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Questões de Concursos - Análise das DCASP - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Análise das DCASP - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Ao adotar um procedimento admitido pela legislação tributária, determinada empresa identifica um tributo, o qual ela pode diferir o seu pagamento. De acordo com a NBC TG 26 – Demonstrações Contábeis, a alternativa que apresenta onde esse registro deverá ser efetuado é a seguinte: 
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:
Considere as seguintes transações ocorridas no mês de agosto de 2018 em uma determinada entidade pública estadual:
- Arrecadação de receita de Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria no valor de R$ 9.550.000,00. Tal receita foi lançada em julho de 2018.
- Empenho, liquidação e pagamento de despesa corrente com Pessoal e Encargos Sociais no valor de R$ 2.100.000,00 referente a agosto de 2018.
- Lançamento de receita de Contribuições no valor de R$ 1.500.000,00. Tal receita foi arrecadada em setembro de 2018.
- Reconhecimento da depreciação mensal dos bens móveis e imóveis no valor de R$ 90.000,00.
- Empenho de despesa no valor de R$ 85.000,00 referente à aquisição de um veículo novo. A entrega do veículo pelo fornecedor e a liquidação da despesa, pelo valor total do empenho, ocorreram em setembro de 2018. Tal despesa foi paga em janeiro de 2019 pelo valor total do empenho.
Lançamento e arrecadação de Receita Patrimonial no valor de R$ 79.000,00.
- Empenho de despesa no valor de R$ 28.500,00 referente à aquisição de material de limpeza. A entrega do material pelo fornecedor e a
liquidação e o pagamento da despesa, pelo valor total do empenho, ocorreram em setembro de 2018, mês em que todo o material adquirido
foi utilizado pela entidade pública.
- Liquidação de despesa corrente no valor de R$ 3.300,00 referente a Outros Serviços de Terceiros- Pessoa Física. A despesa
liquidada se refere ao serviço prestado, no mês de agosto de 2018, para a pintura das paredes internas da
referida entidade, cuja nota de empenho foi emitida em junho de 2018. Tal despesa foi paga, pelo valor total
do empenho de R$ 3.300,00, em dezembro de 2018.
- Pagamento a fornecedores no valor de R$ 1.400,00 referente a despesas com a aquisição de extintores de incêndio, cujo empenho e
liquidação ocorreram em março de 2018.
- Utilização de plaquetas de alumínio para identificação de patrimônio no valor de R$ 1.100,00. As plaquetas estavam em estoque no início
do mês de agosto de 2018 e se referem a despesa corrente paga em fevereiro de 2018.
Com base nessas transações tomadas em conjunto e de acordo com o regime de competência, o impacto no ativo total no mês de agosto de 2018 foi

Para o exercício de 2018, a dotação orçamentária fixada para as despesas com conservação e manutenção de logradouros públicos era de R$ 250.000,00. Durante o exercício de 2018, foram realizadas as seguintes transações na referida dotação orçamentária:


Total empenhado para a despesa 340.000,00

Abertura de crédito suplementar por excesso de arrecadação 90.000,00

Liquidação da despesa empenhada 180.000,00

Cancelamento (anulação) do empenho da despesa 60.000,00

Pagamento da despesa empenhada 150.000,00


Ao final do exercício de 2018, a execução orçamentária apresentou uma economia orçamentária. Diante disto, assinale a alternativa correta.

Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:
Considere as seguintes transações ocorridas no mês de agosto de 2018 em uma determinada entidade pública estadual:
- Arrecadação de receita de Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria no valor de R$ 9.550.000,00. Tal receita foi lançada em julho de 2018.
- Empenho, liquidação e pagamento de despesa corrente com Pessoal e Encargos Sociais no valor de R$ 2.100.000,00 referente a agosto de 2018.
- Lançamento de receita de Contribuições no valor de R$ 1.500.000,00. Tal receita foi arrecadada em setembro de 2018.
- Reconhecimento da depreciação mensal dos bens móveis e imóveis no valor de R$ 90.000,00.
- Empenho de despesa no valor de R$ 85.000,00 referente à aquisição de um veículo novo. A entrega do veículo pelo fornecedor e a liquidação da despesa, pelo valor total do empenho, ocorreram em setembro de 2018. Tal despesa foi paga em janeiro de 2019 pelo valor total do empenho.
Lançamento e arrecadação de Receita Patrimonial no valor de R$ 79.000,00.
- Empenho de despesa no valor de R$ 28.500,00 referente à aquisição de material de limpeza. A entrega do material pelo fornecedor e a
liquidação e o pagamento da despesa, pelo valor total do empenho, ocorreram em setembro de 2018, mês em que todo o material adquirido
foi utilizado pela entidade pública.
- Liquidação de despesa corrente no valor de R$ 3.300,00 referente a Outros Serviços de Terceiros- Pessoa Física. A despesa
liquidada se refere ao serviço prestado, no mês de agosto de 2018, para a pintura das paredes internas da
referida entidade, cuja nota de empenho foi emitida em junho de 2018. Tal despesa foi paga, pelo valor total
do empenho de R$ 3.300,00, em dezembro de 2018.
- Pagamento a fornecedores no valor de R$ 1.400,00 referente a despesas com a aquisição de extintores de incêndio, cujo empenho e
liquidação ocorreram em março de 2018.
- Utilização de plaquetas de alumínio para identificação de patrimônio no valor de R$ 1.100,00. As plaquetas estavam em estoque no início
do mês de agosto de 2018 e se referem a despesa corrente paga em fevereiro de 2018.
Com base nessas transações tomadas em conjunto, o impacto no resultado patrimonial no mês de agosto de 2018 foi

