Questões de Ação Humana Poluição e Controle - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Ação Humana Poluição e Controle com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 54774. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio, 2019

(VUNESP) A aplicação de DDT para eliminar as pragas da lavoura tem demonstrado seus efeitos danosos para o meio ambiente. A busca do combate às pragas, sem usar agrotóxicos, levou a novas descobertas. Um dos exemplos é o combate de insetos comedores de folhas de cana-de-açúcar por um certo tipo de fungo, parasita desses insetos. Esse tipo de combate de pragas é conhecido como controle

2Questão 54766. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(PUC-RJ) A partir da Revolução Industrial, o teor de gás carbônico (CO2) atmosférico, que era em torno de 275 ppm (partes por milhão), sofreu um aumento da ordem de 25%. Estima-se que, em 2050, se mantidas as taxas atuais de emissão deste gás, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual a alternativa que aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível forma de redução deste fenômeno?

3Questão 54773. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio, 2019

(FGV-SP) Após ser utilizado o inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em um ecossistema, foi avaliada a porcentagem dessa substância acumulada na cadeia alimentar abaixo: Plantas → Herbívoros → Carnívoros Espera-se encontrar:

4Questão 54767. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(UFPE) O acúmulo de CO2 na atmosfera constitui um dos fatores que provoca o conhecido “efeito estufa”. Com relação a esse efeito é incorreto afirmar que:

5Questão 54777. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio, 2019

(PUC-RS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado:

6Questão 54762. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(U. Salvador-BA) A camada de ozônio, que protege os seres vivos da radiação ultravioleta proveniente do Sol, tem sido alvo de numerosas matérias da imprensa, uma vez que, durante a primavera antártica, sofreu redução de uma área equivalente à América do Sul e à Europa juntas. Sobre o ozônio e sua alta concentração na estratosfera, é correto afirmar:

7Questão 54763. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(F.M. Itajubá-MG) A camada de ozônio existente na atmosfera funciona como um filtro da radiação ultravioleta proveniente do sol. Por isso a destruição desta camada poderá provocar um aumento da incidência de lesões cutâneas. Todas as afirmações relatadas abaixo sobre a camada de ozônio são corretas, exceto:

8Questão 54778. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio, 2019

(FUVEST-SP) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior

9Questão 54760. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(Mackenzie-SP) Alguns meses atrás, foi noticiada a morte de toneladas de peixes na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A causa dessa mortandade foi:

10Questão 54768. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(U.E. Londrina-PR) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o “efeito estufa”, cuja ocorrência se deve: