa velocidade com a dos outros, visto que só estaremos bem quando estivermos em nosso ritmo, qualquer que seja ele ”.

    (Adaptado de Flávio Gikovate).
  • O segmento destacado está corretamente substituído pelo que se encontra entre parêntese em:
  • 29 - Questão 49268 - Informática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Considere as seguintes afirmações em relação as teclas de atalho utilizadas em formatação de caracteres no Microsoft Word 2007.

    I - As teclas SHIFT+F3 alternam as letras entre minúsculas, primeira letra maiúscula em cada palavra e maiúsculas.
    II - As teclas CTRL+SHIFT+A formatam todas as letras como maiúsculas.
    III - As teclas CTRL+N aplicam negrito.

    Quais estão corretas?
  • 30 - Questão 49271 - Matemática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Na oficina de trabalhos manuais, dentro de uma escola profissionalizante, uma equipe de alunos realizou 2/5 de um trabalho em 8 dias, trabalhando 6 horas por dia. Mantendo a mesma produtividade por hora e trabalhando 2 horas a mais por dia, essa mesma equipe poderá terminar o projeto em mais: