Questões de Alfabetização e Letramento para Concursos

Resolva Questões de Alfabetização e Letramento para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57537.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • Nos últimos anos, o estado do Ceará tem-se destacado, no cenário da educação nacional, pela busca insistente de alcançar o desenvolvimento de uma educação pública efetivamente de qualidade. Nessa perspectiva, implantou uma política voltada para a garantia da construção da qualidade educacional, logo nos primeiros anos do ensino fundamental, que serviu de referência para o País. Essa política é denominada
  • 2 - Questão 57538.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • O que NÃO é correto afirmar sobre a consciência fonológica?
  • 3 - Questão 57536.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • Desde o seu nascimento, toda pessoa interage com objetos do mundo letrado e, segundo Faria e Kuhnen (Ostetto org., 2012), não se pode negar à criança o seu desejo de interagir de forma mais efetiva e significativa com esses objetos. Consequentemente, a educação infantil deverá assegurar a existência de:
  • 4 - Questão 57533.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • A que tipo de história infantil se refere a descrição a seguir?

    Apresenta um evento desencadeador da narrativa, que a partir daí é contada de maneira repetitiva, ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens: surge um personagem, que não consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue, e assim sucessivamente. Esse tipo de estrutura facilita a antecipação dos acontecimentos por parte das crianças, tornando mais fácil a leitura da história.

    (TRILHAS. Caderno de orientações. São Paulo: Ministério da Educação, 2011. p.2.)
  • 5 - Questão 57539.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • O estágio de Piaget em que a criança começa a pensar sobre as coisas, em que há o início do desenvolvimento da linguagem, em que começa a ter apropriação da noção de causalidade é um estágio chamado de
  • 6 - Questão 57531.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • Em relação à leitura pelo professor e ao reconto pelas crianças de histórias infantis na pré-escola, pode-se afirmar que:
  • 7 - Questão 57532.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • No que diz respeito à literatura infantil, coloque V para o que é verdadeiro e F para o que é falso.

    ( ) O trabalho com literatura no dia a dia das crianças é importante para que elas participem do mundo letrado e da linguagem escrita.
    ( ) Ao conhecer muitas histórias, a criança não vai compreendendo as características dos diversos tipos de narrativas.
    ( ) Na Educação Infantil, é essencial que o trabalho a ser feito com textos literários seja realizado só de forma espontânea.
    ( ) Histórias com repetição favorecem a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.
    ( ) As situações de leitura participativa convidam a criança a assumir o papel de leitora, desafiando-a para novos aprendizados.

    Assinale a alternativa, observando a ordem das respostas dadas acima.
  • 8 - Questão 57535.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • As orientações ao professor de pré-escola I e II do município do Rio de Janeiro indicam que se adote com as crianças um tipo de letra que favorece a discriminação visual e facilita o traçado. Esse tipo de letra é:
  • 9 - Questão 57540.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • Estudos recentes definem letramento como
  • 10 - Questão 57534.   Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Nível Médio
  • De acordo com Weisz (2002), quando uma criança entra na escola ainda não alfabetizada, tanto ela quanto o professor sabem que ela não sabe ler nem escrever. Ao propor que a criança se arrisque a escrever do jeito que imagina, o que o professor está propondo é uma atividade baseada na capacidade infantil de jogar, de fazer de conta. Segundo Weisz, em uma atividade desse tipo, entre outras ações, o professor deve