Questões de Concursos - 2016 - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - 2016 - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em um ponto A do lago do reservatório de uma usina hidrelétrica, em que a água se encontra, inicialmente, em repouso, uma tubulação de diâmetro constante capta a água que passa a escoar na vazão de 150 m³/s até atingir um gerador de energia elétrica localizado em um ponto B, que está 20 m abaixo do ponto A.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens, desprezando todas as forças dissipativas no sistema e considerando que a densidade da água seja de 1.000 kg/m³ e que o módulo da aceleração da gravidade seja de 10 m/s².

Desconsiderando-se todas as perdas de energia, a potência hídrica na entrada do gerador será de 30 MW.
A respeito da representação descritiva de recursos informacionais, julgue os itens a seguir. Ontologia refere-se à conceituação de um domínio de conhecimento; suas derivações, como a taxonomia, por exemplo, são qualificadores de metadados.
Se as variáveis aleatórias X e Y seguem distribuições de Bernoulli, tais que P[X = 1] = P[Y = 0] = 0,9, então a média de Y é superior a 0,5.
No que se refere à execução de forro de gesso, é correto afirmar que
Se o tempo de espera por atendimento (T, em minutos) em determinada repartição pública segue uma distribuição exponencial com média igual a 30 minutos, então o desvio padrão da variável aleatória T é igual a 30 minutos.
Uma regressão linear simples é expressa por Y = a + b × X + e, em que o termo e corresponde ao erro aleatório da regressão e os parâmetros a e b são desconhecidos e devem ser estimados a partir de uma amostra disponível. Assumindo que a variável X é não correlacionada com o erro e, julgue os itens subsecutivos, nos quais os resíduos das amostras consideradas são IID, com distribuição normal, média zero e variância constante. Se, depois de realizado um teste de hipóteses com hipótese nula H0: b = 0 para o coeficiente b, for encontrado um p-valor menor que 0,000001, não existirá uma relação linear estatisticamente significante entre as variáveis X e Y.
Em uma determinação de cálcio por fotometria de chama, uma amostra de água mineral foi diretamente analisada, sendo obtido o teor de cálcio igual a 15,81 mg.L–1. A mesma amostra foi, posteriormente, contaminada com lantânio a 1% e então submetida à análise nas mesmas condições. O teor de cálcio obtido na segunda determinação foi 58,97 mg.L–1. O teor de cálcio na amostra foi de
Considere que Y seja uma variável aleatória geométrica que representa o número de erros cometidos por um atendente no preenchimento de formulários e que a função de probabilidade de Y seja definida por P(Y = k) = 0,9 × (0,1)k, em que k = 0, 1, 2, þ. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. O desvio padrão da variável Y é inferior a 1.
A respeito da representação descritiva de recursos informacionais, julgue os itens a seguir. Um registro MARC é composto de quatro seções principais: campo de registro, diretório, formato para intercâmbio de dados e ligação implícita.
A respeito de uma amostra de tamanho n = 10, com os valores amostrados {0,10, 0,06, 0,10, 0,12, 0,08, 0,10, 0,05, 0,15, 0,14, 0,11}, extraídos de determinada população, julgue os itens seguintes. Sendo a variância da média populacional igual a 0,0122, P(Z > 1,96) = 0,025 e P(Z > 1,645) = 0,05, em que Z representa a variável normal padronizada, é correto afirmar que, em um nível de 95% de confiança para a média populacional, o erro amostral é inferior a 15%.