Questões de Concursos Atualidades com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Atualidades com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

É um dos mais isolados países da atualidade. Extremamente pobre, mas dono de arsenal atômico, divide a península em que está localizado com o vizinho próspero e democrático. Sua capital é Pyongyang, e o poder ditatorial, que passa de pai para filho, é hoje exercido por Kim Jong-um. Esse país chama-se
Texto associado.

Cássio, promotor de justiça, comprou pela Internet e
recebeu por SEDEX dois novos tipos de drogas, maconha
sintética e pentedrona. As drogas, encomendadas como parte
de uma investigação sobre o tráfico na Internet, foram entregues
no gabinete do promotor, no Fórum Criminal da Barra Funda,
em São Paulo, maior complexo judiciário da América Latina.
A encomenda foi postada em Fortaleza – CE, embora o sítio
estivesse hospedado nos Estados Unidos da América (EUA).

Folha de S.Paulo, 26/10/2014, p. C1 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
considerando a relevância do tema por ele tratado no mundo
contemporâneo, julgue o item seguinte.

O êxito da política antidrogas conduzida pelos EUA pode ser avaliado pelo desbaratamento dos cartéis criminosos que atuavam na América do Sul, o que livrou países como Colômbia e Bolívia, por exemplo, de poderosos grupos de narcotraficantes.
Apesar dos múltiplos pacotes de alívio tributário editados pelo governo, a carga brasileira de impostos mantém-se em alta e entre as maiores do mundo. Os tributos federais, estaduais e municipais subtraíram exatos 35,85% da renda nacional em 2012, segundo a Receita Federal. Entre as maiores economias emergentes, só a Argentina apresenta percentuais semelhantes. O maior obstáculo à queda da carga tributária é a elevação constante de gastos públicos.

Considerando o fragmento de texto acima e o tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

A expressão custo Brasil remete-se aos obstáculos que dificultam o crescimento econômico do país, entre os quais se incluem deficiência de infraestrutura e excessiva carga tributária.
O Brasil possui hoje 476 terras indígenas – incluindo aí ter­ras regularizadas, as homologadas e as reservas – num total de 105,1 milhões de hectares (quase um oitavo do território brasileiro). Essas terras correspondem a 42% das áreas usa­das pela agropecuária.

(Folha de São Paulo, http://goo.gl/kLzI1. 15.06.2013)

A respeito das questões recentes relativas à regularização de terras indígenas no Brasil, é correto afirmar que
Texto associado.

A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de
Barack Obama percorre a América Latina, enquanto os países
aguardam a definição da nova política americana para a região.
Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento,
existe, nessa região, uma consciência generalizada de que as
atenções do novo presidente americano estarão mais voltadas para
a crise econômica e as guerras no Afeganistão e no Iraque.
Problemas, no entanto, como a violência e o tráfico de drogas no
vizinho México devem requerer atenção especial de Obama,
enquanto países da região temem que um maior protecionismo à
economia americana afete seus tratados comerciais.

O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele tratado, julgue os itens seguintes.

De acordo com o texto, a política externa de Barack Obama estará centrada, desde o início e com atenção redobrada, na América Latina.
Após o fim da Guerra Fria, mais uma vez os Estados Unidos e a Rússia (antiga URSS) estão envolvidos em um conflito internacional. A política na Ucrânia passou a ser a principal motivação das divergências e envolve também a participação de outros países. Sobre a recente crise na Ucrânia, analise as afirmativas abaixo.

1) A atual crise na Ucrânia ocorre após dez anos da chamada “Revolução Laranja”, iniciada em meio a uma eleição fraudulenta para presidente.
2) As tensões entre os ucranianos tiveram início quando o governo se recusou a assinar um acordo para ampliar as relações comerciais com a União Europeia.
3) Para solucionar a crise, a União Europeia recomendou a anexação da região da Crimeia à Rússia.

Está(ão) correta(s) , apenas:
“Della Porta e Vanucci (1999) utilizam os resultados de um levantamento [survey] para demonstrar que [...], o país que possivelmente representa o caso de corrupção mais enraizada na Europa Ocidental, facilmente lidera as pesquisas de opinião comparada [Eurobarômetro] sobre os níveis de desconfiança no governo e insatisfação com o sistema político, conduzidas periodicamente pela Comissão Europeia.”

[POWER, J. T.; GONZÁLEZ, J. Cultura Política, CapitalSocial e Percepções sobre a Corrupção: umainvestigação quantitativa em nível mundial. In: Revistade Sociologia Política, Curitiba, n.21, nov. 2003, p.53]

Este país é a:
Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Em face dos custos elevados e das implicações éticas inerentes ao trabalho, o sequenciamento do genoma humano foi conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), dele sendo excluídas a iniciativa privada e cientistas e instituições de pesquisa de países emergentes ou pobres.
“Mal saiu do ventre damãe, o pequeno Pedro Bub, de São Paulo, já era um doador de sangue. E não era um sangue qualquer: o líquido estava dentro do seu cordão umbilical,cheio de células-tronco, e seria jogado fora, mas foi recolhido para congelamento e poderá servir para curar alguém com leucemia.Esse tipo de doação, consentida pela mãe, tem crescido no Brasil. Já são seis bancos públicos que coletam e congelam o sangue, e até o início de 2011 está prevista a inauguração de mais sete, espalhados pelas principais capitais” .As células-tronco, presentes da vida embrionária à vida adulta,são responsáveis pela formação do embrião e também pela manutenção dos tecidos nos adultos.No início da vida embrionária,as células-tronco são virtualmente totipotentes. Células-tronco podem ser úteis na medicina, pois:
Texto associado.

Em 22/7/2011, dois atentados na Noruega chocaram o mundo. Foi a maior tragédia no país desde a Segunda Guerra Mundial, deixando mais de setenta mortos e mais de sessenta feridos. Com relação a esses acontecimentos, julgue os itens a seguir.

O autor dos atentados alegou que lutava contra a crise econômica em seu país.