Questões de Avaliação de Documentos para Concursos

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  • 3 - Questão 26506 - Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Médio - Assistente - CNPQ - CESPE - 2011
  • O programa de gestão arquivística de documentos deve ter como base a política arquivística, a designação de responsabilidades e o contexto jurídico-administrativo, conforme a missão institucional e a legislação vigente. Nesse processo, o planejamento deve compreender o levantamento e a análise da realidade institucional, o estabelecimento das diretrizes e dos procedimentos a serem cumpridos pelo órgão ou entidade, o desenho do sistema de gestão arquivística de documentos e a elaboração de instrumentos e manuais. No planejamento do programa de gestão, uma das tarefas fundamentais a ser cumprida consiste na elaboração do código de classificação e da tabela de temporalidade. Com base nesses preceitos, julgue os itens seguintes, relativos ao código de classificação e à tabela de temporalidade.
  • Os prazos de guarda definidos para o arquivo intermediário na tabela de temporalidade correspondem aos valores informativos e probatórios dos documentos.
  • 6 - Questão 30889 - Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • Nenhum documento deve ser conservado por tempo maior do que o necessário para o cumprimento das atividades que o geraram.

    Dessa forma, o arquivista está sempre buscando a racionalização do ciclo documental trabalhando com processos de avaliação e seleção de documentos.

    Os objetivos desses procedimentos são os de estabelecer:
  • 7 - Questão 30887 - Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • Com relação às responsabilidades da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir.

    “Orientar e realizar o processo de ________, avaliação e ________ da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a destinação dos documentos”.