← Início

Questões de Concursos - Ação Humana Poluição e Controle - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Ação Humana Poluição e Controle - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


(FATEC-SP) É costume, em alguns lugares, lançar dejetos humanos em rios, lagos e mares, provocando aumento na quantidade de nutrientes disponíveis nesses locais. Esse fenômeno é conhecido como
(VUNESP) A aplicação de DDT para eliminar as pragas da lavoura tem demonstrado seus efeitos danosos para o meio ambiente. A busca do combate às pragas, sem usar agrotóxicos, levou a novas descobertas. Um dos exemplos é o combate de insetos comedores de folhas de cana-de-açúcar por um certo tipo de fungo, parasita desses insetos. Esse tipo de combate de pragas é conhecido como controle
Quando os sapos viram príncipes Temos de agradecer aos batráquios a descoberta do buraco da camada de ozônio. A história começa na década de 50, quando os biólogos, percebendo a diminuição do número de anfíbios, levantaram a hipótese de que a culpa poderia ser dos raios ultravioleta vindos do Sol, normalmente bloqueados pelo ozônio do ar. Essa substância, no entanto, poderia estar ficando rarefeita, o que faria com que a radiação ultravioleta tivesse efeito fatal sobre os girinos.

Revista Superinteressante, 08/2000, p.20.

Com base no texto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que o ozônio é fundamental como:
(Unifor-CE) Recentemente, a mídia vem noticiando o enorme aumento do buraco de ozônio sobre o continente Antártico e áreas adjacentes. As populações humanas do sul do Chile e da Argentina estão sendo aconselhadas a não se manterem no sol durante as horas mais quentes do dia para que não estejam sujeitas a sofrer:
(PUC-RJ) Pesquisadores encontraram altas concentrações de DDT, um inseticida não biodegradável que se acumula no meio ambiente, atingindo até tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares, onde ele nunca foi utilizado. A seguir encontram-se afirmativas acerca do fluxo de matéria e energia nas cadeias alimentares.

I. A quantidade de energia diminui na passagem de um nível trófico para outro, ocorrendo o mesmo com a biomassa.
II. A energia e a matéria orgânica passam do produtor aos outros seres vivos do ecossistema através da cadeia alimentar.
III. Quando ingeridos pelos seres vivos, os produtos não biodegradáveis tende a se concentrar ao longo das cadeias alimentares.
IV. Em média apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o nível anterior.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
(UFPI) A mídia freqüentemente mostra episódios de acidentes de vazamentos de óleo nos oceanos, os quais podem ser bastante devastadores. No entanto, somente 5% da poluição por óleo nos oceanos é devida a grandes acidentes de vazamentos. A agressão silenciosa, representada pelas operações rotineiras em embarcações, terminais e outras instalações petrolíferas, apesar de ter menos apelo, representam 90% da contaminação. Assinale a alternativa que mostra corretamente uma das conseqüências deste tipo de poluição.
(U. Salvador-BA) A camada de ozônio, que protege os seres vivos da radiação ultravioleta proveniente do Sol, tem sido alvo de numerosas matérias da imprensa, uma vez que, durante a primavera antártica, sofreu redução de uma área equivalente à América do Sul e à Europa juntas. Sobre o ozônio e sua alta concentração na estratosfera, é correto afirmar:
(FEI-SP) O lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares provoca o aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes. Esse fenômeno é conhecido como:
(UFSE) Uma indústria, que libera SO2 por suas chaminés, contribui para a ocorrência de:
(PUC-RS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado: