Questões de Concursos - 2017 - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - 2017 - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Considere que um Técnico está desenvolvendo um site acessível utilizando HTML5 para que seja adequadamente interpretado por leitores de tela usados por deficientes visuais. Assim, recomendou a associação de etiquetas de texto (label) aos campos (input) dos formulários utilizando, nos elementos input e label, respectivamente, os atributos
A implantação do Programa BPF, na fabricação de rações para organismos aquáticos, tem, como principal objetivo,
A reprodução artificial de organismos aquáticos permite a produção em larga escala, sem que seja necessária a coleta de animais no ambiente natural, o que torna essa etapa essencial para o sucesso da aquicultura. Dentre os procedimentos utilizados nas técnicas de reprodução artificial e larvicultura de peixes, estão
Acerca dos antibióticos, julgue os itens subsequentes. As quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, o que ocasiona a morte da bactéria.
No que se refere à quimioterapia antimicrobiana, aos mecanismos de ação de antibacterianos e à resistência a antimicrobianos, julgue os itens a seguir. A presença de um anel tetracíclico caracteriza como betalactâmicos a classe de fármacos conhecida como penicilinas, que foram os primeiros antibióticos isolados e utilizados.
Julgue os próximos itens, relativos à infecção pelo vírus da dengue e às metodologias de prevenção e diagnóstico da doença. Os testes de diagnóstico rápido para a dengue detectam a presença de anticorpos do tipo IgM no sangue do paciente e, devido à baixa sensibilidade desses testes, é necessária confirmação por métodos moleculares de amplificação de ácidos nucleicos do vírus.
Com relação ao crescimento microbiano e aos métodos de controle do crescimento microbiano, julgue os próximos itens. O gênero Clostridium tem espécies de bactérias que causam o tétano e o botulismo, são anaeróbias obrigatórias e não conseguem resistir à presença de oxigênio molecular, pois não possuem enzimas detoxificadoras de espécies reativas de oxigênio.

Entre os mais de 200 núcleos atômicos conhecidos, 266 têm estados fundamentais estáveis e todos os outros têm estado fundamental instáveis, o que implica seu decaimento radiativo, isto é, a transição para um núcleo diferente com energia mais baixa e a respectiva emissão de radiação. Os três tipos principais de decaimento radioativo são denominados processos ?, ? ou ?.

Com relação à estabilidade do núcleo atômico e seus respectivos processos de decaimento, julgue os itens a seguir.

Em um processo de decaimento ?, quando um próton se transforma em nêutron ocorre emissão de um elétron.

A rotação de culturas consiste na alternância de espécies ou culturas em um mesmo terreno, mediante sequência racional e não arbitrária, de forma a assegurar ou restabelecer o equilíbrio biológico e a produtividade do sistema depauperado pelo monocultivo, bem como possibilitar o aproveitamento dos efeitos de complementaridade entre as plantas envolvidas no sistema. Os princípios básicos que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas são:

I. Alternância de espécies vegetais, apresentando exigências nutricionais semelhantes;

II. Alternância de espécies vegetais que apresentem diferentes sistemas radiculares, quanto à arquitetura, à distribuição e à profundidade de exploração do solo;

III. Alternância de espécies que não apresentem suscetibilidade a patógenos e a insetos-praga comuns;

IV. Uso de uma ou mais espécies com elevada capacidade de produção de resíduos, preferencialmente com baixo valor da relação carbono/nitrogênio (C/N).

Estão corretos os princípios que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas apresentados em:

Dentro do contexto da Engenharia de Software, entende-se que a elaboração de softwares possui várias fases de desenvolvimento. Avalie as afirmações abaixo com relação às características do ciclo de vida de softwares e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) O ciclo de vida de um software está relacionado aos estágios de análise, desenho e implementação.

( ) A etapa de análise de riscos, no ciclo de vida da versão inicial do modelo em espiral, é realizada dentro da fase de desenvolvimento.

( ) O foco da análise, no ciclo de vida de software, é a modelagem dos conceitos presentes no domínio do problema.

( ) As atividades fundamentais relacionadas ao processo de construção de um software incluem a percepção de uma necessidade, o desenvolvimento, a validação ou testes, a operação e a manutenibilidade que impactarão na evolução do software.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é