← Início

Questões de Concursos - Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Julgue o item a seguir, acerca de avaliação de feridas.

Entre os sistemas de investigação que podem auxiliar os enfermeiros na avaliação de feridas inclui-se o RYB, que avalia a quantidade de secreção na ferida.
Julgue o item a seguir, acerca do registro da evolução de feridas.

O formulário de registro da evolução de feridas deve seguir o modelo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária elaborou Nota Técnica - GVIMS/GGT nº 03/2017 sobre Práticas seguras para prevenção de Lesão por Pressão em serviços de saúde. Dentre tais práticas, que agregam ações e registros em prontuário, estão as seguintes:
Considere a caracterização apresentada no trecho a seguir,

“Perda da pele em sua espessura total e perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada porque está encoberta pelo esfacelo ou escara”

Essa caracterização refere-se à lesão por

A cobertura microambiental utilizada como curativo secundário para uma ferida infectada, infiltrada e de formato irregular, derivada de glicídio de cadeia longa e obtido a partir de algas, e que possui a capacidade de absorver grande quantidade de secreção denomina-se

Para realizar o procedimento de enfermagem de irrigação de lesão com solução estéril, o profissional de enfermagem deve

Julgue o item a seguir, acerca do registro da evolução de feridas.

O registro da evolução de feridas pode ser usado em questão judicial de imperícia do profissional de enfermagem, buscando-se a avaliação de responsabilidades.
Julgue o item a seguir, acerca de avaliação de feridas.

Na avaliação do estado nutricional do paciente com feridas, se necessário, o enfermeiro deve fazer uso de indicadores nutricionais, como a albumina sérica.

Durante a avaliação do cliente com úlcera vascular de membro inferior, o enfermeiro deve diferenciar a etiologia arterial ou venosa da úlcera, uma vez que a presença de insuficiência arterial não tratada em extremidades inferiores pode acarretar uma situação de emergência, exigindo a amputação do membro afetado. Alguns dos sinais que caracterizam a úlcera arterial e a úlcera venosa estão, respectivamente, descritos em

Analise os itens abaixo e indique (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos, assinalando a alternativa correta.
I – O curativo com pomada enzimática age degradando o colágeno nativo da ferida e é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
II – Curativos com Ácidos Graxos Essenciais (AGE) promovem a quimiotaxia e a angiogênese, mantêm o meio úmido e aceleram o processo de granulação tecidual.
III – Curativos com Carvão Ativado são indicados para feridas limpas e lesões de queimaduras. IV – O período de troca de curativo com pomada enzimática é a cada 3 dias.
V – Para incisões cirúrgicas, a oclusão será de 12 a 24 horas, mantendo o curativo úmido.