Questões de 2015 Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de 2015 com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 33700. Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Defensor Público, DPE RN, CESPE, Ensino Superior, 2015

A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.

2Questão 61354. Enfermagem, Enfermeiro, DEPEN, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que diz respeito a teorias e processo de enfermagem, julgue o item subsequente.

Na prática profissional, o processo de enfermagem ocorre em etapas, de forma isolada e linear.

3Questão 205744. Direito Penal, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE, 2015

Texto associado.

A segurança pública é considerada uma demanda social

que necessita de estruturas estatais e demais organizações da

sociedade para ser efetivada. No âmbito do processo de constituição

da política de segurança pública, são elaborados mecanismos e

estratégias de enfrentamento da violência e da criminalidade que

afetam o meio social. Entre eles, está a participação da sociedade,

que, por meio de suas instituições representativas, torna-se crucial

para o delineamento de qualquer política pública para a segurança.

A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Nesse

sentido, considere que a sigla PRONASCI, sempre que utilizada,

refere-se ao Programa Nacional de Segurança Pública com

Cidadania.

A formação e a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial; e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência são os principais eixos do PRONASCI, programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça com vistas a prevenir, controlar e reprimir a criminalidade.

4Questão 442936. Direito Constitucional, Administração Pública, Operador de Câmera de Cinema e TV, FUB, CESPE, 2015

À luz do disposto na Constituição Federal de 1988 acerca da administração pública, julgue os itens a seguir. A pretensão de se aplicar sanção ao agente por ato de improbidade administrativa é imprescritível.

5Questão 26749. Direito Constitucional, Analista Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV, Ensino Superior, 2015

O processo de reforma constitucional, tal qual disciplinado na Constituição da República, possui características que o distinguem daquele afeto a outros padrões normativos.

A esse respeito, é correto afirmar que

6Questão 152408. Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Pediatria, TRT 3a Região, FCC, 2015

No traumatismo na dentição decídua, em relação à faixa etária de maior incidência, os dentes mais afetados e o cenário de ocorrência do evento, são, respectivamente,

7Questão 377605. Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Auxiliar de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC, 2015

O conceito de Administração pública pode ser estabelecido a partir do critério objetivo ou subjetivo. Conforme esclarece Maria Sylvia Zanella di Pietro, pode-se definir Administração Pública, em sentido subjetivo, como o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. Nesse contexto, a atividade de organização da Administração pú blica pode compreender a

8Questão 12320. Português, Auxiliar de Autópsia, SEGPLAN GO, FUNIVERSA, Ensino Fundamental, 2015

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras grafadas corretamente.

9Questão 44346. Português, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP, Ensino Médio, 2015

Texto associado.
O que é (e o que não é) sustentabilidade
ODED GRAJEW

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.
Não é só isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em situações práticas.
Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é sustentável.
Corrupção é insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é sustentável.
Desigualdade é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável.
Solidariedade é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos públicos por perto é sustentável.
Sociedade que maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida de todos é sustentável.
Dados científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os pulmões do mundo. Liberamos imensa quantidade de dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa, num ciclo de aquecimento global e instabilidades climáticas.
Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação.
Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades humanas.
Produzimos uma sociedade planetária escandalosa e crescentemente desigual: 1.195 bilionários valem, juntos, US$ 4,4 trilhões ─ ou seja, quase o dobro da renda anual dos 50% mais pobres. O 1% de mais ricos da humanidade recebe o mesmo que os 57% mais pobres.
Os gastos militares anuais passam de US$ 1,5 trilhão, o equivalente a 66% da renda anual dos 50% mais pobres.
Esse cenário pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.

GRAJEW, Oded. O que é (e o que não é) sustentabilidade. Opinião. Folha de S.Paulo. São Paulo, 7 maio 2013.
Considere o período a seguir.

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve." (1º parágrafo)

Mantendo-se o sentido original do período em análise, a palavra em destaque só NÃO pode ser substituída por

10Questão 443642. Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador, TCU, CESPE, 2015

Acerca de limitações do poder de tributar, imunidade tributária, vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária e responsabilidade tributária, assinale a opção correta.