← Início

Questões de Concurso - 2001 - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - 2001 com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

O transformador de potência dos módulos de transformação constitui um dos equipamentos principais de subestações de consumidores industriais. O transformador é um equipamento elétrico que, por meio do fenômeno da mútua indução magnética entre dois circuitos, transfere energia de um circuito chamado primário para um ou mais circuitos denominados secundário ou terciário, com tensões e correntes diferentes e proporcionais ao número de espiras dos enrolamentos, mantida, contudo, a mesma freqüência CA. Relativamente ao transformador de potência, julgue os itens abaixo. O ensaio em curto-circuito de um transformador tem por finalidade a determinação, entre outras, das perdas no cobre ou nos enrolamentos, da queda de tensão interna e da relação de transformação.

Um produtor rural colheu uma determinada quantidade de milho no momento em que o produto apresentava 16% de umidade (em base úmida), visando vendê-lo para fins de consumo humano direto ou para ração animal. Em função do baixo valor do milho no mercado na época da colheita, o produtor solicitou e obteve recursos do Tesouro Nacional para a guarda e a conservação do produto. Como não dispunha de uma unidade de armazenamento própria, o produtor decidiu celebrar um contrato de depósito do produto com um vizinho, sem a transferência da propriedade do produto para o mesmo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A referida unidade armazenadora somente poderá ser utilizada para a guarda e a conservação do milho caso seja certificada pelo Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, após verificadas suas condições técnicas e operacionais.

A análise e o projeto orientados a objetos vêm se mostrando extremamente promissores para o desenvolvimento de software em escala industrial e com alto nível de qualidade. Acerca dos processos e das atividades e técnicas de análise e projeto orientados a objetos, julgue os itens seguintes.

No método de Rumbaugh, também chamado OMT (object modelling technique), a análise resulta em três modelos: o modelo de objetos, o modelo dinâmico e o modelo funcional.

O direito comercial provém das práticas tradicionais e do direito consuetudinário utilizados pelos antigos comerciantes medievais. Por isso, ainda hoje, mantém-se o prestígio dos usos e costumes entre suas normas. Muitos dos costumes adotados, até mesmo os atinentes às obrigações comuns dos comerciantes, foram paulatinamente transformados em lei e, depois, sistematizados em um código. Acerca dos costumes comerciais e das obrigações comuns dos comerciantes, julgue os itens a seguir.

Os usos e costumes comerciais devem ter teor e vigência provados por quem os invoca em juízo, se assim determinar o juiz.

Julgue os itens a seguir, com relação aos efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas.

Os ativos monetários não são afetados pelos efeitos inflacionários.

A opção de não registrar fatos considerados irrelevantes obedece à convenção do(a):

O exercício da atividade comercial exige o preenchimento de alguns requisitos por parte dos comerciantes, como, por exemplo, a capacidade, a prática de atos de comércio e a profissão habitual. Tendo em vista o direito positivo brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Os senadores e deputados federais podem exercer o comércio concomitantemente com o desempenho das funções legislativas, sem quaisquer restrições de ordem legal ou constitucional.

O sistema financeiro internacional trata dos mercados de câmbio, assim como dos diferentes arranjos institucionais que envolvem os pagamentos externos. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para solucionar problemas no balanço de pagamentos, o regime de taxas de câmbio flutuantes requer ajustamentos consideráveis nas políticas econômicas domésticas.

Com relação a um mercado monopolista, assinale a opção correta.

Embora as tecnologias da informação (TI) possam aperfeiçoar o aprendizado individual em uma organização, ainda mais interessante é a captação do conhecimento para o benefício da organização como um todo. A abordagem dessa questão, ligada à gestão do conhecimento organizacional, é um problema central do planejamento estratégico de informação. Acerca do papel da informação na gestão do conhecimento e dos processos e técnicas utilizados para tanto, julgue os itens abaixo.

Como, em geral, as organizações reconhecem que seu mais valioso ativo são os seus recursos humanos, a maioria delas tem buscado sistematicamente formas de coletar e preservar os conhecimentos especializados dessas pessoas.