Questões de Concursos Avaliação de Documentos

  • Questão 48704.   Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Superior - Ministério do Esporte - CESPE - 2008

  • Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

    Schellenberg defende que a avaliação dos documentos públicos modernos é justificada pelo volume de documentos produzidos, principalmente em decorrência da expansão das atividades do Estado.
  • Questão 26505.   Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Médio - CNPQ - CESPE - 2011

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A tabela de temporalidade de documentos independe da realização de classificação para avaliar os documentos de arquivo.
  • Questão 48703.   Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Superior - Ministério do Esporte - CESPE - 2008

  •      Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

    Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

    A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
     
    O descarte de documentos feito a partir da identificação dos valores legais é o principal critério de avaliação de documentos públicos.
  • Questão 30888.   Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Superior - FIOCRUZ - FGV - 2010

  • Nos termos da Resolução CONARQ n. 22, de 30 de junho de 2005, que trata de diretrizes para a avaliação de documentos em instituições de saúde, e da temporalidade e destinação final dos prontuários de pacientes, compete à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos: