Questões de Concursos - Acentuação Gráfica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Acentuação Gráfica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A partir do texto 2, analise as afirmativas abaixo, considerando a norma culta da língua portuguesa.

1. Em “buscava uma saída”, o termo sublinhado está funcionando como objeto direto.

2. Em “fascinada pela certeza do ímã que me atraía”, o pronome oblíquo pode ser usado encliticamente.

3. No último período do texto, há uma relação de subordinação condicional representada pela expressão “tão… que”.

4. Em “Eu recuara até a medula de meus ossos, meu último reduto”, a vírgula é usada para isolar um aposto.

5. Os vocábulos “já” e “até” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são monossílabos tônicos terminados em “a” e “e”, respectivamente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A partir de 2012, entrou em vigência, no Brasil, o novo Acordo Ortográfico assinado pelos países de língua portuguesa. Assinale a afirmativa que apresenta palavra ou expressão cuja escrita NÃO obedece ao Acordo.

Texto associado.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 A 10

Imigração suábia no Brasil faz 60 anos A vinte quilômetros de Guarapuava, na Região Central do Paraná, está um legítimo pedaço da Alemanha no Brasil. É raro encontrar moradores do distrito de Entre Rios conversando em português. E é assim há 60 anos, desde que os primeiros suábios chegaram à localidade, fugindo de uma Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial.
A denominação vem da terra de origem desse povo, a Suábia, no sudoeste germânico. Esse grupo desceu o Rio Danúbio no século XVIII para povoar a região dos Balcãs (onde hoje ficam a Croácia e a Hungria). Por serem alemães, acabaram sendo discriminados, aterrorizados e até mesmo expulsos daquela região. Refugiados na Áustria, viram no Brasil uma alternativa para construir vida nova. Cerca de 500 famílias, com a pouca bagagem que tinham, mudaram–se para a região de Guarapuava entre 1951 e 1952. Eles foram auxiliados pela Aliança Suíça à Europa, que ajudou diversos países devastados pelos combates.
A chegada a Entre Rios, porém, não foi nem um pouco fácil. A região delimitada pelos rios Jordão e Pinhão era um local de mato bruto e pequenas propriedades rurais. Por este motivo, a primeira tarefa do grupo foi tornar agricultável a região para, depois, construir as primeiras casas.
(...)
Adaptado de: Caderno Vida e Cidadania — História, da Gazeta do Povo de 07/01/2012, página 10, por Derek Kubaski.

As palavras "fácil" e "agricultável" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "l". Identifique quais palavras precisam ser acentuadas graficamente, de acordo com as regras de acentuação atualmente em vigor e assinale a alternativa correta.

O acento indicativo de crase está empregado corretamente em:

Conforme o Novo Acordo Ortográfico assinado em 1990, obrigatório no Brasil a partir de 2016, pode-se afirmar em relação à ausência do acento circunflexo no verbo - ter, em destaque na oração: "A cerveja tem uma nova função, segundo pesquisa.". O verbo está sem acento circunflexo pois obedece a regra apresentada na alternativa:

Em se tratando de acentuação gráfica, assinale os itens com (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta:

( ) Acentua-se o e das formas verbais têm e vêm, indicativas de plural.

( ) Nos hiatos, o i e o u são acentuados, desde que representem a 2ª vogal do hiato; apareçam sozinhos {ou seguidos de s} na sílaba tônica, não estejam seguidos de nh.

( ) Acentuam-se todas as palavras proparoxítonas.

( ) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, i(s), n, u(s), r, x, ps, ão(s), ã(s), um/uns, ditongos orais {+s}.

( ) Não se acentuam as palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s), o(s).  

Assinale a opção que apresenta a frase em que a forma verbal sublinhada está corretamente acentuada.

A palavra está acentuada INCORRETAMENTE em:

Com relação aos ditongos ÉI/ÓI, o Novo Acordo Ortográfico retirou o acento gráfico do seguinte par de palavras:
Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

As palavras "também" (L. 6), excluída" (L. 9) e "renováveis" (L. 11), respectivamente, recebem acento pelo mesmo motivo que: