Questões de A Educação como Processo de Construção Histórica para Concursos

Resolva Questões de A Educação como Processo de Construção Histórica para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57391.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio
  • Com relação aos principais marcos da História da Educação, analise as afirmativas a seguir.

    I. Na Constituição de 1891, a União ficou responsável apenas pela Educação no Distrito Federal.
    II. Na década de 1920, surgiu uma grande geração de educadores: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, que divulgaram o Manifesto dos Pioneiros em 1932.
    III. A Lei nº 5.692/71 estabeleceu, como matérias obrigatórias do currículo, a Educação Moral e Cívica, os Programas de Saúde e o Ensino Religioso.

    Está correto o que se afirma em
  • 2 - Questão 57406.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio - CESPE
  • Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

    A partir das constatações da teoria do capital humano, em meados da segunda metade do século XX, vários países, especialmente aqueles em desenvolvimento, passaram a incluir no discurso governamental e no planejamento educacional a universalização e a qualificação da Educação Básica.
  • 4 - Questão 57394.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio
  • Uma das experiências mais importantes em radiodifusão educativa no Brasil, criado pela Igreja Católica na década de 60 e que se propunha desenvolver programa de alfabetização, se deu a partir da (do):
  • 5 - Questão 57395.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio
  • Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:

    1. O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.
    2. Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.
    3. Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.
    4. Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.

    Assinale a alternativa correta.
  • 6 - Questão 57410.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue o item seguinte, relativo à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

    O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas.
  • 7 - Questão 57401.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

    No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
  • 8 - Questão 57398.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio
  • Na discussão sobre os antecedentes históricos das decisões curriculares, Mello (2014, p.06) pontua que “a revisão da relação entre educação básica e educação profissional foi outro dispositivo importante da LDB 5692/1971. Até então separadas por caminhos escolares totalmente distintos, com o ginásio e o colégio profissional reservado aos de ‘menores posses’, essas duas modalidades de formação foram englobadas numa mesma organização curricular”. Das consequências desta nova orientação listadas abaixo, qual NÃO se aplica a realidade da época:
  • 9 - Questão 57399.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio
  • Assinale a alternativa que corresponde ao documento, elaborado no contexto da Primeira República, no intuito de combater o modelo de escola elitista e acadêmica tradicional, em defesa de uma escola obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado.
  • 10 - Questão 57404.   Pedagogia - A Educação como Processo de Construção Histórica - Nível Médio - CESPE
  • Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo.

    Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.