Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para Concursos

Resolva Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q56870.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Lerner (2002) afirma que a preparação dos professores centrada no processo de alfabetização envolvem questões essenciais, que precisam ser asseguradas na formação docente, tais como:
  • 3 - Q56868.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Segundo Travaglia (2003), o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras foi, durante muito tempo, baseado na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta e amparado nos renomados autores de textos literários. Após a publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, no entanto, constatou-se a existência de outras “gramáticas”, que começaram a ser adotadas nas salas de aula de Português. Partindo dessa constatação, numere a coluna da direita, relacionando o tipo de gramática à definição correspondente elaborada por Travaglia (2003).

    1. Gramática de uso.
    2. Gramática reflexiva.
    3. Gramática teórica.
    4. Gramática normativa.  

    ( ) É explícita e expõe uma sistematização a respeito da língua.
    ( ) É de bom uso da língua, para falar e escrever bem.
    ( ) É não consciente, implícita e liga-se à gramática internalizada do falante.
    ( ) É de explicitação e surge com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua. 

    Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
  • 5 - Q34078.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Por método entende-se a
  • 6 - Q56866.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Entre as alternativas a seguir, marque aquela que representa uma ação docente menos conservadora: 
  • 7 - Q34077.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

    Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica
  • 8 - Q56873.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • A partir das análises relativas às abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami (1986. p. 112) apresenta a seguinte afirmação:

    “De uma forma bastante genérica, igualmente, pode-se considerar que tanto o ______________ , quanto o __________ e __________ mesmo o em alguns de seus aspectos, pressupostos e implicações para a educação, são, de certo modo, solidários ao movimento escolanovista, pois surgem contra o ensino _________ ”.

    Em sequência, as palavras que CORRETAMENTE completam a frase acima são:
  • 9 - Q56854.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

    A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
  • 10 - Q56865.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma escrita lenta e desordenada.

    Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse aluno.