Questões de Assistência de Enfermagem a Queimados Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Assistência de Enfermagem a Queimados com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 147680. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Analista Judiciário Enfermagem, TRE AP, FCC, 2011

Após um incêndio em local fechado com grande quantidade de fumaça, uma vítima responsiva apresenta-se com queimadura de espessura parcial nos braços direito e esquerdo; verifica-se tosse e, à ausculta pulmonar, presença de sibilos generalizados. Nesse caso, prioritariamente, deve-se

2Questão 58887. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Ensino Médio

Sobre o tratamento de queimaduras na urgência, o enfermeiro deve estar atento para os seguintes cuidados, EXCETO:

3Questão 58877. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, CESPE, Ensino Médio

Durante o plantão noturno de um profissional de enfermagem, deram entrada na sala de emergência três pacientes vítimas de queimaduras. A primeira, um homem de 43 anos, encontrava-se consciente e orientado. Informou ao enfermeiro ter ajudado as pessoas a saírem da casa onde estavam, alguns minutos após o início de um incêndio, que se deu por uso indevido de um fogão a lenha localizado no único cômodo da casa. Esse homem apresentava queimaduras nas mãos e nas pernas, caracterizadas por eritema intenso, bolhas, edema e dor. A segunda vítima, uma mulher de 37 anos, chegou inconsciente. Seus sinais vitais indicavam apnéia, bradicardia, hipotensão e hipotermia. Apresentava, também, várias áreas queimadas, inclusive o tórax e a cabeça. Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele. A terceira vítima, uma criança de 2 anos, encontrava-se consciente, chorosa, com sinais de queimaduras em um dos braços e em uma das mãos, cujas características eram de hiperemia e edema. Seus sinais vitais revelaram função cardíaca normal e ausência de dificuldade respiratória.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

Para o tratamento das feridas de um paciente queimado, deve ser utilizado o curativo oclusivo. No curativo da mão da criança acidentada, na situação descrita, deve-se ter cuidado para manter os dedos unidos e envoltos por ataduras a fim de se garantir um perfeito processo de cicatrização.

4Questão 58886. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Ensino Médio

São considerados sinais e sintomas de infecção em queimadura, EXCETO

5Questão 147334. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV, 2013

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, para situações de urgência e emergência que envolvem vítimas de queimaduras, os critérios de transferência de pacientes para Unidades de Tratamento de Queimados - UTQ, estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale- o.

6Questão 58882. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Ensino Médio

Sobre o atendimento às vítimas de queimaduras, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A classificação da queimadura em primeiro, segundo ou terceiro graus considera a profundidade da lesão.
( ) No tratamento imediato de emergência, recomenda-se a retirada de anéis e piercings e que a lesão seja coberta com pano limpo.
( ) São indicados os usos de pomadas e pastas no ferimento.
( ) Não se deve romper bolhas, pois elas funcionam como mecanismo de proteção.

Assinale a sequência correta.

7Questão 58871. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, acerca de traumas térmicos e queimaduras, bem como de seus protocolos nacionais de atendimento.

 Em situação de emergência em paciente com queimaduras, deve-se realizar o acesso venoso mesmo em área queimada.

8Questão 58883. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Ensino Médio

Marcos, 25 anos, 60 kg, sofreu queimaduras de 2º e 3º graus nos membros superiores e no tronco anterior. Entre os cuidados prestados, os profissionais de saúde iniciaram a reposição volêmica com Ringer Lactato.

Com base nos dados apresentados, utilizando a fórmula de Parkland, assinale a opção que indica o volume total a ser infundido. 

9Questão 58880. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Ensino Médio

Paciente M.S.S 58 anos deu entrada em uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência, com quadro de queimadura causada por uma combustão em um acidente de trabalho. Ele apresentava queimadura extensa no tórax anterior e em todo o membro superior (direito e esquerdo). O enfermeiro realizou o cálculo de porcentagem da extensão queimada para determinação das necessidades hídricas que serão prescritas pelo médico de plantão. Seguindo as orientações da Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras do Ministério da Saúde, o percentual da superfície corporal atingida desse paciente, calculada pelo enfermeiro utilizando a Regra dos Nove, é de aproximadamente:

10Questão 58870. Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, CESPE, Ensino Médio

No que concerne às situações de atendimento ao paciente em situações de emergência e de primeiros socorros, julgue o item subsequente.

As queimaduras, geralmente caracterizadas por lesões que podem ser decorrentes da ação do calor, frio, produtos químicos, corrente elétrica, emanações radioativas e substâncias biológicas (animais e plantas), fazem parte do rol dos riscos ocupacionais.