Questões de Ângulos para Concursos

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  • 1 - Questão 56531.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Numa pesquisa feita em um instituto federal a respeito do gosto musical preferido dos seus 600 alunos do Ensino Médio, obteve-se os seguintes resultados: 150 preferem MPB, 240 preferem Sertanejo e os demais preferem música Eletrônica. Para apresentar esses dados será utilizado um Gráfico de Pizza. A medida do ângulo central, em graus, que representará o número de alunos que preferem música Eletrônica será de:
  • 2 - Questão 56537.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Um aluno corta um pedaço de papelão na forma de um setor circular em que o raio e o ângulo central medem, respectivamente, 120 cm e 60º. Em seguida, ele une, sem sobreposição, as laterais desse setor para formar um cone. O raio da base desse cone, em centímetros, será:
  • 4 - Questão 56539.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • A medida de um ângulo é igual à terça parte da medida do seu suplemento. Qual a medida desse ângulo?
  • 5 - Questão 56534.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • O estudo das estruturas das figuras espaciais e suas inter-relações é determinado por alguns conceitos básicos, a saber:

    I- Ponto: conceito fundamental a todos os subsequentes, uma vez que todos sejam, em última análise, formados por inúmeros pontos. Por sua vez, os pontos são infinitos e não possuem dimensão mensurável (adimensional). Portanto, sua única propriedade garantida é sua localização.
    II- Reta: composta por pontos, é infinita nos dois lados e determina a distância mais curta entre dois pontos determinados.
    III- Linha: possui algumas semelhanças com a reta, pois é igualmente infinita para cada lado, contudo, têm a propriedade de formar curvas e nós sobre si mesma.
    IV- Plano: é outra estrutura infinita que se estende em todas as direções.

    Está correto o que se afirma em:
  • 6 - Questão 56533.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Em uma escola são ofertadas três opções de línguas estrangeiras, Inglês, Espanhol e Francês. Matricularam-se 380 alunos e cada estudante poderá escolher uma e somente uma das três opções ofertadas. O resultado das escolhas deverá ser mostrado em três setores circulares de um mesmo gráfico. Sabendo-se que 76 alunos optaram pelo idioma Francês, então o ângulo central correspondente a este idioma é:
  • 7 - Questão 56536.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Uma escada está apoiada numa parede num ponto a 5m do solo. Sabendo que o comprimento dessa escada é de 10 m, podemos afirmar que o ângulo formado pela escada e o solo é de:
  • 8 - Questão 56538.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Um arquiteto, em um de seus projetos, fez algumas medições e dentre elas mediu dois ângulos complementares. Um desses ângulos mediu 65o e o outro,
  • 9 - Questão 56535.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Os segmentos AB e BC, BC e CD são adjacentes, de tal maneira que AB é o triplo de BC, BC é o dobro de CD, e AD = 36 cm. Determine as medidas dos segmentos AB, BC e CD.
  • 10 - Questão 56532.   Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Para determinar a altura de um prédio, um engenheiro utilizou o seguinte procedimento: a partir de um ponto P mediu o ângulo formado entre a horizontal e a reta que une P ao topo do prédio. Em seguida, andou em direção ao prédio até um ponto Q, distante 100 metros de P, e mediu novamente o ângulo formado entre a reta que une Q ao topo do prédio e a horizontal. Se os ângulos medidos foram, respectivamente, de 30° e 60°, a altura do prédio é: