← Início

Questões de Concursos - 2000 - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - 2000 - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A função de produção de uma empresa é dada por y=min{5L, 25K} na qual y é a quantidade produzida, L é a quantidade empregada de trabalho e K, a quantidade empregada de capital. Sendo r a taxa de remuneração do capital e w a taxa de remuneração do trabalho, a função de custo (CT(y))dessa empresa será dada por:

Considere o consumo das famílias e os gastos do governo num modelo de escolha intertemporal de 2 períodos: presente e futuro. Suponha que as decisões de consumo das famílias possam ser expressas a partir da seguinte equação, também conhecida como restrição orçamentária intertemporal das famílias num modelo de 2 períodos:

C1 + C2/(1 + r) = (Q1 - T1) + (Q2 - T2)/(1 + r)

Ci = consumo no período i

Qi = produção no período i

Ti = impostos no período i

r = taxa real de juros.

Suponha ainda que o governo se depare com a seguinte restrição orçamentária intertemporal:

G1 + G2/(1 + r) = T1 + T2/(1 + r)

onde (para i = 1,2)

Gi = gastos do governo no período i

Podemos afirmar então que:

Marque a opção correta.

A função de demanda de um consumidor por um bem x é dada por qx=20px-1py0,5 sendo qx a quantidade demandada do bem x por parte desse consumidor e px e py, respectivamente, os preços do bem x e de outro bem y. Nesse caso, pode-se afirmar que, para esse consumidor,

Sobre a incidência de um imposto sobre a venda de uma mercadoria específica é correto afirmar que:

No que diz respeito à estrutura atual e ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e dos mercados de capitais, julgue os itens subseqüentes.

A taxa over SELIC, taxa prime do mercado, corresponde à taxa de juros pela qual o BACEN, no âmbito de sua política monetária, compra e vende títulos públicos e, por essa razão, é por ele definida, independentemente dos mecanismos de mercado.

Utilizando os conceitos básicos da teoria microeconômica, julgue os itens seguintes.

Análises da demanda de farinha de mandioca, no Brasil, indicam que uma expansão da renda dos consumidores reduz a demanda por esse produto. Caso essas análises estejam corretas, então a farinha de mandioca é um bem inferior.

A regra segundo a qual o Estado é internacionalmente responsável por todo ato ou omissão que lhe seja imputável e do qual resulte a violação de uma norma jurídica internacional ou de suas obrigações internacionais, excetua:

Supondo que haja livre mobilidade de capital, os efeitos de uma política monetária expansionista em um país sobre o nível de renda deste país será:

Existem alguns custos que podem explicar a rigidez de preços na economia, dentre os quais destacam-se os chamados "custos de menu", definidos custos de reajuste de preços por parte das empresas. Alguns economistas defendem que tais custos, por serem insignificantes, não trazem grandes custos sociais. Outros defendem que tais custos podem resultar em efeitos negativos para a sociedade. O argumento desses economistas, também denominados de "novos-keynesianos", baseiam-se no fato de que: