Questões de Concursos - Biologia molecular - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biologia molecular - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Estudos publicados nos últimos anos demonstram a eficácia da terapia celular, cujo princípio é o de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir aquelas perdidas por doença ou que não funcionam adequadamente devido a um defeito genético.

Considerando as aplicações dessa metodologia, está correto afirmar que as células utilizadas na terapia celular devem

Em relação aos vetores, elementos essenciais para o sucesso da engenharia genética, julgue os itens subseqüentes.

Os cosmídios, vetores específicos para a transformação de leveduras, podem ser utilizados para clonar fragmentos que vão de 100 kb a 2.000 kb.

Em laboratórios de biologia molecular, freqüentemente são realizados experimentos com microrganismos. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Microrganismos de espécies diferentes podem trocar fragmentos de DNA entre si.

A EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF), uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, faz parte de um projeto internacional, que tem como objetivo desenvolver novas metodologias e aperfeiçoar as já existentes para análise de riscos ambientais de organismos geneticamente modificados - (OGM). Um workshop desse projeto foi realizado e teve como objetivo treinar os participantes para atuarem em três áreas principais: fluxo de genes; efeitos sobre a biodiversidade e insetos não-alvo; e manejo de resistência de insetos e plantas daninhas.

A partir das informações do texto acima e considerando uma situação hipotética em que tenha sido produzido um vegetal geneticamente modificado, apresentando como conseqüências da modificação genética maior capacidade de sintetizar carboidratos, planta de menor tamanho e maior resistência aos insetos predadores naturais, julgue os próximos itens.

O crescimento de microrganismos em meio de cultura visando a obtenção de plasmídios para modificação genética de outros organismos somente pode ser realizado para gram-positivos.

Considerando as teorias sobre a evolução e suas relações com as biomoléculas, julgue os itens subseqüentes.

A maioria das DNA glicosilases reconhece lesões específicas, como a adenina metilada na posição 3. Existe bastante homologia entre DNA glicosilases de Escherichia coli e de eucariotos.

Considerando, ainda, aspectos da biologia molecular, assinale a opção correta.

Um tema que vem sendo pesquisado e discutido desde a introdução dos organismos geneticamente modificados (OGMs) é a possibilidade de co-existência entre estes e a agricultura orgânica. De acordo com dados atuais, essa co-existência é extremamente problemática, e a agricultura orgânica tende a uma drástica redução nas regiões de cultivo extensivo de OGMs. Paralelamente à questão social, a contaminação por parte dos OGMs tem sido também alvo de investigações e, até o momento, não há consenso com relação ao tema. Relatos de escape gênico, isto é, de pólen de plantas transgênicas participando da polinização de não-OGM, podem ser encontrados com freqüência na literatura. Considerando esse assunto e temas a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes.

A conseqüência direta do escape gênico em plantações orgânicas é a possibilidade de encontro de material genético alheio à espécie em cultivo.
Das alternativas seguintes, a amostra preferida para a extração de DNA é:

Em um laboratório de biologia molecular é utilizada uma metodologia cujas principais etapas são as seguintes.

I. obtenção do RNA de fita simples a ser amplificado

II. anelamento de um primer (aqui chamado de P1) ao RNA obtido em I

III. ação de transcriptase reversa

IV. ação de RNAse H

V. anelamento de um segundo primer (P2)

VI. ação de DNA polimerase

VII. ação de T7 RNA polimerase

VIII. repetição do processo de amplificação Todo o processo é conduzido a 41 ºC e o nível de amplificação obtido é de 10 9 . O tampão que contém a enzima RNAse H é preparado a partir de um pó, que é diluído na concentração de 1 g/L para se obter uma solução estoque, a qual é diluída 10 vezes para produzir a solução para uso no experimento.

Considerando esse procedimento e as bases de biologia molecular, julgue os itens a seguir.

Ao final da etapa III, obtém-se uma fita de RNA anti-senso.

A síntese de proteínas nas células envolve a transcrição e a tradução, que são processos