Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 9433.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • A Polícia Federal desferiu um dos maiores golpes na
    história do tráfico de drogas sintéticas no Rio, cuja característica
    é muito distinta do praticado nos morros da cidade. Os policiais
    cumpriram mandados de prisão por todo o país - só no Rio
    foram utilizados 22 agentes e presas 42 pessoas, a maioria jovens
    de classe média alta moradores da Zona Sul. Eles utilizavam um
    esquema de mulas (pessoas usadas para transportar a droga), que
    levavam cocaína para o exterior e traziam ecstasy, LSD e haxixe.
    As operações se estenderam por Brasília, Paraná, Santa Catarina,
    Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Bahia e Pernambuco.

    Jornal do Brasil, 12/2/2009, p. A2 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a importância e as ramificações do tema nele abordado, julgue os itens seguintes.
  • Há consenso a respeito de que as atuais políticas de combate às drogas ilícitas têm obtido expressivo êxito, razão pela qual o consumo dessas substâncias vem caindo vertiginosamente, sobretudo nos Estados Unidos da América (EUA) e na Europa.
  • 2 - Questão 12148.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Assistente Administrativo - BRDE - AOCP - 2012
  • Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, assinale a alternativa correta.
  • 3 - Questão 9854.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Estudantes Universitários - SEE DF - CESPE - 2014
  • Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                             O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.
    A atual estagnação da economia brasileira, responsável pelo fechamento de postos de trabalho, explica o elevado número de jovens que não estudam nem trabalham.
  • 4 - Questão 6815.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Técnico Bancário - BANPARÁ - ESPP - 2012
  • Segundo foi divulgado na Folha Ilustrada de 11.02.12 (www1.folha.uol.com.br/ilustrada): “O Theatro Municipal começa na próxima quarta-feira (14.02) uma programação para lembrar os 90 anos da Semana de Arte Moderna, com música de câmara e sinfônica, balé e, sobretudo, duas óperas modernistas: "Magdalena", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e "Pedro Malazarte", de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)”

    Sobre a Semana de Arte Moderna, o Modernismo e seu contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.
  • 5 - Questão 9434.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • A Polícia Federal desferiu um dos maiores golpes na
    história do tráfico de drogas sintéticas no Rio, cuja característica
    é muito distinta do praticado nos morros da cidade. Os policiais
    cumpriram mandados de prisão por todo o país - só no Rio
    foram utilizados 22 agentes e presas 42 pessoas, a maioria jovens
    de classe média alta moradores da Zona Sul. Eles utilizavam um
    esquema de mulas (pessoas usadas para transportar a droga), que
    levavam cocaína para o exterior e traziam ecstasy, LSD e haxixe.
    As operações se estenderam por Brasília, Paraná, Santa Catarina,
    Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Bahia e Pernambuco.

    Jornal do Brasil, 12/2/2009, p. A2 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a importância e as ramificações do tema nele abordado, julgue os itens seguintes.
  • Sabe-se que, até agora, as organizações de tráfico internacional de drogas utilizam-se de aeroportos para suas operações, em razão das dificuldades com que se defrontam para agir nos grandes portos.
  • 6 - Questão 9122.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Auxiliar Médico Legal - IGP SC - ADVISE - 2010
  • Devido a um desabamento que aconteceu no nosso país vizinho, 34 funcionários de uma mina estão presos a uma profundidade de 300 metros e o resgate será o mais longo em toda a história do planeta, aproximadamente 3 meses, contudo, a equipe de resgate está tentando fazer com que esse período seja o mais curto possível. O desabamento dessa mina aconteceu:
  • 7 - Questão 19085.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar - APMBB - VUNESP - 2015
  • O Conselho de Reitores da USP, Unesp e Unicamp decidiu, em maio de 2014, não reajustar os salários de professores e funcionários, o que desencadeou a maior greve da história das três universidades paulistas, encerrada em setembro. O motivo alegado para o reajuste zero dos salários foi que
  • 8 - Questão 11375.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Agente de Polícia Federal - Polícia Federal - CESPE - 2014
  • Cássio, promotor de justiça, comprou pela Internet e
    recebeu por SEDEX dois novos tipos de drogas, maconha
    sintética e pentedrona. As drogas, encomendadas como parte
    de uma investigação sobre o tráfico na Internet, foram entregues
    no gabinete do promotor, no Fórum Criminal da Barra Funda,
    em São Paulo, maior complexo judiciário da América Latina.
    A encomenda foi postada em Fortaleza – CE, embora o sítio
    estivesse hospedado nos Estados Unidos da América (EUA).

    Folha de S.Paulo, 26/10/2014, p. C1 (com adaptações).

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
    considerando a relevância do tema por ele tratado no mundo
    contemporâneo, julgue o item seguinte.
  • O episódio narrado no texto remete ao fato de que as facilidades introduzidas pelas inovações tecnológicas não são apropriadas apenas pelo sistema produtivo, por instituições diversas ou pelas pessoas comuns, mas também o são pela extensa rede do crime organizado que atua em escala global.
  • 9 - Questão 8611.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Agente Administrativo - COREN SP - VUNESP - 2013
  • O Papa Bento XVI, em sua primeira aparição pública desde que anunciou sua renúncia, disse, nesta quarta-feira (13), que tomou a decisão de abandonar o pontificado “em plena liberdade, pelo bem da Igreja”.

    (http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2013/02/ papa-bento-xvi-diz-que-renunciou-pelo-bem-da-igreja.html, 13.02.2013)

    Segundo alguns analistas, além de problemas de saúde, essa renúncia estaria ligada
  • 10 - Questão 20356.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Nos Estados Unidos da América (EUA), desemprego e fome se espalham. Índice de desocupados chega a 22,6% em alguns casos. Insegurança alimentar atinge uma em cada 9 casas. A primeira reação costuma ser de espanto, e é seguida de uma pergunta: como é que os cidadãos do país mais rico do mundo podem chegar a um nível financeiro tão desesperador? Em seguida, surge entre eles próprios a segunda reação: lamentar-se, com uma dose de constrangimento misturada a outra de vergonha. Isso é perceptível até mesmo no jargão oficial do governo. Suas estatísticas mostram que, hoje, uma em cada nove residências é habitada por pessoas com "insegurança alimentar". Esse passou a ser o termo usado para se admitir, de forma menos chocante, que se trata de famílias que chegam a passar fome. O Globo, 15/2/2009, p. 34 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens de 11 a 20.
  • O cenário de crise, embora de extrema gravidade, parece não ter influído no recente processo eleitoral norte-americano, pois o governo Bush conseguiu eleger o candidato de seu partido, o republicano Barack Obama.