Questões de Concursos - Técnico em Herbário - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Técnico em Herbário - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito do sistema de nomenclatura binomial, julgue os itens a seguir. O sistema binomial prevê que todas as plantas possuam um nome constituído de duas palavras em latim ou latinizadas.
No que se refere às regras de nomenclatura previstas no Código Internacional de Nomenclatura de Plantas, Fungos e Algas, julgue os itens subsequentes. Uma ordem pode conter várias famílias botânicas, que, por sua vez, podem conter vários gêneros.
A respeito do sistema de nomenclatura binomial, julgue os itens a seguir. De acordo com o sistema binomial, o primeiro nome refere-se ao gênero.
Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de coleta de dados em campo, fundamentais para uma coleção biológica adequada. O uso de GPS em uma coleta de campo permite obter coordenadas geográficas precisas, úteis, por exemplo, para o mapeamento da vegetação.

Para realizar um trabalho de final de curso, um estudante foi ao campo para coletar material botânico, levando consigo os seguintes objetos: bússola, tesoura de poda, podão, sacos plásticos, jornal, prensas provisórias, tiras de borracha e envelopes de papel. As espécies coletadas incluíram Philonotis ampliretis (briófita), Mentha piperita (hortelã-pimenta), Citrus sinensis (laranjeira) e Cocos nucifera (coqueiro). Após a coleta, o estudante levou o material botânico para processamento em laboratório.

Tendo a situação apresentada como referência, julgue os itens seguintes.

Ao coletar a espécie que apresenta espinhos, o estudante demonstrou conhecimento adequado da técnica confeccionando uma prensa provisória com sacos plásticos enrolados ao lado dos espinhos e entre os ramos para que, ao fechar a prensa, esta ficasse nivelada.
Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de coleta de dados em campo, fundamentais para uma coleção biológica adequada. A coleta de material fanerogâmico estéril deve ser evitada, por dificultar a identificação correta do espécime.
A realização de estudos em taxonomia depende da qualidade das amostras de herbário e das condições de curadoria das coleções botânicas, o que permite aos especialistas dessa área executar análises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos mediante o uso adequado das técnicas de coleta de material botânico. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Após a secagem, o material fanerogâmico coletado poderá ser montado em uma cartolina-padrão utilizando-se cola, fita adesiva ou costurado.
No que se refere às regras de nomenclatura previstas no Código Internacional de Nomenclatura de Plantas, Fungos e Algas, julgue os itens subsequentes. O Código Internacional de Nomenclatura não é objeto de alterações, uma vez que ele mantém estática a classificação dos vegetais.
Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de coleta de dados em campo, fundamentais para uma coleção biológica adequada. Para que não haja perda de informações das amostras coletadas, especialmente nos casos em que a expedição para a coleta dos espécimes ocorrer por longo período do dia, os dados de campo deverão ser anotados após o fim da coleta.
No que se refere às regras de nomenclatura previstas no Código Internacional de Nomenclatura de Plantas, Fungos e Algas, julgue os itens subsequentes. Atualmente, os fungos e a maioria das algas não são considerados plantas, porém são classificados tendo como base as regras que constam do mesmo código de nomenclatura para a classificação de plantas.