Questões de Biomedicina para Concursos

Resolva Questões de Biomedicina para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q41957.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Para avaliação da atividade antimicrobiana de um extrato pelo método de microdiluição, utilizou-se inicialmente a concentração de 2mg/mL de extrato que foi diluída serialmente em 1:2 até o décimo tubo. Foi introduzido o inóculo bacteriano em turvação correspondente à escala 0,5 de MacFarland e incubado em estufa bacteriológica a 35ºC   1ºC por 24h. A leitura foi realizada e a turbidez apareceu a partir do quinto poço. Tendo em mãos estas informações, podemos afirmar que a CIM do extrato frente à cepa bacteriana testada é de:
  • 2 - Q41954.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Nas diarreias bacterianas, os sintomas relatados pelo paciente durante a anamnese e descritos na solicitação, auxiliam o técnico de laboratório desde o momento da escolha dos meios até na hora do diagnóstico, minimizando o trabalho da coprocultura. Com base nisso complete corretamente as frases abaixo:
    A síndrome coleriforme possui um mecanismo................ com ................ resultando em .................... . Um exemplo de bactéria causadora deste quadro é a (o) ................... .
    - Por outro lado a síndrome disenteriforme possui mecanismo ................ com .................... resultando em .................. . Um exemplo de bactéria causadora deste quadro é a(o) .................... .

    A sequência correta é:
  • 3 - Q41960.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Sobre a coleta de material clínico para exame microbiológico e a avaliação do resultado da cultura, devemos considerar como INCORRETA a seguinte premissa:
  • 4 - Q41940.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Extratos vegetais são preparações líquidas ou em pó, obtidas da retirada dos princípios ativos das drogas vegetais por diversas metodologias. São realizados de acordo com a composição química da planta por diversos solventes e diferentes métodos, sendo os principais a maceração e percolação e a turbólise. Ao final de tempos diversos obtém-se a tintura ou o extrato fluido podendo posteriormente ser evaporado pelo técnico, para eliminação do solvente e obtenção do extrato seco. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, leia as frases abaixo e responda a letra que corresponde às respostas corretas (C) e erradas (E):

    I- Na extração vegetal, além dos princípios ativos da planta, obtemos quantidades variadas de excipientes como amido, carboximetilcelulose entre outros. ( )
    II- Como as possibilidades de extração são diversas, resultam produtos distintos em qualidade e concentração de ativos, como resultados terapêuticos igualmente variáveis. ( )
    III- A turbólise promove rompimento drástico das paredes celulares e, por isso, é recomendada quando se trata de materiais de elevada dureza, propiciando a ação de solventes. ( )
    IV- Na maceração, o vegetal é deixado em contato com o líquido usado para dissolver o princípio bioativo, como a água, álcool ou óleo, em temperatura ambiente por tempo variável. ( )
    V- Na percolação o líquido extrator é que passa pela planta moída, possibilitando assim, uma das formas mais eficientes de extração. ( )

    As afirmativas de I a V são, respectivamente:
  • 5 - Q41950.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • A realização das colorações bacterianas para visualização em microscopia ótica luminosa, tem extrema importância no diagnóstico de algumas infecções humanas. Portanto, o conhecimento do fundamento de cada uma das técnicas é primordial para a boa formação do técnico no laboratório de microbiologia. Considerando essa necessidade, o fundamento do método de Ziehl-Neelsen se baseia na:
  • 6 - Q41944.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • A biotecnologia pode ser usada na produção de fármacos, denominados biofármacos. Sobre o processo de produção podemos afirmar que:

    I- Todos os antimicrobianos no mercado mundial são obtidos por processos biotecnológicos modernos.
    II- É padrão utilizar micro-organismos considerados patogênicos na produção de biofármacos.
    III- Os processos biotecnológicos podem ser divididos em biotecnologia tradicional e moderna.
    IV- Bactérias e leveduras são empregadas rotineiramente em biotecnologia.

    Das afirmativas acima, estão corretas:
  • 7 - Q41962.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • O controle de micro-organismos se refere às diferentes formas de se inibir, reduzir, eliminar ou remove-los. O método de escolha, depende do que o técnico pretende fazer e do tipo de material onde o organismo está presente. Este controle pode ser realizado através de métodos físicos ou químicos. Sobre as formas físicas de controle microbiano é correto afirmar que:
  • 8 - Q41949.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • No processo para cultura de uma amostra biológica, o tempo entre a coleta e a semeadura do material clínico é crítico para a qualidade do exame. Para minimizar as alterações no resultado utilizamos meios de transporte como Amies e Stuart. Sobre estes meios podemos afirmar que:

    I- podem conter carvão ativado para neutralizar os ácidos graxos.
    II- o meio de Stuart foi elaborado a partir do meio de Amies melhorando sua performance.
    III- o cloreto de sódio no meio de Amies possibilita a melhor conservação de Neisseria gonorrhoeae.
    IV- é preciso controlar a qualidade destes meios a fi m de evitar problemas analíticos.

    Das afirmativas acima, estão corretas:
  • 9 - Q41936.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • O chefe do laboratório de microbiologia entrega ao técnico uma bactéria já isolada para que ele realize o cultivo e avisa que se trata de um micro-organismo anaeróbio facultativo, quimiolitotrófico e psicrófilo. O técnico deverá então proceder com a amostra semeando em meio de cultura:
  • 10 - Q41945.   Medicina - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Numa cultura qualitativa de urina o técnico detectou a presença da bactéria Proteus penneri que possui importância clínica em infecções nas vias urinárias. Esta identificação se justifica com base nas seguintes provas bioquímicas: