Questões de Biologia molecular Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Biologia molecular com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 385728. Biologia, Biologia molecular, Perito Criminal Federal, DPF, CESPE, 2013

Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue os itens a seguir.

As sequências repetitivas encontradas no genoma, como, por exemplo, CGG, se ocorrerem em regiões intrônicas, não causarão prejuízo ao indivíduo e não poderão ser usadas para identificação pessoal.

2Questão 379599. Biologia, Biologia molecular, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

Nas décadas de 80 e 90 do século passado, ocorreu uma revolução tecnológica importante na genética. Diferentes tipos de marcadores moleculares foram desenvolvidos, o que contribuiu para a melhoria dos mapas genéticos. Acerca dos marcadores moleculares, julgue os seguintes itens.

O cálculo da distância genética (ou inversamente, da similaridade genética) tem aplicação imediata no estudo da diversidade genética. Os dados de marcadores moleculares podem ser utilizados para medir distâncias entre pares de acessos, variedades, genitores, clones e linhagens. Há vários índices de distância e sua escolha vai depender somente da natureza do tipo de marcador.

3Questão 385669. Biologia, Biologia molecular, Biólogo, FMS PI, NUCEPE, 2011

Os conhecimentos biológicos têm afetado cada vez mais a vida das pessoas, seja pelas possibilidades de sua aplicação nos campos da produção de alimentos e da saúde, seja pelos conflitos morais e éticos decorrentes dessa aplicação. Esta interferência do homem na natureza se dá por meio da engenharia genética, com aplicação de técnicas moleculares. Sobre este tema, destaque a afirmação CORRETA:

4Questão 384176. Biologia, Biologia molecular, Biólogo, IFRN, FUNCERN, 2012

A tecnologia do DNA recombinante compreende um conjunto de técnicas que tornam possível a criação de combinações gênicas, normalmente, inexistentes na natureza. Para gerar uma molécula de DNA recombinante, faz-se necessário o uso de

5Questão 380370. Biologia, Biologia Molecular, Perito Policial, Polícia Civil ES, CESPE, Médio, 2006

Diversos microrganismos apresentam a capacidade de sintetizar substâncias tóxicas aos seres humanos. O estudo das características desses organismos e de suas toxinas permite que se desenvolvam métodos de prevenção, identificação e tratamento das intoxicações, e também que se elaborem aplicações úteis desses compostos.

Um exemplo típico de tal situação envolve o Clostridium botulinum, um bacilo Gram-positivo encontrado na natureza capaz de sintetizar uma toxina que apresenta DL50 de 300 pg/kg. Estudos mostram que esse organismo e sua toxina são responsáveis por milhares de casos de intoxicação e podem ser usados como armas biológica e química e como medicamento. A identificação do microrganismo é útil tanto no reconhecimento de focos de intoxicação quanto na possível caracterização de sua modificação e uso como arma biológica. Nesse aspecto, diversas técnicas de biologia molecular se apresentam como ferramentas importantes. A toxina botulínica tipo A, um biopolímero composto de aminoácidos, sintetizado em microrganismos pela tradução de material genético, apresenta uma pequena região com a seqüência de aminoácidos Val-Ile-Ile-Gly-Pro, obtida a partir da seqüência de RNA mensageiro GUAAUAAUAGGACCA. Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.

O processo de clonagem de um microrganismo compreende o isolamento de um gene de um indivíduo, a amplificação desse gene e a inserção do material amplificado em plasmídeos, para inserção em outro indivíduo.

6Questão 383120. Biologia, Biologia molecular, Professor II, SEE SP, FCC, 2011

A atividade dos genes requer a participação de proteínas específicas - fatores de transcrição - que atuam sobre regiões reguladoras desencadeando e modulando o nível de transcrição. Essa atividade é medida pela ação da enzima polimerase do RNA, cujo produto direto são moléculas de RNA mensageiro que migram para o citoplasma, onde estruturas chamadas ribossomos traduzem as informações contidas nessas moléculas em proteínas específicas.

A ausência de fatores de transcrição em uma célula pode causar

7Questão 381655. Biologia, Biologia molecular, Policial Civil Perito, CPC PA, CESPE, 2007

Texto para as questões de 21 a 25.

Ao se analisar a evolução das estratégias para determinação de identidade genética, que se tornaram um procedimento sensível e informativo, pode-se notar três fases: uma inicial, após a descrição de um marcador voltado ao polimorfismo genético em 1980, que deu origem às impressões digitais de DNA, com a aplicação de técnicas de polimorfismo de tamanho dos fragmentos de restrição - restriction fragment length polymorphism (RFLP) -; uma segunda fase de incorporação de novas técnicas, no final da década de 80 do século XX, que permitiu um significativo aumento na sensibilidade dos métodos e a conseqüente identificação de indivíduos com amostras colhidas de fragmentos de unhas, goma de mascar etc.; e uma terceira etapa, mais recente, cuja ênfase foi a padronização metodológica e estatística e a geração de bancos de dados.

Considerando os métodos de maior sensibilidade mencionados no texto, incluindo o da reação em cadeia da polimerase - polymerase chain reaction (PCR) -, assinale a opção correta.

8Questão 381941. Biologia, Biologia molecular, Pesquisador, INPI, CESPE, 2006

Considerando que a replicação do DNA é o processo de autoduplicação do material genético que permite a transmissão das características hereditárias para gerações futuras, assinale a opção correta.

9Questão 383847. Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando os diversos aspectos da reação em cadeia da polimerase, julgue os itens que se seguem.

A amplificação de DNA observada em uma reação de PCR (Polymerase Chain Reaction) é comparável ao processo de síntese de DNA que ocorre, de forma intensa, durante a telófase, na divisão celular.

10Questão 60389. Medicina, Biologia Molecular, Ensino Superior

Das alternativas seguintes, a amostra preferida para a extração de DNA é: