Administração de medicamentos - Questões de Concursos com Gabarito

Questões para Provas de Concursos Públicos - Administração de medicamentos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas Grátis.

Compartilhe:

O médico prescreveu 2.000 ml de soro fisiológico para o cliente no pós-operatório imediato. Todo o soro deverá ser infundido em 20 horas. Sendo assim, o número de gotas que deve fluir por minuto é de

Uma lactente deu entrada em um hospital apresentando sinais e sintomas de insuficiência cardíaca congestiva. A mãe relatou que há 1 mês teve início quadro de taquipnéia, cianose e tosse após as mamadas e o choro. Antes desse período, a criança não tinha qualquer problema.

 Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às medidas gerais a serem adotadas no cuidado da criança.

São indicadas, nesse caso, a infusão intravenosa de solução salina, para reposição de cloreto de sódio, e a oferta de uma dieta hipocalórica.

Os anti-sépticos destinados à limpeza de ferimentos e feridas cirúrgicas devem ser armazenados em

Um profissional de enfermagem, ao se aproximar para verificar os sinais vitais de uma criança com 6 anos de idade, hospitalizada, observou que ela apresentava sinais de contrações musculares bruscas e repetidas, enrijecimento do corpo, sialorreia, trismo, lábios arroxeados e perda da consciência.

Com relação à assistência de enfermagem nessa emergência clínica, julgue os itens que seguem.

O diazepam é uma das medicações prescritas nessa situação e deve ser aplicado por via intramuscular.

Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Ao término do tratamento proposto pelo pediatra, o farmacêutico deverá monitorar se a criança tomou 720 mg do princípio ativo do medicamento prescrito, quatro vezes por dia, totalizando 280 mL.

O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.

Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.

Considere que estejam disponíveis gentamicina de 40 mg/mL em ampolas de 2 mL; e frascos-ampola de cefoxitina de 1 g. Nessa situação, para que a prescrição seja atendida, deverá ser aspirado 1,5 mL da ampola de gentamicina e reconstituído um frasco de cefoxitina em 10 mL de água estéril, aspirando-se todo volume, podendo ser administrados os dois antibióticos na mesma solução de infusão, dada a compatibilidade das soluções.

A dose prescrita na questão anterior deverá ser administrada pela via

Acerca das vias de administração de fármacos, julgue os itens a seguir.

A absorção de fármacos pela via retal pode variar em função da presença de resíduos de material fecal.

A administração de medicamentos é uma das atribuições mais abrangentes do enfermeiro, pois está presente em todas as áreas de trabalho, bem como, em todos os momentos de formação do profissional, seja desde os fundamentos da enfermagem até os níveis mais especializados. Exigem-se conhecimento e prática para se obter um desempenho competente e seguro. Considerando esse tema, julgue os seguintes itens.

Considere a situação em que se deva administrar solução de heparina na dose de 1.000 unidades por hora a um paciente. Sabe-se que existem frascos-ampola de 5 mL, indicando em seus rótulos a concentração de 5.000 U/mL. Sabe-se ainda que foi diluído um frasco-ampola em 250 mL de solução glicosada à 5%. Considerando, para cálculos, que se tem disponível um equipo com o fator de gotejamento de 20 gotas, então, nessa situação, o gotejamento da infusão deverá ser mantido em 6 gotas por minuto.

Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. Cabe ao farmacêutico orientar a equipe de enfermagem quanto à melhor via de administração do quimioterápico, bem como supervisionar esses profissionais na manipulação dos fármacos.