← Início

Questões de Concurso - 2013 - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - 2013 com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

No que se refere à captação e distribuição de água para abastecimento público, julgue os itens subsequentes. Em um poço tubular para captação de água subterrânea, o fato de a distância entre o nível dinâmico e o nível estático aumentar continuamente durante o período de bombeamento é normal e indica que o lençol explorado é freático e não artesiano.

Segundo o capítulo II, artigo 8º, do Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Resolução COFFITO n.º 10/1978, é proibido ao fisioterapeuta

Na arquitetura convencional de um sistema de correio eletrônico, os clientes de e-mail (Mail User Agent – MUA) possuem configurado um servidor de correio eletrônico o qual, efetivamente, envia as mensagens aos destinatários em nome dos usuários remetentes. Com o intuito de prevenir o envio de spam, entre outras razões, os administradores de rede impõe algum tipo de controle sobre quais usuários podem usar o servidor de correio eletrônico. Isso pode ser feito limitando quais endereços IPs podem se conectar ao servidor ou solicitando a autenticação dos usuários. Um servidor de correio eletrônico que NÃO possui esses controles é denominado de
Considerando que as barragens são estruturas hidráulicas implantadas com a finalidade de represar um curso d’água, julgue os itens que se seguem acerca de hidráulica e hidrologia. As barragens construídas com a função específica de controlar inundações devem ser posicionadas preferencialmente na parte mais baixa do rio principal da bacia hidrográfica.

No que diz respeito às normas técnicas para documentação, julgue os itens subsecutivos.

A abreviação correta do título Revista Brasileira de Direito Público seria Rev. Bras. Dir. publ

A respeito das principais linhas do telhado,

As saídas de emergência são exigíveis para que a população possa abandonar a edificação em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física. Sobre as saídas de emergência em edifícios, considere:

I. São dimensionadas em função da população da edificação. II. Para o cálculo da população podem ser excluídas as áreas de terraços e sacadas de edificações classificadas como serviços de hospedagem. III. As larguras mínimas das saídas de emergência devem ser de 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem. IV. Em centros esportivos e clubes sociais, as áreas de sanitários são excluídas das áreas de pavimento para o cálculo da população. Está correto o que consta em

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. O ensaio de tração é um dos ensaios mais utilizados na determinação das propriedades mecânicas da maioria dos materiais. No ensaio de tração, um corpo de prova com formas e dimensões padronizadas é submetido a uma força de tração uniaxial que tende a esticá-lo ou alongá-lo. O corpo de prova é fixado nas garras de uma máquina de ensaio que aplica esforços crescentes na sua direção axial. Durante o ensaio, são medidas a força e a deformação correspondente. A forma da curva tensão versus deformação tem a mesma forma da curva força versus alongamento. O ponto máximo nos dois casos está associado com o início da deformação localizada (não uniforme), denominada estricção.

II. O ensaio de dureza é provavelmente o ensaio mecânico mais frequentemente utilizado, tanto em empresas como em universidades e centros de pesquisas. Existe mais de uma dezena de ensaios de dureza. Esses ensaios podem ser classificados, conforme a maneira com que o ensaio é realizado, em três tipos: por penetração. por choque e por risco. A propósito, a escala de dureza mais antiga é a escala Mohs, introduzida em 1822, e é baseada na capacidade de um material riscar o outro. A escala Brinell foi proposta em 1900 por J.A. Brinell. O ensaio consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço, de diâmetro D , sobre uma superfície plana por meio da aplicação de uma carga P.

III. Os tipos mais comuns de ensaio de impacto são: ensaio Charpy, ensaio Izod e ensaio de tração sob impacto. No ensaio Charpy, o corpo de prova é biapoiado horizontalmente e recebe o impacto de um pêndulo de peso especificado. O corpo de prova sofre uma flexão sob impacto e fratura com uma alta taxa de deformação. Na região próxima ao entalhe, aparece um estado triaxial de tensões. Este estado triaxial de tensões e a alta taxa de carregamento propiciam uma tendência para ocorrência de fratura frágil. A forma mais frágil de fratura em materiais é a clivagem.

IV. No ensaio de fadiga um corpo de prova ou componente é submetido a um carregamento constante: em alta temperatura, ele deforma-se plasticamente em centenas ou milhares de horas, mesmo que a carga seja menor que o limite de escoamento do material nesta temperatura. O ensaio de fadiga é realizado em temperaturas altas (e constante) e com uma tensão aplicada constante. No ensaio de fluência, mede-se o alongamento do corpo de prova em função do tempo.

V. A fluência ocorre, quando um material é submetido a carregamento cíclico. Em geral, quanto maior for o limite de resistência (determinado com auxílio de um ensaio de tração) do material maior será sua resistência. Por outro lado, quando um corpo de prova ou componente é submetido a esforços dinâmicos, repetidos ou flutuantes, o mesmo pode romper-se com uma carga muito inferior ao limite de resistência do material.

Estão corretas as afirmativas:

A insuficiência renal aguda (IRA) é uma síndrome caracterizada por queda abrupta da filtração glomerular, ocasionando retenção de escórias do metabolismo nitrogenado, como ureia e creatinina. Em relação à IRA, julgue o item a seguir.

Na IRA tóxica-exógena, seja por contraste iodado, antibióticos ou AINE, os achados na urina são: hematúria, leucocitúria, proteinúria leve e cilindros hemáticos.

A alta mortalidade e a persistente intolerância ao esforço físico em pacientes com insuficiência cardíaca crônica (ICC), apesar da terapêutica farmacológica otimizada, evidencia a necessidade de novas estratégias de tratamento, como, por exemplo, o treinamento físico regular e contínuo. Com base na III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC), julgue os itens a seguir acerca desse assunto.

A reserva cardíaca varia de 300% a 400% em indivíduos saudáveis e é reduzida em portadores de ICC, podendo ser verificada por meio do teste ergométrico.