Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 8616.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Agente Administrativo - COREN SP - VUNESP - 2013
  • Durante nove horas, o estudante de marketing David Miranda, de 28 anos, ficou preso numa sala do aeroporto Heathrow, em Londres, interrogado por sete policiais britânicos. Sob o constante aviso de que seria preso com base na lei antiterror, caso não “cooperasse”, só teve acesso a um advogado na última hora. (...) Namorado de Glenn Greenwald, colunista do jornal inglês The Guardian e autor de reportagens sobre (...), David Miranda vê a detenção como um recado a jornalistas que fazem reportagens com base em documentos do ex-analista da NSA Edward Snowden. (Época, 26.08.2013)
    Essas reportagens de Greenwald referem-se
  • Questão 18071.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Tecnólogo de Administração - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • “Rolezinho” é um diminutivo de “rolê” ou “rolé” que, em linguagem informal, significa “fazer um pequeno passeio” ou “dar uma volta”, segundo os dicionários Aulete e Houaiss. Sobre o fenômeno social a que se atribui tal termo, pode-­se afirmar que
  • Questão 16797.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

    Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

    Apesar do dinamismo da economia cearense, houve redução substancial do número de empregos gerados no Ceará no penúltimo mês de 2013, o que o situou em posição desfavorável no conjunto da economia nordestina no período.
  • Questão 16377.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é conhecido por sua política repressiva e centralizadora. Entre os assuntos recentes que ganharam destaque internacional referentes a esse país, destaca-se:
  • Questão 12069.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • No Rio de Janeiro, quatro dias após ser atingido na cabeça por um rojão quando trabalhava na cobertura de manifestação contra o aumento de passagens de ônibus, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade teve a morte confirmada. Enquanto isso, na contramão de outras regiões, países africanos reforçam perseguição a homossexuais com novas leis. Aliás, a ausência de governantes de países importantes na abertura dos Jogos de Inverno de Sochi foi entendida como uma espécie de boicote a Vladimir Putin pelo modo como seu governo vem lidando com os direitos humanos. No campo das comunicações, o poder da rede mundial de computadores como instrumento de consciência política e de arregimentação para protestos tem levado dezenas de governos a censurá-la. A propósito, a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenam a violência do governo venezuelano contra os opositores que tomam as ruas.

    Considerando esses e outros aspectos típicos dos tempos atuais, julgue os itens

    Na Venezuela, Hugo Chávez, depois de vencer quatro pleitos presidenciais sucessivos e de identificar seu “bolivarianismo” como o “socialismo do século XXI”, conheceu a vigorosa resistência da oposição, que tomou as ruas de Caracas e das principais cidades do país.
  • Questão 20361.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A disseminação mundial da crise foi facilitada pela própria natureza da economia contemporânea, a globalização, caracterizada pela vigorosa interdependência entre os mais diversos setores da economia e as distintas regiões do planeta.
  • Questão 20358.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • No texto, a afirmação de que os EUA são o país mais rico do mundo é equivocada, porque essa posição foi perdida há algum tempo para a China, que, na atualidade, detém a liderança econômica e militar exercida pelos norte-americanos por várias décadas.
  • Questão 9457.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Na atualidade, os países latino-americanos que melhor se relacionam com os EUA são Cuba e Venezuela.
  • Questão 9845.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Estudantes Universitários - SEE DF - CESPE - 2014
  •   A transformação é complexa, mas obrigatória. Nas próximas décadas, ao que tudo indica, todos os centros urbanos do planeta serão obrigados a conviver com as consequências inevitáveis das mudanças climáticas. Se eventos antes excepcionais se tornarem de fato corriqueiros, as cidades despreparadas correrão o risco de entrar em colapso. Como a maior parte da atual infraestrutura urbana não foi originalmente pensada para suportar esse impacto, a palavra do momento é adaptação.

                            O Globo. Caderno Amanhã, 25/2/2014, p. 12 (com adaptações).

    Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o próximo item no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.
    Entre as consequências atribuídas às mudanças climáticas incluem-se temperaturas extremas, chuvas torrenciais e grandes inundações.