Questões de 2004 - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de 2004 com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 321343 | Pedagogia, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE, 2004

No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores, os vizinhos da sua comunidade.

2 Questão 329573 | Trânsito e Serviço de Transporte, Agente Operacional, TJSC SC, UFPR, 2004

No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado, no prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que:

3 Questão 443600 | Direito Constitucional, Intervenção, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE, 2004

Acerca da Emenda Constitucional (EC) n.º 29, de 13/9/2000, julgue os itens seguintes.

A EC n.º 29 excluiu das hipóteses de intervenção da União nos estados e no DF a inobservância, por parte destes, da aplicação do percetual mínimo exigido da receita resultante dos impostos estaduais, nas ações e serviços públicos de saúde.

4 Questão 255757 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 2a REGIÃO, FCC, 2004

Considere os fatos que seguem:

I. Júlia, analista judiciária, foi advertida por escrito por ter se ausentado do serviço, durante o expediente, sem a prévia autorização de Raul, seu chefe imediato. Apesar da advertência, reiterou seu procedimento.

II. Renato, técnico judiciário, por sua vez, envolveu-se em caso de incontinência pública nas dependências do Tribunal.

Nessas hipóteses, os servidores Júlia e Renato, estarão sujeitos, respectivamente, às penas disciplinares de

5 Questão 436607 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Auditor de Contas, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE, 2004

Com referência às fontes do direito constitucional, à classificação das constituições e ao controle de constitucionalidade, julgue os itens seguintes.

Em 17/10/1969, foi posta em vigor, pelos líderes militares da chamada Revolução de 1964, a Emenda Constitucional n.º 1, à Constituição de 1967. Admitindo como premissa que essa emenda tenha caracterizado uma nova manifestação do poder constituinte originário, é juridicamente correto afirmar que essa Constituição seria do tipo outorgado.

6 Questão 318649 | Administração, Motivação, Secretário Executivo, CER RR, CESPE, 2004

A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinados comportamentos, sejam eles quais forem. A motivação é a energia que movimenta o comportamento e, segundo Maximiano, tem três propriedades: direção – o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento; intensidade – magnitude da motivação; e permanência – duração da motivação. Julgue se cada um dos itens de 113 a 120 apresenta o nome de uma teoria acerca da motivação seguida de uma correta explanação a respeito dessa teoria.

Teoria dos dois fatores – o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. A motivação resulta de fatores que podem ser divididos em duas categorias: os fatores relacionados ao próprio trabalho, ou intrínsecos, e os fatores relacionados às condições de trabalho, ou extrínsecos.

7 Questão 433777 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Agente Administrativo, HEMOPA PA, CESPE, 2004

Julgue os itens a seguir, com base nos dispositivos da Constituição da República.

Considere a seguinte situação hipotética.

Foi editada lei federal determinando que todas as pessoas presas em penitenciárias federais serão obrigadas a trabalhar ao menos quatro horas por dia, sem direito a remuneração. Estabeleceu-se ainda que os rendimentos do trabalho serão utilizados para custear a manutenção da penitenciária e a alimentação dos presos.

Nessa situação, a lei descrita será inconstitucional.

8 Questão 395201 | Direito Administrativo, Contratos, Advogado, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE, 2004

Em relação a licitações, contratos administrativos e desapropriações, julgue os seguintes itens.

A imissão do expropriante na posse provisória do imóvel expropriado tem por fundamentos a declaração, pelo expropriante, de urgência na desapropriação e o depósito prévio, pelo expropriante, do valor do imóvel, definido em perícia judicial.

9 Questão 469717 | Direito Tributário, Exclusão do crédito tributário, Técnico em Contabilidade, SESPA PA, CESPE, 2004

Conforme disciplinam a legislação tributária e os ensinamentos dos autores tributários, julgue os itens a seguir. Imunidade é a dispensa do pagamento de determinado tributo devido, via de regra concedida em face do relevante interesse social ou econômico regional, setorial ou nacional. É sempre decorrente de lei que especifique as condições e os requisitos exigidos para sua concessão.

10 Questão 351221 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE, 2004

Julgue os próximos itens, relativos à digitalização de documentos de arquivo. Os equipamentos utilizados para a captura digital de um documento arquivístico devem gerar um representante digital, independentemente da dimensão física e das cores do original.