Questões de 2005 Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de 2005 com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 227190. Direito Eleitoral, Propaganda Eleitoral, Procurador, PGR, PGR, 2005

EM TEMA DE PROPAGANDA ELEITORAL:

I. Difamar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, constitui crime eleitoral de ação penal pública incondicionada e que permite ao ofendido demandar, no juizo cível, a reparação do dano moral, respondendo por este o ofensor e, solidarlamente, o seu Partido, quando responsável por ação ou omissão, além de quem quer que, favorecido pelo crime, haja de qualquer modo contribuido para ele.

II. Nas dependências do Poder Legislativo e expressamente vedada a realização de propaganda eleitoral, ficando sujeito o seu autor à pena de multa, prevista na lei eleitoral, e o beneficiário, se comprovado o seu prévio conhecimento, à cassação do registro.

Ill. Ao postulante a candidatura a cargo eletivo, não podendo veicular propaganda eleitoral, é permitido, entretanto, na quinzena anterior à escolha pelo Partido Político, realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, sendo-lhe vedado, para tanto, o uso do rádio e da televisão, mas admitida a utilização de outdoors, desde que apenas nas cercanias do local da realização . . da convenção partidana.

IV. De acordo com o entendimento mais recente do Tribunal Superior Eleitoral, julgada procedente representação em faceda realização de propaganda em prol de pretenso candidato a cargo eletivo em programa de propaganda partidária gratuita, além da pena de cassação do direito de transmissão a que faria jus, no semestre seguinte, o Partido Político, é de ser aplicada, também, a pena de multa prevista na legislação eleitoral em razão da propaganda eleitoral extemporânea realizada,

Analisando-se as assertivas acima, pode- se afirmar que:

2Questão 329984. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

O Índice de Herfindahl-Hirschmann (IHH) avalia o grau de concentração econômica pelo somatório dos quadrados das parcelas de mercado absorvidas por cada uma das empresas presentes. Se o número de empresas que disputam o mercado é n, então o inverso do IHH pode assumir valores:

3Questão 194405. História Geral, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx, 2005

Com a estréia em 2005 do filme "Cruzada", novamente colocou-se em evidência diversos aspectos desse singular movimento medieval, que colocou frente a frente o Ocidente e o Oriente.
A respeito das Cruzadas, é correto afirmar que

4Questão 330275. Trânsito e Serviço de Transporte, Sistema Nacional de Trânsito SNT, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC, 2005

Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:

5Questão 180624. Geografia, Aspectos da dinâmica social, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE, 2005

Texto associado.

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

Atualmente, o Brasil assemelha-se a muitos países desenvolvidos, pois, desde meados do século XX, vem avançando em aspectos econômico e social, graças à superação das desigualdades regionais, alcançada após a industrialização e a integração produtiva e financeira do mercado interno.

6Questão 332709. Matemática, Funções, Auxiliar Administrativo, TJPR PR, TJ PR, 2005

O custo C(x) de produção, em reais, de "x" unidades de um determinado produ- to é dado por C(x) = 150 – 12x + x2 . Para uma certa quantidade de unidades produ- zidas, o custo será mínimo e, nesse caso, o custo de cada unidade resultará em:

7Questão 367852. Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro, HUB, CESPE, 2005

Os serviços de saúde são responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos por eles gerados, atendendo às normas e exigências legais, desde o momento de sua geração até a sua destinação final. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As lixeiras devem ser esvaziadas despejando-se seu conteúdo em outro recipiente para o transporte. O saco deve ser transferido aberto para que se possa observar o tipo de material que está sendo desprezado.

8Questão 329974. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

A diferença fundamental entre as técnicas de preferência revelada (PR) e de preferência declarada (PD) reside no fato de que:

9Questão 365541. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB DF, CESPE, 2005

A toxicologia é o ramo da ciência que estuda os efeitos danosos que se originam das interações entre substâncias químicas com o organismo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A indução do vômito e(ou) a lavagem gástrica são procedimentos indicados em todas as situações de intoxicação exógena, pois objetivam basicamente impedir ou diminuir a absorção do agente tóxico.

10Questão 256082. Direito Administrativo, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 16a REGIÃO, CESPE, 2005

Texto associado.

Após o preenchimento de todas as formalidades exigidas por lei, João tomou posse em um cargo público federal efetivo que não é abrangido pelas hipóteses de acumulação previstas na Constituição Federal. Um mês após a sua entrada em efetivo exercício, a administração recebeu denúncia de que João ainda mantinha contrato de trabalho com uma empresa pública instituída por estado-membro da Federação.

Considerando a situação hipotética acima e os dispositivos da Lei n.º 8.112/1990 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - vigentes, julgue os itens seguintes.

Para que João seja considerado investido no cargo público, haverá de ter cumprido, entre outras, as seguintes exigências legais: aprovação em concurso público de provas ou provas e títulos, nomeação pela autoridade administrativa competente, assinatura do termo de posse e início do efetivo desempenho das atribuições do cargo.