← Início

Questões de Concursos - Avaliação de Documentos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Avaliação de Documentos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

No Brasil, a principal referência teórica para a avaliação de documentos públicos se baseia na aplicação do conceito de valores.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Ano é a unidade de tempo utilizada na tabela de temporalidade para estabelecer o período de guarda dos documentos no arquivo intermediário.
Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

Schellenberg defende que a avaliação dos documentos públicos modernos é justificada pelo volume de documentos produzidos, principalmente em decorrência da expansão das atividades do Estado.
Acerca dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente para cumprir um fim administrativo, o que lhes confere, imediatamente, um valor primário.
Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A tabela de temporalidade dos documentos da atividade-fim acumulados pelo Ministério do Esporte deve ser submetida à aprovação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo, do Poder Executivo Federal.

A atividade de avaliação e seleção dos documentos arquivísticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá pautar-se nos princípios arquivísticos sistematizados. Julgue os itens a seguir, relativos a esses princípios.

O arquivista deve proceder à avaliação baseando-se em partes da documentação a ser avaliada, ou nas unidades administrativas, separadamente.

A avaliação documental é uma função típica adotada mundialmente no tratamento técnico de acervos arquivísticos. Em relação a essa função, julgue os itens que se seguem.

A aplicação da tabela de temporalidade permite eliminar documentos ainda no arquivo corrente.

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público somente poderá ocorrer após concluído o processo de avaliação conduzido pelas respectivas comissões permanentes de avaliação, que são as responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade, e será efetivada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

Julgue os próximos itens, acerca de arquivo e avaliação de documentos. Independentemente de sua natureza ou do suporte onde está registrada a informação, denomina-se documento sigiloso aquele que é produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica durante o exercício de suas atividades.

A avaliação de documentos

facilita os procedimentos operacionais de classificação dos documentos.