← Início

Questões de Concursos - Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca da anatomia macroscópica do tronco, julgue o item a seguir.

O tronco isolado é limitado, na sua parte inferior, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix.
No que diz respeito a avaliação, julgue o item subsecutivo. 

A avaliação deve ser classificatória, pois é por meio dessa que se verifica a eficácia do ensino do professor em relação ao aprendizado de seus educandos.
As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

A contração do tecido muscular liso, geralmente situado na parede de vísceras ocas ou tubulares, resulta em diminuição do lúmen e deslocamento do conteúdo no seu interior.
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue o item que se segue.

A política de avaliação da educação superior, inicialmente orientada por uma concepção formativa e emancipatória das instituições, deslocou, a partir de 1995, o foco da avaliação institucional para a avaliação de cursos centrada em uma concepção regulatória do sistema de ensino e das instituições de educação superior.
O ponto antropométrico que representa a parte mais alta do crânio é chamado de:
Com relação a anatomia e fisiologia muscular, julgue o item seguinte.

O músculo bucinador localiza-se na margem orbital medial e atua como esfíncter da órbita fechando as pálpebras. 
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa. 

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir. 

O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.
Com relação à anatomia e à fisiologia humana, julgue os itens que se seguem.

Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise); entre a diáfise e cada epífise, situa- se a metáfise.
O corpo humano do adulto é formado por:
Julgue o item a seguir, considerando as políticas de avaliação educacional.

Cabe à União assegurar processos de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, em colaboração com os sistemas de ensino.