No Balanço Orçamentário do exercício financeiro de 2018 de uma entidade do setor público, as despesas orçamentárias totalizam R$ 6.200.000,00 sendo que, deste total, 20% referem-se às seguintes despesas realizadas no mês de dezembro/18:


Pessoal ativo 135.000,00

Obrigações patronais 110.000,00

Juros sobre a dívida por contrato 425.000,00

Encargos sobre operações de crédito

por antecipação da receita 80.000,00

Aquisição de material de expediente 65.000,00

Aquisição de pneus para frota de veículos 50.000,00

Aquisição de livros didáticos para distribuição gratuita 43.000,00

Aluguel de veículo utilizado pelo chefe de gabinete do secretário 55.000,00

Construção do Posto de Saúde 210.000,00

Aquisição de imóveis 246.000,00

Amortização da dívida de longo prazo 131.000,00

TOTAL 1.550.000,00


De acordo com as informações acima, assinale a alternativa correta que corresponda ao total de despesas correntes e de despesas de capital, respectivamente.
No início do mês de abril de um determinado exercício, após o fechamento dos balanços do exercício anterior, e já considerando a execução orçamentária em curso, foram apuradas as seguintes informações, em reais: 
Ativo Financeiro           47.920,00 
Passivo Financeiro       21.670,00 
Créditos adicionais transferidos                                 9.580,00 
Créditos extraordinários abertos no exercício         4.500,00
Créditos suplementares abertos no exercício          2.610,00 
Excesso de arrecadação apurado até o mês             3.840,00
 A partir das informações fornecidas, verifica-se que o superávit financeiro líquido, em reais, que pode ser utilizado como fonte de recursos para abertura de créditos adicionais é de
Com base nos itens do quadro, numere a coluna abaixo de acordo com os conceitos ou descrições. 
1 - O Ativo Financeiro
2 - O Ativo Permanente 
3 - O Passivo Financeiro 
4 - O Passivo Permanente 
5 - Nas contas de compensação 
( ) Compreenderá as dívidas fundadas e outros pagamentos independente de autorização orçamentária. 
( ) Serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio. 
( ) Compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários. 
( ) Compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa. 
( ) Compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. 
A sequência correta é:

A dotação orçamentária aprovada e destinada à aquisição de materiais de escritório por uma entidade pública, era de R$ 30.000,00. No exercício de 2018, teve-se as seguintes operações.


Anulação parcial da dotação 5.000,00

Despesa empenhada e liquidada 25.000,00

Doação de material adquirido 4.000,00

Pagamento 9.000,00


Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta, que corresponde ao valor inscrito de restos a pagar processado.

De acordo com a Parte V do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido (DMPL) demonstrará a evolução do patrimônio líquido da entidade durante um período. Quanto aos itens demonstrados na DMPL, assinale a alternativa incorreta
Texto associado.
Para responder à questão, considere as transações a seguir, ocorridas em dezembro de 2018 em um ente público municipal:
- Lançamento e arrecadação de Receita Tributária no valor de R$ 9.000.000,00.
- Recebimento, no valor de R$ 1.200.000,00, de créditos tributários inscritos em dívida ativa em outubro de 2017.
- Pagamento dos salários dos servidores, no valor de R$ 6.350.000,00, referentes a novembro de 2018.
- Empenho e liquidação de despesa corrente com Pessoal e Encargos Sociais, no valor de R$ 8.600.000,00, referentes a dezembro de 2018.
O pagamento da despesa foi realizado em janeiro de 2019.
- Reconhecimento da depreciação mensal do ativo imobilizado no valor de R$ 1.100.000,00.
- Reconhecimento de perda por redução ao valor recuperável, no valor de R$ 200.000,00, referente ao ativo intangível com vida útil indefinida.
- Pagamento, no valor de R$ 820.000,00, de restos a pagar processados inscritos em 31/12/2017 referentes a despesas correntes com Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica.
Com base nessas transações tomadas em conjunto, em dezembro de 2018, o resultado patrimonial do referido ente público municipal referente ao exercício financeiro de 2018 teve