Questões de Auditoria Governamental para Concursos

  • Questão 24423.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Auditor - CGE PI - CESPE - 2015

  • Julgue o item subsecutivo , referente a instrumento de fiscalização, planejamento e execução de auditorias no setor público.

    No planejamento da auditoria, devem estar previstos instrumentos de controle interno, como a aplicação de testes de observância e de testes de transações e saldos. Além disso, deve-se realizar a verificação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade para a avaliação dos riscos envolvidos na atividade de controle.
  • Questão 39812.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Auditor Público Externo - TCE MT - FMP - 2011

  • Escolha a aternativa cujas palavras completam correta e adequadamente as lacunas do período que segue.

    De acordo com as Normas de Auditoria do TCU (NAT), a auditoria de regularidade é instrumento de fiscalização utilizado para examinar a _________ e a ___________ dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial:
  • Questão 40332.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Analista de Controle Externo - TCE RJ - FEMPERJ - 2012

  • Em relação ao planejamento da Auditoria, o Manual de Auditoria Governamental do TCE-RJ dispõe que as auditorias devem ser planejadas de modo a garantir sua qualidade e executadas de forma econômica, eficiente, eficaz e oportuna. Para cumprir esses objetivos, o planejamento da auditoria deve:

    I. considerar os objetivos da auditoria e os procedimentos de verificação necessários para alcançá-los;
    II. certificar-se da efetividade dos sistemas de controle do órgão/entidade;
    III. requerer as providências tomadas com relação a constatações e recomendações de auditoria anteriores;
    IV. considerar a forma e o conteúdo dos relatórios de auditoria.

    Estão corretos os itens:
  • Questão 40277.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Analista de Controle - TCE PR - CESPE - 2016

  • A respeito de controles internos, de acordo com o Manual de Gerenciamento de Riscos Corporativos — Estrutura Integrada (COSO II), do Committee of Sponsoring Organization, assinale a opção correta.
  • Questão 14347.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Auditor Conselheiro Substituto - TCM GO - FCC - 2015

  • Cabe ao Auditor independente julgar e avaliar a necessidade de contratação do trabalho de pessoa ou organização em área de especialização, que não contabilidade ou auditoria, quando esse trabalho é utilizado para ajudar o Auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, bem como a utilização do trabalho de auditores internos do auditado. Contudo, o Auditor independente é o único responsável por expressar opinião de auditoria e a responsabilidade não é reduzida pela contratação de especialistas, sendo que a referência ao especialista do Auditor será feita no relatório de auditoria se houver
  • Questão 39808.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Auditor Público Externo - TCE MT - FMP - 2011

  • De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a afirmativa correta em relação à auditoria interna.
  • Questão 24424.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Auditor - CGE PI - CESPE - 2015

  • Com relação a evidências e achados de auditoria, comunicação de resultados e monitoramento, supervisão e controle de qualidade, julgue o item seguinte.

    Os relatórios de auditoria devem ser claros e concisos, com textos objetivos e conclusões convictas. Neles, devem ser evitadas expressões que denotem incerteza, tais como: “supõe-se”, “há indícios”, “esta equipe de auditoria entende que”.