Questões de Concursos Administração Pública

  • Questão 11756.   Conhecimentos Específicos - Administração Pública - Nível Superior - SEFAZ PI - FCC - 2015

  • Governança, na Administração pública, pode ser entendida como
  • Questão 6453.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Senado Federal - FGV - 2012

  • A respeito da comunicação dos atos, conforme a Lei 9.784/99, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • Questão 8085.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - SEAP DF - IADES - 2014

  • O órgão ou a entidade da Administração direta ou indireta do Distrito Federal que receber recursos, por meio de convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres, ficará sujeito à apresentação da prestação de contas final sobre a aplicação integral dos recursos recebidos, a qual será constituída por relatório de cumprimento do objeto, acompanhado de peças definidas na instrução normativa correspondente. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta quanto ao prazo para a apresentação da prestação de contas final.
  • Questão 18807.   Conhecimentos Específicos - Administração Pública - Nível Superior - EsFCEx - EB - 2012

  • Considere as afirmações sobre o serviço público abaixo.

    I. Servidor público para efeitos penais é quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública em entidade estatal, autárquica ou paraestatal.

    II. Lícito e moral é todo ato administrativo praticado pelo servidor público que não for praticado no interesse da coletividade.

    III. A culpa verifica-se na ação ou omissão lesiva do servidor público, resultante de imprudência, negligência ou imperícia do agente, enquanto o dolo ocorre quando o servidor público deseja a ação ou omissão lesiva ou assume o risco de produzi-Ia.

    IV. A aplicação das penas disciplinares a servidor público será precedida de processo sumário, com o afastamento imediato, sendo permitido indicar advogado de defesa, na forma da legislação vigente.

    V. Todo servidor público no exercício das suas atividades deve atender os públicos interno e externo de maneira impessoal cumprindo suas tarefas e atividades considerando as circunstâncias a exemplo de falta de um colega ou maior demanda de um dado serviço pela comunidade.

    Em razão dos enunciados pode ser afirmado que são corretos:
  • Questão 8083.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - SEAP DF - IADES - 2014

  • Os bens públicos são todas as coisas corpóreas e incorpóreas, móveis ou imóveis, que pertençam, sob qualquer título, às entidades públicas. Sendo assim, não podem ser livremente vendidos pelo administrador público, que não tem livre disponibilidade sobre eles, ao contrário do que ocorre com o proprietário de bens privados, que, como regra geral, tem poderes amplos para dispor dos próprios bens.

    Considerando essas informações, é correto afirmar que essa descrição apresenta a característica dos bens públicos denominada
  • Questão 6451.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Senado Federal - FGV - 2012

  • Com base na Lei 9.784/99, analise os itens que complementam o enunciado abaixo: O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I. ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II. ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III. formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV. fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Assinale:
  • Questão 5710.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Detran PB - FUNCAB - 2013

  • A modalidade de provimento derivado por reingresso do servidor em cargo público denominada “recondução” corresponde ao:
  • Questão 5718.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Detran PB - FUNCAB - 2013

  • A respeito dos serviços públicos, é correto afirmar que:
  • Questão 5712.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Detran PB - FUNCAB - 2013

  • A falta de defesa técnica por advogado em Processo Administrativo Disciplinar: