← Início

Questões de Concurso - 2013 - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - 2013 com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Acerca dos benefícios, programas e instâncias de controle social, definidos na Lei Orgânica da Assistência Social, julgue os itens que se seguem.

Os conselhos de assistência social municipal, distrital, estadual e nacional, possuem caráter consultivo e formação tripartite, com participação de organismos governamentais, não governamentais e da sociedade civil.

A respeito de psicopatologia, julgue os próximos itens.

Pacientes com síndrome de Fregoli, diante da visita do pai, por exemplo, afirmam que quem o visitou é, na verdade, um sósia idêntico de seu verdadeiro pai, uma falsificação quase perfeita.

A partir da avaliação de impacto sobre os pilares confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações, aconselha-se que sejam estabelecidos os níveis de segurança requeridos para as aplicações na forma de objetivos de segurança. Estes objetivos podem ser classificados em Gerenciais, Operacionais, Técnicos e Ambientais. Considere os objetivos apresentados a seguir:

I. Criar, proteger e reter os registros dos eventos de segurança ou de uso indevido. Garantir que indivíduos sejam responsabilizados por suas ações.

II. Proteger mídias (em papel ou digitais) referentes aos sistemas da informação ou dados sensíveis, fornecendo o apropriado controle de acesso, além de garantir o descarte apropriado destas mídias.

III. Identificar usuários, processos ou dispositivos e verificar (autenticar) suas identidades como pré-requisito para permitir seus acessos nos sistemas.

IV. Estabelecer, manter e implementar controles para assegurar a perenidade dos serviços, ou atender a critérios mínimos de disponibilidade.

V. Desenvolver, documentar, atualizar e implantar políticas de segurança, para evitar o vazamento de informações, paradas não programadas ou alterações indevidas em dados e processos.

São objetivos Gerenciais o que consta APENAS em

Na Norma ABNT ISO/IEC 12207:2009, um dos Processos Técnicos é o Processo de Definição dos Requisitos dos Stakeholders. Com relação a este Processo, analise as tarefas e atividades a seguir:

1. Identificação dos Stakeholders.
2. Classificação dos Stakeholders.
3. Identificação dos Requisitos.
4. Classificação dos Requisitos.
5. Avaliação dos Requisitos.
6. Acordo dos Requisitos.
7. Mediação de Conflitos.
8. Registro dos Requisitos.
9. Produção do Documento de Requisitos.

De acordo com a Norma supracitada, as atividades e tarefas que devem ser implementadas em consonância com as políticas e procedimentos organizacionais aplicáveis, com relação ao Processo de Definição dos Requisitos dos Stakeholders, são as que constam APENAS em 1,

Texto associado.

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
"CERTO" (C) OU "ERRADA" (E)

Nos crimes de remoção ilegal de órgãos, tecidos e partes do corpo humano (Lei n. 9.434/97), todos de ação penal pública incondicionada, há previsão da modalidade culposa.

Com base na Lei no 6024/1974, que dispõe sobre a intervenção e a liquidação extrajudicial de instituições financeiras, considere as afirmações abaixo.

I - O Banco Central é autorizado a prestar assistência fi nanceira às Bolsas de Valores, nas condições fi - xadas pelo Conselho Monetário Nacional, quando, a seu critério, se fi zer necessária, para que elas se adaptem, inteiramente, às exigências do mercado de capitais. II - As cooperativas de crédito submetem-se às regras contidas na Lei no 6.404/1974 que dispõe sobre a intervenção e a liquidação de instituições fi nanceiras e dá outras providências. III - A liquidação extrajudicial será executada pelo síndico da massa falida a ser nomeado pelo competente magistrado do Juízo especializado. IV - A liquidação extrajudicial cessará na hipótese de ser transformada em liquidação ordinária. São corretas APENAS as afirmações

As ocorrências com reféns estão entre aquelas que podem ser consideradas dignas de um gerenciamento de crises, em face dos altos riscos que envolvem. Neste sentido, a medida adequada que pode inicialmente ser adotada por um agente de segurança em serviço, tão logo seja cientificado e convocado a nela intervir, é

Há diversos padrões e modelos de arquitetura de referência que podem ser usados para a construção de aplicações web. Dentre eles destacam-se o modelo three-tier e o padrão MVC. Sobre eles é correto afirmar que

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Segundo a NR 06, todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. Por ocasião da fiscalização poderão ser recolhidas amostras de EPI, no fabricante ou importador e seus distribuidores ou revendedores, ou ainda, na empresa utilizadora, em número mínimo a ser estabelecido nas normas técnicas de ensaio, as quais serão encaminhadas, mediante ofício da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, a um laboratório credenciado no MTE ou no SINMETRO, capaz de realizar os respectivos laudos de ensaios, ensejando comunicação posterior ao órgão nacional competente.

II. A NR 07 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

III. A NR 08 estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem. Os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade estabelecidas. Os andares acima do solo, tais como terraços, balcões, compartimentos para garagens e outros que não forem vedados por paredes externas, devem dispor de guarda-corpo de proteção contra quedas.

IV. A NR 09 menciona que as ações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR 09. A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

V. A NR 11 aborda a segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, até a altura mínima de 1,20m. Em equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontesrolantes... serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho. Em todo o equipamento será indicada, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

Estão corretas as afirmativas

Processos industriais, como a fabricação de vidro e cerâmica, são favoráveis à utilização do gás natural como produto energético, pois no processo de produção desses materiais se exige