← Início

Questões de Concursos - Biblioteconomia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biblioteconomia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


No Brasil, o primeiro curso de biblioteconomia foi sediado na cidade do Rio de Janeiro, sob influência francesa. O segundo curso foi criado na cidade de São Paulo, sob influência da biblioteconomia norte-americana. Os perfis de formação desses cursos foram, respectivamente,

Um dos aspectos mais interessantes de "A estrutura das revoluções científicas", obra citada em todo o mundo, é a análise do papel dos fatores exteriores à ciência na erupção dos momentos de crise e transformação do pensamento científico e da prática correspondente. O autor desta obra é

Acerca da biblioteconomia, documentação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Denomina-se biblioteconomia a área do conhecimento que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o seu fluxo e os meios de processamento para acesso e uso otimizados.

Qual o principal objetivo de um sistema de gerenciamento de biblioteca?

Acerca de conceitos básicos de biblioteconomia, ciência da informação e documentação, julgue os itens subsequentes.

Em biblioteconomia e documentação, o termo documento pode ser empregado como equivalente ao termo suporte de dados.

Assinale o item que contém a definição tradicional da palavra “Documento”:

Com relação aos conceitos de biblioteconomia e ciência da informação, julgue os itens subsequentes. A teoria da informação, originariamente, teoria da recuperação da informação, se desenvolveu após a ciência da informação.

São consideradas partes internas de um livro:

Em 24 de dezembro de 2010 foi aprovada a Lei Nº 12.244 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País e promete causar mudanças no campo da Biblioteconomia para os próximos anos. De acordo com a lei “As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas”. Entre outros pontos, a lei determina que:

I. Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

II. Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, dois títulos para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

III. Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares [...] seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário, disciplinada pelas Leis nos 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 25 de junho de 1998.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um “filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem”. Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um