Questões de Ensino Fundamental - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Ensino Fundamental com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

11 Questão 37071 | Matemática, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE, Ensino Fundamental, 2012

A caixa d’água de um hospital tem a forma de um cilindro circular reto com 10 metros de altura e capacidade para 30.000 litros de água. Considere que essa caixa d’água, completamente vazia, foi enchida à vazão constante e, 100 minutos depois de iniciado o enchimento, a água atingiu a altura de 3 metros. Com base nessas informações e supondo que nenhuma torneira abastecida pela caixa seja aberta durante o processo de enchimento, julgue os itens a seguir.

O tempo necessário para que a água no interior da caixa d’água atinja determinada altura é proporcional a essa altura.

12 Questão 49851 | Português, Agente Previdenciário, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, IBAM, Ensino Fundamental, 2012

Texto associado.
VAMOS QUEIMAR OS DICIONÁRIOS

Quando a gente pensa que já viu tudo, não viu. Faz algum tempo, dentro do horroroso politicamente correto que me parece tão incorreto, resolveram castrar, limpar, arrumar livros de Monteiro Lobato, acusando-o de preconceito racial, pois criou, entre outras, a deliciosa personagem da cozinheira Tia Nastácia, que, junto com Emília e outros do Sítio do Picapau Amarelo, encheu de alegria minha infância.

Se formos atrás disso, boa parte da literatura mundial deve ser deletada ou "arrumada". Primeiro, vamos deletar a palavra "negro" quando se refere à raça e pessoas, embora tenhamos uma banda Raça Negra, grupos de teatro Negro e incontáveis oficinas, açougues, borracharias "do Negrão", como "do Alemão" "do Portuga" ou "do Turco". Vamos deletar as palavras. Quem sabe, vamos ficar mudos, porque ao mal- humorado essencial, e de alma pequena, qualquer uma pode ser motivo de escândalo. Depende da disposição com que acordou, ou do lado de onde sopram os ventos do seu próprio preconceito.

Embora meus antepassados tivessem vindo ao Brasil em 1825, portanto sendo eu de muitas gerações de brasileiros tão brasileiros quanto os de todas as demais origens, na escola havia também a turminha que nos achacava com refrãos como "Alemão batata come queijo com barata". Nem por isso nos odiamos, nos desprezamos. Eram coisas infantis, sem consistência. O que vemos hoje quer mudar a cara do país, ou da cultura do pais, e não tem nada de inocente.

Agora, de novo para meu incorrigível assombro, em um lugar deste vasto, belo, contraditório país que a gente tanto ama, desejam sustar a circulação do Dicionário Houaiss, porque no verbete "cigano" consta também o uso pejorativo - que, diga-se de passagem, não foi inventado por Houaiss, mas era ou é uso de alguns falantes brasileiros, que o autor meramente, como de sua obrigação, registrou. Ora, para tentar um empreendimento desse vulto, como suspender um dicionário de tal peso e envergadura, seria preciso um profundo e preciso conhecimento de lingüística, de lexicografia, uma formação sólida sobre o que são dicionários e como são feitos.

O dicionarista não inventa, não acusa nem elogia, deve ser imparcial - porque é apenas alguém que registra os fatos da língua, normalmente da língua-padrão, embora haja dicionários de dialetos, de gírias, de termos técnicos etc. Então, se no verbete "cigano" Houaiss colocou também os modos pejorativos como a palavra é ou foi empregada, criticá-lo por isso é uma tolice sem tamanho, que, se não cuidarmos, atingirá outros termos em outros dicionários, com esse olhar rancoroso. Vamos nos informar, antes de falar. Vamos estudar, antes de criticar. Vamos ver em que terreno estamos pisando, antes de atacar obras literárias ou científicas com o azedume de nossos preconceitos e da nossa pequenez ou implicâncias infundadas. Há coisas muito mais importantes a fazer neste país, como estimular o cuidado com a educação, melhorar o atendimento à saúde, promover e preservar a dignidade de todos nós.

Ou, numa mistura maligna de arrogância e ignorância - talvez simplesmente porque não temos nada melhor a fazer -, vamos deletar as palavras que nos incomodam, os costumes que nos irritam, as pessoas que nos atrapalham e, quem sabe, iniciar uma campanha de queima de livros. 

Compilado de artigo de Lya Luft, Revista Veja, edição 2260, 14 de março de 2012.
“ ... na escola havia também a turminha que nos achacava com refrãos como ‘Alemão batata come queijo com barata’.”

No trecho acima, flexionando-se o substantivo turminha para o plural, obteremos:

13 Questão 27151 | Matemática, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC, Ensino Fundamental, 2012

Uma bateria de celular leva 3 horas para ficar completamente carregada. Em um dia e meio, pode-se carregar:

14 Questão 2848 | Matemática, CEAGESP, CONSULPLAN, Ensino Fundamental

108 não é divisível por:

15 Questão 26679 | Português, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB, Ensino Fundamental, 2013

Assinale a única opção em que, de acordo com a norma culta, está correta a construção com o pronome relativo.

16 Questão 693455 | Noções de Informática, Secretário Auxiliar, MPE GO, MPE GO, Ensino Fundamental, 2019

O Sistema Operacional Windows 7 é composto de várias teclas de funções, onde sua combinação no teclado (padrão ABNT), pode executar ações no computador sem a utilização do mouse. Seguindo este pensamento ao ser combinado as teclas SHIFT + DELETE após ser selecionado um arquivo, esta combinação terá como resultado: 

17 Questão 27418 | Raciocínio Lógico, Motorista, Câmara de Itatiba SP, VUNESP, Ensino Fundamental, 2015

Uma festa foi preparada para 36 pessoas. Foram comprados 72 salgadinhos, 108 docinhos e 144 latas de refrigerante.

Considerando que foram consumidos todos os itens comprados para a festa, e que todas as pessoas comeram e beberam igualmente, o número de latas de refrigerante, docinhos e salgadinhos, respectivamente, que cada um consumiu foi de

18 Questão 51135 | Atualidades, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

Em 31 de agosto de 2016, a presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff foi destituída do cargo após a conclusão de um processo de impeachment, aberto contra ela em 12 de maio do mesmo ano.
A respeito do tema impeachment, responda à questão.

Em seu voto a favor do impeachment, o deputado Jair Bolsonaro elogiou durante seu discurso Carlos Alberto Brilhante Ustra. Assinale a alternativa correta a respeito do personagem elogiado, de acordo com seu papel na história no Brasil.

19 Questão 27915 | Matemática, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES, Ensino Fundamental, 2012

Antonio foi ao supermercado para comprar 5 garrafas de 1,5 litro cada de refrigerante. Mas encontrou só latinhas de 350 ml.

Para ter a quantia desejada de refrigerante, mesmo que ultrapasse um pouco, deve levar:

20 Questão 37072 | Matemática, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE, Ensino Fundamental, 2012

Marcos, Pedro e Paulo, servidores de um tribunal, dedicam, respectivamente, 10, 15 e 25 horas semanais a acompanhar o trâmite de processos. Assim, os processos que chegam ao tribunal semanalmente são distribuídos pelo chefe do setor para acompanhamento do trâmite por esses três servidores em quantidades diretamente proporcionais aos tempos que cada um deles dedica a essa atividade. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Se, em determinada semana, Marcos e Paulo acompanharam, juntos, o trâmite de 98 processos, então, nessa semana, deram entrada no tribunal mais de 150 processos.