Questões de Concursos - Armazenamento de Dados - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Armazenamento de Dados - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca dos conhecimentos sobre TAPE LIBRARY e dos recursos relacionados à Storage, não é uma característica presente em um TAPE LIBRARY.

Existem diversos tipos de equipamentos ativos de rede que são usados para construção de redes e de inter-redes. Acerca dos principais tipos de equipamentos ativos de rede, julgue os itens subseqüentes.

Um servidor de diretório é um computador que realiza armazenamento e compartilhamento de arquivos em rede.

A garantia da segurança da informação é um dos principais requisitos dos usuários de redes de comunicação. Acerca da segurança em redes de computadores, seus fundamentos, vulnerabilidades e medidas de proteção, julgue os itens seguintes. No sistema de armazenamento RAID nível 3, é necessário um disco redundante para cada disco onde a informação esteja armazenada, o que requer um espaço de disco de duas vezes o tamanho do disco lógico implementado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e tecnologias de armazenamento de dados.

As técnicas de armazenamento SAN (storage area network) e NAS (network attached storage) permitem o armazenamento dos dados, ficando a cargo do cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

Considere as afirmações abaixo sobre os tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disk) e suas características:

I. O conjunto dos discos físicos que compõem o RAID é percebido pelo sistema operacional como um único drive lógico;

II. Mirroring (Espelhamento) ou mesmo sombreamento, o esquema conhecido como RAID 2, utiliza no mínimo dois discos para prover tolerância a falhas de discos;

III. A capacidade de armazenamento redundante é utilizada para armazenar informação de paridade, garantindo assim a recuperação de dados em caso de falha em algum disco, exceto no esquema de RAID 0.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Qual tipo de RAID deve ser utilizado para que se crie um espalhamento de discos em um servidor de arquivos?
Existem diversos tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks). Para fazer simplesmente o espelhamento de discos, de modo que as informações sejam armazenadas simultaneamente em mais de um disco, criando copias idênticas, deve-se implementar um esquema de

Assinale a seqüência correta de Hierarquia de armazenamento, no sentido de maior velocidade para menor velocidade de acesso.

A norma que estabelece a classificação de segurança para Datacenters é a norma

Relacione os diferentes níveis padrão de arranjo redundante de discos independentes (RAID) às respectivas características.

1. RAID 0

2. RAID 1

3. RAID 5

4. RAID 6

( ) Mantém o arranjo funcionando mesmo que dois dos discos falhem, mas requer pelo menos 4 discos.

( ) Desempenho de transferência prioritariamente. Arranjo fica indisponível se apenas um dos discos falhar.

( ) Balanceia desempenho e redundância, permitindo que o arranjo fique disponível mesmo que um dos discos falhe.

( ) Redundância de dados prioritariamente. Arranjo fica indisponível apenas se todos os discos falharem.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.