← Início

Questões de Concursos - Atenção Básica e Saúde da Família - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Atenção Básica e Saúde da Família - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


De acordo com Figueiredo (2013), a responsabilização compartilhada entre a equipe do NASF e as Equipes de Saúde da Família e de populações específicas garante a essas equipes maior segurança no encaminhamento, com base nos processos de referência e contra referência, e atua no fortalecimento do seu papel de coordenação do cuidado nas redes de Atenção à Saúde. Assim, principalmente pelo aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre os problemas e as necessidades de saúde, esse sistema permite materializar diretamente o princípio do SUS conhecido como
Sobre as atribuições das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para o controle da tuberculose do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os municípios do país, assinale a alternativa INCORRETA.
São Práticas Integrativas, exceto? 
Assinale qual dos Programas fornece gratuitamente os medicamentos para os pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados? 
Qual a ficha usada pelos agentes comunitários de saúde para cadastramento das famílias de suas microáreas?  
Qual das alternativas a seguir não representa uma atribuição do Agente Comunitário de Saúde? 

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde ( PACS) é considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para o PSF. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, cada ACS deve ser responsável por uma microrregião com, no máximo,

A Atenção Básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Sobre a Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo:


I. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.

II. Uma das diretrizes da Atenção Básica é o Cuidado Centrado na doença, no qual o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

Após a análise das afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:

A Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), as equipes da atenção básica, compostas por profissionais de saúde com responsabilidade exclusiva de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas em situação de rua. Essa descrição refere-se as equipes
De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº2048/GM, de 5 de novembro de 2002, a atenção básica à saúde deve contemplar material mínimo para atendimentos de urgência e emergência.

São materiais necessários para um atendimento de urgência os apresentados a seguir, EXCETO: