← Início

Questões de Concursos - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

A organização pedagógica em ciclos garante o respeito à heterogeneidade dos tempos e modos de aprender que caracterizam os sujeitos e amplia suas chances de sucesso.
A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

Os  vínculos  afetivos  estabelecidos  entre  professor  e  alunos relacionam‐se aos aspectos socioemocionais.
O trabalho em grupo é uma estratégia muito usada no contexto escolar, por professores e pedagogos. Em relação a essa estratégia, considere as afirmações abaixo.

I O grupo pode ser uma unidade de formação e aprendizagem por excelência no contexto escolar.
II No trabalho em grupo, os estudantes aprendem a se integrar, a ter responsabilidade, a compartilhar objetivos na solução de problemas, a superar obstáculos.
III A cooperação no grupo fortalece as instruções egocêntricas e a rigidez do pensamento dos estudantes.
IV A preparação individual prévia se apresenta como um obstáculo para a cooperação na solução de problemas, no grupo.

Das afirmações, estão corretas 
Segundo Travaglia (2003), o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras foi, durante muito tempo, baseado na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta e amparado nos renomados autores de textos literários. Após a publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, no entanto, constatou-se a existência de outras “gramáticas”, que começaram a ser adotadas nas salas de aula de Português. Partindo dessa constatação, numere a coluna da direita, relacionando o tipo de gramática à definição correspondente elaborada por Travaglia (2003).

1. Gramática de uso.
2. Gramática reflexiva.
3. Gramática teórica.
4. Gramática normativa.  

( ) É explícita e expõe uma sistematização a respeito da língua.
( ) É de bom uso da língua, para falar e escrever bem.
( ) É não consciente, implícita e liga-se à gramática internalizada do falante.
( ) É de explicitação e surge com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de  avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem,  julgue o próximo item.

As  estratégias  didáticas  da  EJA  devem  considerar  a  andragogia,  que  prioriza  o  trabalho  com  os  saberes  massificados pelo currículo ideal.
Exclui-se como princípio no processo de atuação docente na instituição de Educação Infantil: