Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

  • Questão 29932.   Administração Financeira e Orçamentária - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Gestor de Políticas Públicas Regionais - Consórcio Intermunicipal Grande ABC - CAIPIMES - 2015

  • Declara a Lei Complementar Nº 101/00 que se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos:
  • Questão 29933.   Administração Financeira e Orçamentária - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Gestor de Políticas Públicas Regionais - Consórcio Intermunicipal Grande ABC - CAIPIMES - 2015

  • De acordo com a Lei Complementar Nº101/00 a dívida pública consolidada ou fundada, tem como definição:
  • Questão 29935.   Administração Financeira e Orçamentária - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Gestor de Políticas Públicas Regionais - Consórcio Intermunicipal Grande ABC - CAIPIMES - 2015

  • A Lei da Responsabilidade Fiscal proclama que: “O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal serão realizados por conselho de gestão fiscal, constituído por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade, visando à”:

    I-    harmonização e coordenação entre os entes da Federação.
    II-  disseminação de práticas que resultem em maior eficiência na alocação e execução do gasto público, na arrecadação de receitas, no controle do endividamento e na transparência da gestão fiscal.
    III- adoção de normas de consolidação das contas públicas, padronização das prestações de contas e dos relatórios e demonstrativos de gestão fiscal de que trata a Lei Complementar Nº 101/00, normas e padrões mais simples para os pequenos Municípios, bem como outros, necessários ao controle social.
    IV- divulgação de análises, estudos e diagnósticos.

    Está correto afirmar que:
  • Questão 27634.   Conhecimentos Específicos - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - Tesoureiro - Câmara de Descalvado SP - VUNESP - 2015

  • A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acordo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais.

    Nesse caso, a dívida flutuante compreenderá: os serviços da dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria, bem como: