Questões de Concursos Administração Geral

  • Questão 34848.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Administrador - IFRS - FCM - 2016

  • Segundo Limongi França (2008), a entrevista é um instrumento importante para o processo de seleção. Por essa razão, é recomendado que ela atenda todas as afirmativas abaixo, EXCETO:
  • Questão 13149.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Administrador - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014

  • “A melhoria contínua e a qualidade são abordagens incrementais para obter excelência em qualidade nos produtos e processos, objetivando fazer acréscimos contínuos de valor.” (Chiavenato, 2003.)

    A qualidade e a melhoria contínua seguem um processo composto de etapas. Acerca dessas etapas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • Questão 32292.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRP GO TO - QUADRIX - 2012

  • Na procura da produtividade, destacam-se dois princípios básicos da Organização Científica do Trabalho:

    • É sempre possível encontrar uma melhor maneira de fazer qualquer trabalho.
    • Depois de realizado o trabalho pelo novo processo, o cansaço do trabalhador não deve ser maior do que era pelo processo antigo.

    Diante do exposto, o aumento da produtividade, necessariamente, implica em:
  • Questão 31768.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015

  • A Qualidade Total começou a surgir após a Segunda Guerra Mundial no Japão, onde funcionavam os círculos de controle da qualidade, sendo difundida para o ocidente em meados dos anos 70 do século passado. Um de seus programas fundamentais é o Programa de Melhoria Contínua – etapa final da implantação e sínteses de todas as práticas da Qualidade Total. Esse programa tem como ponto principal de suas atividades a análise de processos, a solução de problemas e a padronização de rotinas, utilizando as ferramentas e métodos da Qualidade Total através do Ciclo PDCA Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir para corrigir). 

    No ciclo PDCA, voltado para a gestão da qualidade dos serviços públicos, a educação e o treinamento de pessoal para a implementação daquilo que foi traçado ocorrem em que fase? 
  • Questão 13083.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Administrador - CEFET RJ - CESGRANRIO - 2014

  • Dada a proximidade geográfica de uma empresa em relação ao seu principal fornecedor de carvão, foi possível para essa empresa criar mais valor econômico que seus concorrentes. Prevê-se, porém, que, em um ano, a mina de carvão estará exaurida, e a empresa passará a ter de buscar matéria-prima de fornecedores mais distantes, da mesma forma que seus concorrentes já vêm fazendo.

    Do ponto de vista da administração estratégica, a situação retratada é um exemplo de:
  • Questão 6641.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Auxiliar Técnico - Detran RS - FUNDATEC - 2009

  • A economia tem passado por mudanças. O mesmo tem acontecido com as organizações, que estão se tornando mais flexíveis e suscetíveis a seus ambientes.

    Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo que caracterizam a Nova Organização.

    I - As grandes corporações estão reduzindo drasticamente o número de funcionários.

    II- Os expedientes não possuem nenhum limite de tempo.

    III - O trabalho é definido em termos das tarefas a serem realizadas.

    IV -.0 pagamento é estável e relacionado ao tempo de serviço e nível do cargo.

    V - Os empregos são estáveis.

    Quais estão corretas?
  • Questão 34840.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Administrador - IFRS - FCM - 2016

  • Sobre a Teoria Geral da Administração (MOTTA; VASCONCELOS, 2006), é correto afirmar que
  • Questão 31765.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015

  • A Gestão da Qualidade visa à excelência dos serviços. Uma de suas ferramentas é o Diagrama de Pareto, utilizado pelo italiano Vilfredo Pareto. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou em folhas de verificação para detectar o problema. Está baseado no Princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas.

    Para construí-lo, é utilizado o gráfico que: