Questões de 2020 - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de 2020 com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 676591 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, Ensino Médio, 2020

O Sistema Nacional de Mudas de espécies florestais tem como objetivo garantir a procedência de materiais de propagação disponíveis. Para efeito das disposições referentes às sementes e mudas de espécies florestais e suas categorias de materiais de propagação, entende-se por:

2 Questão 669296 | Auditoria, EFD Escrituração Fiscal Digital 511 Decreto n 6022, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2020

Texto associado.
Julgue o item a seguir, a respeito da escrita fiscal.
Salvo disposição em contrário, o contribuinte que mantiver mais de um estabelecimento — filial, sucursal, agência, depósito, fábrica ou outro — deverá fazer escrituração em livros fiscais distintos para cada um deles, vedada a sua centralização.

3 Questão 676894 | Direito Administrativo, Analista Ministerial Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior, 2020

No que se refere a abordagens da administração, a processo administrativo e ao Plano de Reforma do Aparelho do Estado, julgue o item a seguir. No século atual, o modelo de organização orientado para projetos é uma maneira de as organizações agregarem valor aos clientes por meio de atendimento especializado e criação de soluções inovadoras. 

4 Questão 375371 | Português, Provas Professor Séries Iniciais Professor Coordenador Professor Pedagogo, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo, 2020

Utilizou-se a norma culta para a colocação pronominal em:

5 Questão 669571 | Noções de Informática, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, Ensino Médio, 2020

Texto associado.


Avalie as seguintes afirmações:
I) A memória que se destina aos elementos estatisticamente mais solicitados, agilizando o processamento, chama-se memória auxiliar. II) A memória principal é o componente do computador onde são armazenados temporariamente dados e programas. III) A memória principal busca as instruções, analisa o código de operação e ordena o processamento de dados. IV) A memória auxiliar de um computador é um dispositivo que registra apenas programas.
Está(ão) correta(s)

6 Questão 658346 | Medicina, Oncologia, FADESP, 2020

O achado de histiócitos e raras células epiteliais sobre fundo rico em mucina, em material de punção aspirativa por agulha fina de glândula salivar, de acordo com The Milan System for Reporting Salivary Gland Cytopathology, 2018, deverá ser considerado como

7 Questão 378331 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Analista Judiciário Área Administrativa, TJPA PA, CESPE, 2020

As políticas públicas são elementos fundamentais para a formação de programas de ação governamental. Esse processo pode ser sintetizado em seis fases, entre as quais se inclui a fase de seleção, a qual envolve a

8 Questão 673050 | Ética na Administração Pública, Administrador, CFO DF, Quadrix, Ensino Médio, 2020

Com relação à moral, julgue o item.
Immanuel Kant afirma que a moral é empírica e deriva da experiência.

9 Questão 658390 | Legislação Federal, Conhecimentos Técnicos Específicos sobre o IBGE, Recenseador, IBGE, IBADE, Ensino Médio, 2020

A lista de endereços, um dos recursos do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), é composta por endereços trabalhados no setor censitário em pesquisas anteriores e é também chamada de “lista prévia”.

Assinale a alternativa que corresponde às orientações que o recenseador deverá seguir para atualizar a lista de endereços (prévia):

10 Questão 375307 | Português, Morfologia Pronomes, GUALIMP, 2020

     Leia com atenção o texto a seguir para responder a questão.


    A igualdade é coisa que todos desejam. As crianças querem ser iguais. Daí a importância de ter o brinquedo que todas têm. A menina que não tinha a Barbie era aleijada, estava excluída das conversas, dos brinquedos, das trocas. A criança que não tivesse o "bichinho eletrônico" era uma criança "portadora de deficiência”. "Como não ter o bichinho se todas as crianças têm o bichinho?” Os pais compravam o bichinho – mesmo sabendo que ele era idiota – para que o filho não sentisse a dor da exclusão. Os adolescentes usam tênis da mesma marca, camisetas da mesma grife, fazem todos as mesmas coisas, [...] falam todos _____ mesmas palavras que só eles entendem. Ai daquele que falar as palavras da linguagem dos pais, ou que usar tênis e camiseta de marca desconhecida. Esse adolescente é "diferente", “não pertence" ao grupo, é "portador de deficiência". O grupo é o "conjunto" – no sentido matemático ao qual pertencem os iguais. Os diferentes "não pertencem", são excluídos. Os diferentes estão condenados _____ solidão.

        As pessoas portadoras de deficiência estão condenadas, de início, ____ solidão. Por serem fisicamente diferentes e por não poderem fazer o que todos fazem, estão excluídas do grupo.

      Ser igual é muito fácil. Basta deixar-se levar pela onda, ir fazendo o que todos fazem, não é preciso pensar muito nem tomar decisões. As decisões já estão tomadas. É só seguir ____ onda. A vida é uma grande festa. Mas o "diferente" está sozinho. Não existe nenhuma onda que o leve, nenhum bloco que o carregue. Cada movimento é uma batalha.

      Os "normais" podem dizer simplesmente: "Sou igual _____ todos, portanto sou." É a igualdade que define o seu ser. Mas os "portadores de deficiência" têm que fazer uma outra afirmação: Pugno, ergo sum – luto, logo existo. Muitos, sem coragem para enfrentar a luta solitária, desistem de viver e são destruídos. Os que aceitam o desafio, entretanto, se transformam em guerreiros.

      Há jardins que se fazem por atacado: basta comprar _____ plantas no Ceasa e em Holambra. As plantas são produzidas em série, em terra cientificamente preparada. São jardins bonitos, feitos com plantas produzidas em série, todas iguais. Mas há os jardins das solidões, que florescem nas pedras.

      As pessoas são assim também. Há os jardins produzidos em série. Parecem diferentes, mas são todos iguais. Quem quiser um que chame um paisagista. E há aqueles que nenhum paisagista sabe fazer. Brotam da rudeza da pedra vulcânica com uma beleza que é só sua.

     Pois foi organizado, em Campinas, o "Centro de Vida Independente" – uma ONG (Organização Não-Governamental) que tem por objetivo reunir as pessoas portadoras de deficiência (PPDs). Surgida nos Estados Unidos, nos anos 70, foi criada por portadores de deficiências graves, provenientes na sua maioria, de ferimentos na guerra do Vietnã. O seu objetivo é encorajar os PPDs a assumir sua vida de maneira independente, sem medos e sem vergonhas: fazer brotar jardins nas pedras brutas.


ALVES, Rubem. Sobre violinos e rabecas. in Concerto para corpo e alma.

Campinas, São Paulo: Papirus: Speculum, 1998.

Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas do texto: