← Início

Questões de Concursos - Biologia Celular - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biologia Celular - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação à estrutura atômica, julgue os itens a seguir.

Considerando os elementos químicos conhecidos atualmente, tem-se que o número máximo de elétrons alojados na camada N é 32 elétrons.

“Existem cinco tipos básicos de lipoproteínas no sangue (e também na linfa). Suas nomenclaturas referem-se às suas densidades. Duas das mais conhecidas são o HDL e LDL. HDL é a abreviatura para lipoproteínas de alta densidade (High-Density Lipoproteins) e LDL para as de baixa densidade (Low-Density Lipoproteins). Concentrações elevadas de LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substâncias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução de artérias. Já concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Acredita-se que o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado. A elevação das concentrações do HDL é alcançada com exercícios, ausência do fumo, peso adequado, ingestão de fibras e redução no consumo de gorduras trans”. (Informações obtidas em http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/ 2012/03/19/a-diferenca-entre-ldl-e-hdl-colesterol/).

Segundo parte da bibliografia relativa ao assunto, concentrações baixas de HDL, inferiores a 40 mg/dL, aumentam o risco de doença cardiovascular. Uma pessoa apresenta 0,6 g de HDL por cada 2 litros de sangue. Esta pessoa:

Com base nos processos de decaimento, julgue os itens que se seguem.

O neutrino, que é ejetado na captura de elétrons, tem carga zero e massa semelhante à do próton.

Considerando os aspectos técnicos relacionados aos cortes que influenciam a interpretação da estrutura histológica, julgue os próximos itens.

Cristas interpapilares epidérmicas simulam neoplasia invasora quando aparecem em disposição transversal, circundadas inteiramente pelo tecido conjuntivo das papilas.

Considerando as estruturas celulares, analise as assertivas abaixo.

I - O axônio das células nervosas não apresenta o aparelho de Golgi e há pouquíssimos ribossomos, logo é praticamente inativo para síntese proteica.

II - As moléculas lipídicas da membrana plasmática possuem uma extremidade polar (hidrófila) e uma extremidade apolar (hidrófoba).

III - Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por acetonas e ácidos graxos.

IV - Para que ocorra a digestão no interior de uma ameba, é necessário que os fagossomos fundem-se aos lisossomos.

Estão corretas as assertivas

Com relação às rotas metabólicas anabólicas, é correto afirmar-se que

Considerando a importância da célula e suas especificidades, julgue os itens a seguir.

A análise filogenética da sequência de nucleotídeos do RNA dos ribossomos fornece dados que permitem inferir as modificações evolutivas que ocorreram nas células ao longo de bilhões de anos. Como resultado desses estudos, concluiu-se que existe relação entre diversificar primeiro e acumular mais modificações no seu RNA.
No que se refere às funções das estruturas celulares que constituem as células procarióticas e eucarióticas, julgue os itens seguintes. Mitocôndrias são organelas que exercem papel fundamental para a manutenção de uma célula eucariótica, porque promovem a síntese de ATP.

No citoplasma das células eucariontes, existem organelas com funções e estruturas específicas. Acerca das peculiaridades dessas organelas, julgue os itens seguintes.

Células eucariontes vegetais possuem semelhanças com células animais. Por exemplo, ambas possuem leucoplastos, que são organelas desprovidas de pigmentos.

No citoplasma das células eucariontes, existem organelas com funções e estruturas específicas. Acerca das peculiaridades dessas organelas, julgue os itens seguintes.

Microfibrilas são unidades monoméricas presentes na composição do citosol que se polimerizam e despolimerizam de modo reversível. Quando polimerizadas, conferem à região citoplasmática uma consistência fluida.