Questões de 2014 Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de 2014 com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 23644. Administração, Arquivista, CEPEL, BIO RIO, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
TEXTO
                       MACONHA E CLASSE SOCIAL

Em recente entrevista, o presidente Barak Obama afirmou que fumar maconha é menos nocivo do que ingerir álcool. Defensor da legalização do uso recreativo, acrescentou que a criminalização dessa droga prejudica mais os jovens negros e latinos das classes pobres do que os garotos de classe média, que raramente vão para a prisão pelo seu uso.
      Os dois argumentos revelam muito da ideologia dita progressista do presidente.
      Adepto do que se convencionou chamar de Estado-babá, ele pauta suas opiniões e decisões de acordo com o perigo que determinada atividade possa representar aos cidadãos. Assim, se a maconha é menos nociva que o tolerado álcool, pode ser liberada. Já o argumento segundo o qual a legalização beneficiará os mais pobres, que costumam ser punidos com mais rigor pela lei opressora, denota sua firme adesão à teoria da luta de classes.
      O consumo e comercialização da maconha devem ser liberados sim, mas não pelos fracos argumentos usados pelo presidente. O primeiro é cientificamente controverso e o segundo, embora verdadeiro, é tosco, uma vez que, no limite, pode ser usado para defender a descriminalização de qualquer atividade ilícita, inclusive os crimes contra a vida e a propriedade. Afinal, os mais pobres costumam ser punidos com mais rigor por quaisquer crimes, e não só tráfico e consumo de drogas. A questão relevante aqui deveria ser: devemos criminalizar atividades que não prejudiquem ninguém, além dos próprios agentes?
      Ora, se uma atividade deve ser proibida ou autorizada de acordo com os níveis de risco à vida ou à saúde de seus praticantes, deveríamos aplaudir a proibição de esportes radicais, consumo de açúcares, gorduras, álcool, cigarros e, até mesmo, guiar automóveis. Se tais atividades são admitidas, malgrado todos os perigos a elas inerentes, é porque consideramos que temos o direito de escolher o nosso próprio caminho, de buscar a própria felicidade de acordo com os nossos valores e avaliações, não os do governo, dos cientistas ou de qualquer outra atividade.

João Luiz Mauad, o Globo, 19/02/2014
A frase abaixo que NÃO está estruturada na voz passiva é:

2Questão 204262. Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8.429 92, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2014

Com relação aos atos de improbidade previstos na Lei Federal nº 8.429/92, é correto afirmar que

3Questão 14612. Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ, Ensino Superior, 2014

Matos e Bravo (2008), ao realizarem uma análise sobre o projeto ético-político do Serviço Social e sua relação com a Reforma Sanitária, ensinam que, na década de 1990, havendo dois projetos em disputa na área da saúde – o projeto privatista e o projeto da reforma sanitária estes apresentaram diferentes requisições para o Serviço Social. A opção que referencia as características dos diferentes projetos e as requisições postas ao Serviço Social, segundo a análise dos autores, é:

4Questão 103928. Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário , Analista Administrativo, SP URBANISMO, VUNESP, 2014

Nas causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal, caberá

5Questão 236723. Direito do Consumidor, Ações Coletivas, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR, 2014

Assinale a alternativa incorreta:

6Questão 53779. Informática, Microsoft Word, Auxiliar em Administração, UFAC, MS CONCURSOS , Ensino Médio, 2014

No Microsoft Word é possível chamar a caixa de diálogo para impressão de documentos sem necessitar do mouse utilizando apenas uma combinação de teclas utilizada. Selecione alternativa que represente esta combinação de teclas:

7Questão 46283. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos critérios que são usados para departamentalizar organizações.

8Questão 235664. Direito Processual Civil, Procedimentos Especiais, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC, 2014

No tocante à curatela dos interditos

9Questão 11119. Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN, Ensino Superior, 2014

O departamento de inspeção de produtos de origem animal (DIPOA) instituiu o programa de procedimentos-padrão de higiene operacional (PPHO) a ser utilizado nos estabelecimentos de leite e derivados. PPHO são procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados e monitorizados, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento industrial evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, preservando sua qualidade e integridade por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais. Com base na estruturação do plano PPHO a ser implementado nos estabelecimentos de leite e derivados, analise as afirmativas.

I. O plano deve ser estruturado em 9 pontos básicos.
II. Segurança da água, higiene dos empregados e controle integrado de pragas devem fazer parte da estrutura do PPHO.
III. Dentre os pontos básicos da estruturação do PPHO, o treinamento dos funcionários é o primeiro a ser implantado.
IV. Segurança no transporte, proteção na estocagem dos pontos de venda e identificação correta das embalagens dos produtos são pontos da estruturação do PPHO.

Estão corretas as afirmativas

10Questão 182641. Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2014

A lavagem das mãos, uso de luvas, avental, equipamentos de cuidados com os pacientes, entre outras medidas utilizadas para diminuir os riscos de transmissão de microorganismos nos hospitais, são denominadas medidas