Questões de A Formação Continuada do Professor para Concursos

Resolva Questões de A Formação Continuada do Professor para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57256.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A formação docente tem se constituído cada vez mais em uma temática prioritária e de grande potencialidade nos sistemas educativos. Entretanto, embora existam diferentes tendências e perspectivas, sobre os princípios, é incorreto afirmar que:
  • 2 - Questão 57164.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.

    A formação continuada de professores é importante para a percepção das novas práticas pedagógicas, tanto do cotidiano escolar quanto de outras questões que perpassam a prática pedagógica.
  • 3 - Questão 57253.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A legislação em vigor prevê a oferta de cursos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam no magistério. Conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, as atividades do magistério englobam:
  • 4 - Questão 57162.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

    A formação continuada do docente apresenta um caráter diacrônico e constitui um complemento para suprir as eventuais lacunas e fragilidades teóricas e metodológicas que possam ser detectadas.
  • 5 - Questão 57161.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

    A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.
  • 6 - Questão 57159.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    A avaliação adotada no curso de formação continuada constitui um exemplo de avaliação somativa.
  • 7 - Questão 57163.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

    A didática é um campo de estudo fundamental na formação de professores, pois orienta o fazer pedagógico, suplantando as crenças e concepções de sociedade desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica do professor.
  • 8 - Questão 57158.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.
  • 9 - Questão 57155.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para que o curso atenda à perspectiva dialética, a construção do conhecimento dos educandos deverá envolver três momentos: síncrese, análise e síntese.
  • 10 - Questão 57254.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A multidimensionalidade do processo educacional requer, do docente, decisões complexas e diversificadas, de natureza pedagógica e política, que, em grande parte, extrapolam o espaço escolar. Tardif, Lessard e Lahaye (1991) defendem quatro saberes docentes imprescindíveis ao profissional docente. Os saberes que se reportam, por um lado, a determinados conhecimentos que não auxiliam diretamente o docente a ensinar, mas, por outro, o informam a respeito de várias facetas ligadas à sua ocupação ou à educação em geral, são os saberes docentes: