Questões de 2014 - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de 2014 com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

2 Questão 169523 Direito Administrativo, Cargos de Nível Superior, CADE, CESPE, 2014

Texto associado.

Com relação a licitações, contratos e convênios, julgue os próximos itens.

A transferência financeira para órgão estadual, decorrente da celebração de convênio com a União, deve ser feita exclusivamente por meio de instituição financeira controlada pela União.

4 Questão 264762 Segurança da Informação, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 4a REGIÃO, FCC, 2014

Instalações críticas ou sensíveis devem ser protegidas por perímetros de segurança definidos, com barreiras de segurança e controles de acesso apropriados. A utilização de dispositivos técnicos capazes de emitir sinais sobre a ocorrência de eventos locais ou remotos tem por finalidade dissuadir atitudes hostis, atividades adversas, bem como advertir sobre a ocorrência de ameaças. Dentro desta análise, os sensores recomendados para locais com expressiva propensão a alarmes falsos por causas diversas, como correntes de ar, reflexos do sol, luminosidade intensa e pequenos animais são os

5 Questão 158957 Português, Assistente Administrativo, Câmara Municipal do Recife PE, FGV, 2014

Texto associado.
Texto 2 – Guerra e Mídia

O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos. (Renato Mocellin).

“O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo”.

Lemos os numerais XX e XXI como cardinais (vinte, vinte e um); o numeral romano que deve ser lido como ordinal é:

6 Questão 8718 Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP, Ensino Superior, 2014

Para a lavratura de uma escritura pública, quanto à cobrança de custas, é correto afirmar que:

7 Questão 528859 Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN, 2014

As estacas de madeira são de pouco uso, porém utilizadas em regiões onde há abundância de madeira de lei extraída conforme legislação ambiental e devem ser consideradas para obras de “pouca” solicitação. Para essa execução, deve-se considerar os seguintes aspectos, EXCETO:

8 Questão 205590 Matemática, Juros e descontos simples, Engenheiro Mecânico, Caixa, CESPE, 2014

Texto associado.

Marcelo depositou R$ 8.000,00 em uma conta remunerada de uma instituição financeira, ocasião em que lhe foram apresentadas as duas opções de investimento a seguir, ambas isentas de taxas administrativas.

• conta tipo A, que remunera o capital investido a uma taxa de juros compostos de 7,1% ao mês;

• conta tipo B, que remunera o capital investido a uma taxa de juros simples de 8,12% ao mês.

Com base nessas informações, tomando 1,8 e 1,34 como valores aproximados para (1,05)12 e %radic;1,8 respectivamente, e considerando que a inflação, a partir do dia do depósito, foi igual a 2% ao mês, julgue os próximos itens.

Se a inflação mensal tivesse sido igual a 7% ao mês, então, independentemente do tempo do investimento, o ganho real com o investimento na conta tipo B teria sido maior que o ganho real com o investimento na conta tipo A.

9 Questão 52117 Direito Ambiental, Procurador do Estado, PGE BA, CESPE, Ensino Superior, 2014

     Uma empresa brasileira de exploração de gás e petróleo, pretendendo investir na exploração de gás de xisto, obteve autorização de pesquisa do órgão competente e identificou, no início das primeiras pesquisas exploratórias, um potencial razoável para a exploração do gás em determinada área federal. Apesar de ainda não dispor de tecnologia que garantisse totalmente a proteção ambiental da área de exploração, principalmente, no que tange à água subterrânea, a empresa obteve a licença prévia para proceder à exploração de gás de xisto.

Com base nessa situação hipotética, nas normas de proteção ao meio ambiente e na jurisprudência, julgue os itens seguintes.

O município é impedido de fiscalizar as atividades da empresa, dada a competência federal para o licenciamento ambiental da área.

10 Questão 15178 Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Considerando o regime de chuvas predominante nas diferentes regiões do Brasil, a presença de águas superficiais e subterrâneas classificadas como salinas ocorre, mais comumente, na seguinte zona climática: