← Início

Questões de Concursos - Acidentes com Animais Peçonhentos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Acidentes com Animais Peçonhentos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca das emergências ambientais, julgue os itens seguintes.


Em caso de picada de cobra, recomenda-se a aplicação de gelo e uso de torniquetes no local da picada.

Sobre os acidentes por animais peçonhentos, analise as afirmativas. 

I. O escorpionismo deve sempre ser considerado um agravo que necessita de atendimento imediato, pois o início das manifestações clínicas é precoce.
II. É uma medida que deve ser instituída no acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca): manter o membro picado elevado e estendido para alívio da dor e pressão sobre o compartimento.
III. Nos acidentes por abelhas, devem-se remover os ferrões da pele através de raspagem com lâmina, não sendo recomendada a remoção com pinça, pois pode comprimir a glândula ligada ao ferrão e inocular mais veneno no paciente. 

Está(ão) correto(s):

A vítima de acidente por animal peçonhento, identificado como aranha marrom, pode apresentar sinais e sintomas, tais como:

Em caso de acidente ofídico, são medidas de primeiros socorros (primeiro atendimento) que devem ser tomadas, exceto
Analise as afirmativas abaixo em relação aos animais peçonhentos:

1. Animal peçonhento é aquele que possui glândula produtora de veneno, mas não possui aparelho inoculador para injetá-lo.
2. Os sinais e sintomas do envenenamento variam de acordo com a espécie que causou o acidente, a quantidade de veneno inoculado, peso e idade da vítima, as condições de nutrição e o atendimento recebido.
3. Mordidas de cobras não peçonhentas não são consideradas sérias e geralmente são tratadas como ferimentos leves.
4. As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos registrados no país (cerca de 90%), pois são espécies agressivas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Nos acidentes de trabalho decorrentes da inoculação de peçonha, envolvendo cobras como a jararaca e a urutu, uma complicação séria que pode ocorrer na região do membro afetado é a necrose de tecidos, agravada pelo uso de garrote. Essa complicação está relacionada principalmente com o veneno de ação:
Homem de 54 anos deu entrada no Pronto-Socorro, com história de picada por serpente em região maleolar de pé direito há um dia, apresentando dor e edema endurado até a altura do joelho do membro afetado, infartamento ganglionar em região inguinal direita e diurese hematúrica. Após avaliação do paciente, este recebeu o diagnóstico de picada por jajaraca, sendo-lhe indicado administração de soro

Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é:

Os acidentes causados por animais peçonhentos são considerados graves.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) O veneno do escorpião preto e amarelo tem ação neurotóxica. A dor no local da picada pode ser aliviada com compressas mornas e analgésicos.
( ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. A lesão é endurecida e escura, podendo evoluir para ferida com gangrena e necrose.
( ) O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal.
( ) O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Uma criança de quatro anos de idade é trazida à Unidade Básica de Saúde após ter sofrido uma picada de escorpião no tornozelo direito. Queixa-se de dor local de grande intensidade. Nessa situação, o tratamento indicado é de analgesia local ou sistêmica, indicada por médico. Cabe à enfermagem a observação do paciente, devendo estar atenta ao aparecimento de sintomas de manifestações sistêmicas do envenenamento como