← Início

Questões de Provas - Assistência Farmacêutica

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Assistência Farmacêutica. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


A dispensação de medicamentos é o ato profissional farmacêutico, de atendimento a um paciente com necessidades e características específicas, sendo uma das últimas oportunidades de identificar, corrigir ou reduzir possíveis riscos associados à terapêutica medicamentosa. Na dispensação, o farmacêutico poderá substituir o medicamento prescrito nas seguintes situações:

O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar os padrões de sensibilidade/resistência dos micro-organismos. Essa modificação de comportamento dos micro-organismos é observada tanto na comunidade quanto nos hospitais onde o uso de antibióticos é descontrolado.

Acerca de controle de infecção hospitalar, uso racional de medicamentos e da atuação do farmacêutico na CCIH, julgue os itens de 61 a 65.

O farmacêutico, representante do serviço de farmácia hospitalar, é membro consultor da CCIH.

A seleção dos medicamentos que fazem parte das relações de medicamentos essenciais é componente fundamental da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que possui como eixos norteadores a garantia de acesso e o uso racional de produtos farmacêuticos. Quanto à padronização de medicamentos, farmacopéias e formulários, julgue os itens que se seguem.

O processo de revisão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) ocorre por solicitação de inclusão, exclusão, substituição ou alteração de fármacos, forma ou concentração farmacêuticas, realizadas por pessoa jurídica (instituições públicas ou privadas) e autorizadas pelos membros da COMARE.

A respeito da Política Nacional de Medicamentos (PNM) a reorientação da assistência farmacêutica está inclusa entre suas diversas ações. No que abrange esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando o paciente recebe medicamentos apropriados para a patologia que apresenta, em doses adequadas à suas necessidades individuais, pelo período necessário e pelo menor custo. Assinale a opção que descreve intervenções adequadas à promoção do uso racional de medicamentos.

O processo de reorientação da assistência farmacêutica, que faz parte da PNM, permitiu a ampliação do conceito de assistência farmacêutica, que passou a ser caracterizado como um grupo de atividades relacionadas ao medicamento, as quais constituem um ciclo. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A seleção de medicamentos é considerada o eixo do ciclo da assistência farmacêutica, sendo as demais atividades desse ciclo desenvolvidas com base no elenco de medicamentos selecionados.

Em atendimento hospitalar com o farmacêutico clínico, um paciente, poucos dias após ter recebido alta ambulatorial, queixou-se principalmente de dores nas costas. O profissional o indagou a respeito do início dos sintomas e de seu histórico familiar e, em seguida, consultou seu prontuário, a fim de acessar seu histórico médico pregresso. Após análise, o farmacêutico solicitou radiografia e prescreveu um comprimido de ibuprofeno 400 mg, três vezes ao dia, por três dias, até o resultado do exame.

Considerando que o farmacêutico em questão é legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, julgue os itens seguintes.

A consulta farmacêutica descrita está em desacordo com a regulamentação federal a respeito das atribuições clínicas do farmacêutico, porque não havia no local um médico ou outro profissional de saúde presente.

Em uma drogaria, um paciente informa ao farmacêutico que deseja uma caixa com 30 comprimidos revestidos, de liberação controlada, de oxicodona, e lhe pede informações quanto ao uso do medicamento.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso tenha dificuldade em entender a letra do subscritor, o farmacêutico, para garantir a segurança do paciente, tem o direito de entrar em contato com o prescritor e confirmar o medicamento prescrito.
Texto associado.

A seleção dos medicamentos que fazem parte das relações de
medicamentos essenciais é componente fundamental da Política
Nacional de Assistência Farmacêutica, que possui como eixos
norteadores a garantia de acesso e o uso racional de produtos
farmacêuticos. Quanto à padronização de medicamentos,
farmacopéias e formulários, julgue os itens que se seguem.

O processo de revisão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) ocorre por solicitação de inclusão, exclusão, substituição ou alteração de fármacos, forma ou concentração farmacêuticas, realizadas por pessoa jurídica (instituições públicas ou privadas) e autorizadas pelos membros da COMARE.

Com base na legislação vigente a respeito de boas práticas de dispensação e manipulação em farmácias e drogarias, assinale a alternativa correta.