Questões de Concursos Atualidades

  • Questão 16374.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014

  • Após anos de conflito armado e um saldo imenso no número de mortos, foi criado, em julho de 2011, um novo país no continente africano. Sobre esse novo país e as motivações que levaram a sua criação, assinale a alternativa correta.
  • Questão 16648.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Polícia Militar AC - FUNCAB - 2012

  • O Senado Federal brasileiro cassou, pela segunda vez na sua história, o mandato de um Senador da República. Demóstenes Torres, contudo, tão logo foi cassado, reassumiu o cargo de:
  • Questão 12064.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

    O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.

    Em face dos custos elevados e das implicações éticas inerentes ao trabalho, o sequenciamento do genoma humano foi conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), dele sendo excluídas a iniciativa privada e cientistas e instituições de pesquisa de países emergentes ou pobres.
  • Questão 8616.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - COREN SP - VUNESP - 2013

  • Durante nove horas, o estudante de marketing David Miranda, de 28 anos, ficou preso numa sala do aeroporto Heathrow, em Londres, interrogado por sete policiais britânicos. Sob o constante aviso de que seria preso com base na lei antiterror, caso não “cooperasse”, só teve acesso a um advogado na última hora. (...) Namorado de Glenn Greenwald, colunista do jornal inglês The Guardian e autor de reportagens sobre (...), David Miranda vê a detenção como um recado a jornalistas que fazem reportagens com base em documentos do ex-analista da NSA Edward Snowden. (Época, 26.08.2013)
    Essas reportagens de Greenwald referem-se
  • Questão 12069.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • No Rio de Janeiro, quatro dias após ser atingido na cabeça por um rojão quando trabalhava na cobertura de manifestação contra o aumento de passagens de ônibus, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade teve a morte confirmada. Enquanto isso, na contramão de outras regiões, países africanos reforçam perseguição a homossexuais com novas leis. Aliás, a ausência de governantes de países importantes na abertura dos Jogos de Inverno de Sochi foi entendida como uma espécie de boicote a Vladimir Putin pelo modo como seu governo vem lidando com os direitos humanos. No campo das comunicações, o poder da rede mundial de computadores como instrumento de consciência política e de arregimentação para protestos tem levado dezenas de governos a censurá-la. A propósito, a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenam a violência do governo venezuelano contra os opositores que tomam as ruas.

    Considerando esses e outros aspectos típicos dos tempos atuais, julgue os itens

    Na Venezuela, Hugo Chávez, depois de vencer quatro pleitos presidenciais sucessivos e de identificar seu “bolivarianismo” como o “socialismo do século XXI”, conheceu a vigorosa resistência da oposição, que tomou as ruas de Caracas e das principais cidades do país.
  • Questão 12146.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - BRDE - AOCP - 2012

  • O processo de globalização foi impulsionado pelas multinacionais e pelos grandes mercados; algumas organizações de amplitude internacional e Estados poderosos também contribuíram. Assinale a alternativa cuja informação apresentada NÃO se identifica com o processo de globalização.
  • Questão 20360.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O que mais chama a atenção na presente crise econômico-financeira é o caráter de ineditismo de que se reveste, já que, pelo menos no século XX, nada parecido ou de grande magnitude chegou a abalar o capitalismo mundial.
  • Questão 9124.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - IGP SC - ADVISE - 2010

  • O mundo todo está noticiando que o Irã adiou a sentença de morte por apedrejamento da mulher que foi condenada por adultério e a Anistia Internacional teme que a pena de morte dessa mulher seja substituída por:
  • Questão 20449.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - ANS - FEC - 2010

  • “Mal saiu do ventre damãe, o pequeno Pedro Bub, de São Paulo, já era um doador de sangue. E não era um sangue qualquer: o líquido estava dentro do seu cordão umbilical,cheio de células-tronco, e seria jogado fora, mas foi recolhido para congelamento e poderá servir para curar alguém com leucemia.Esse tipo de doação, consentida pela mãe, tem crescido no Brasil. Já são seis bancos públicos que coletam e congelam o sangue, e até o início de 2011 está prevista a inauguração de mais sete, espalhados pelas principais capitais” .As células-tronco, presentes da vida embrionária à vida adulta,são responsáveis pela formação do embrião e também pela manutenção dos tecidos nos adultos.No início da vida embrionária,as células-tronco são virtualmente totipotentes. Células-tronco podem ser úteis na medicina, pois:
  • Questão 8259.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - SAP SP - VUNESP - 2013

  • Escolha praticamente pessoal do ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito eleito de São Paulo repete parte razoável da trajetória eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT). O estreante Haddad foi uma escolha do partido em lugar de outros membros, mais conhecidos e com trajetória eleitoral já experimentada.

    (http://noticias.terra.com.br/retrospectiva/noticias/0,,OI6258568­EI19298,00­ Petista+Fernando+Haddad+e+o+novo+prefeito+de+Sao+Paulo.html. Adaptado)

    Antes de sua candidatura a prefeito, Haddad ocupava o cargo de