Questões de Concursos - Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A auditoria é a responsável pela avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente. Ela analisa, controla e autoriza os procedimentos médicos para fins de diagnose e condutas, respeitando-se a autonomia profissional de forma ética e moral. A respeito do sistema em auditoria, assinale a opção correta.

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza sistemas e redes como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e auditorias operacionais (in loco). Dos sistemas e redes de informações disponíveis, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS):

Nos serviços de saúde, a auditoria controla e avalia o grau de atenção efetivamente prestada pelo sistema, em comparação a um modelo definido, podendo ser operacional ou analítica.

Em relação à auditoria operacional, assinale a afirmativa correta.

Na auditoria de sistemas de gestão de serviços de enfermagem, as fontes de informações devem ser selecionadas por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços.

Tal atividade utiliza a(o)

De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, somente uma organização acreditada com nível 3 de qualidade

____________ é o serviço de auditoria realizado por profissional enfermeiro contratado pela operadora de planos de saúde. É responsável pela auditoria realizada dentro das instalações dos prestadores de serviço, pela análise de contas hospitalares, após a alta do paciente. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
De acordo com o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS) para escolha do percentual que será auditado (amostragem), considerar a representatividade e o quantitativo de Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) apresentado. A Unidade com mais de 500 AIH, o percentual a ser auditado será de:
A equipe de auditoria, após constatar irregularidade em uma conta hospitalar de um paciente X, verifica que há um motivo para aplicação de glosa total. De acordo o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) – Federal, um dos motivos para glosa total é:

Uma enfermeira auditora desenvolve um processo com foco nas mudanças no estado de saúde dos trabalhadores, atribuídas diretamente aos programas de promoção da saúde da empresa.

Desse modo, verifica-se que o que essa enfermeira faz denomina-se

Considerando os conceitos do processo de auditoria, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) É um processo sistemático, estruturado em duas etapas consecutivas, que são o planejamento da auditoria e a sua execução, podendo ou não ser elaborado relatório final.
( ) É um processo documentado, pois todos os seus procedimentos e produtos (papéis de trabalho, relatórios) devem ser registrados, segundo determinados padrões, de modo a assegurar sua revisão e a organização das constatações e evidências obtidas.
( ) A qualidade de um relatório de auditoria se deve essencialmente à boa escrita do auditor.
( ) É um processo de avaliação objetiva, signifcando que na execução de suas atividades, o auditor se apoiará em fatos e evidências que permitam o convencimento razoável da realidade ou a veracidade dos fatos, documentos ou situações examinadas, permitindo a emissão de opinião com bases consistentes.