Questões de Biomedicina - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Biomedicina com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 384766. Biologia, Biomedicina, Instituto Quadrix, 2017

A respeito dos métodos para determinação dos níveis ou da atividade de enzimas, julgue os próximos itens. O zimograma é um método que consiste na detecção qualitativa da atividade de lipase secretada em meio sólido contendo ágar, meio de cultivo e substrato.

2Questão 41951. Medicina, Biomedicina, Técnico em Saúde Pública, FIOCRUZ, Ensino Médio, 2016

A Tigeciclina é um fármaco utilizado na clínica para tratamento de diversas infecções. Sabe-se que o mesmo é considerado um antimicrobiano de amplo espectro, porém algumas bactérias possuem resistência intrínseca à sua atividade. Uma bactéria que apresenta esse perfil de resistência é a (o):

3Questão 383085. Biologia, Biomedicina, Engenheiro Biomédico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Uma perfeita adaptação entre o implante dental e o pilar protético é um requisito básico para o sucesso, a longo prazo, das reabilitações orais. Existe consenso sobre o fato de que deva ocorrer um perfeito vedamento entre o implante e o pilar, a fim de evitar saucerização, afrouxamento de parafuso e gap, assegurando que os tecidos periimplantares possam desempenhar normalmente suas funções. Essas características se referem às conexões do tipo

4Questão 383646. Biologia, Biomedicina, Biomédico, HUJB UFCG PB, AOCP, Ensino Superior, 2017

Foi admitida, no pronto-socorro de um hospital, uma mulher de 80 anos com história de parestesias em membros inferiores, piora cognitiva progressiva e queda do estado geral. Na admissão, apresentavase em regular estado geral, descorada, hiporresponsiva e confusa. Nos exames laboratoriais, apresentava HB de 8,4 g/dL, VCM de 110 fl, vitamina B12 diminuída (182 pg/mL) e TSH normal. Dado o diagnóstico principal de Anemia Perniciosa, iniciou-se doses de vitamina B12. Qual é a definição para Anemia Perniciosa?

5Questão 384520. Biologia, Biomedicina, Biomédico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. Uma vantagem da cromatografia líquida em relação à cromatografia gasosa é a possibilidade de análise, na primeira, de compostos termolábeis, sem a necessidade de derivatização prévia da amostra.

6Questão 382906. Biologia, Biomedicina, Engenheiro Biomédico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Os bisturis elétricos são equipamentos portáteis que geram e aplicam tensões elétricas de alta frequência e alta potência. Produzem aquecimento local instantâneo e controlado para realizar cortes e estancar sangramentos (hemostasia). São usados como complemento ou alternativa aos bisturis convencionais durante procedimentos cirúrgicos. Sobre as características dos bisturis elétricos, analise as afirmativas abaixo.

I Não permitem fazer o corte e a coagulação (hemostasia) simultaneamente.

 II Permitem acesso mais fácil a determinados locais cirúrgicos (nos casos de endocirurgias e laparoscopias).

III Minimizam o risco de disseminação de células doentes porque as destroem através do calor.

 IV São ineficientes em estancar hemorragias (efeito hemostático), não sendo indicados em intervenções em órgãos muito vascularizados.

As afirmativas que dizem respeito efetivamente a características dos bisturis elétricos são

7Questão 384443. Biologia, Biomedicina, Biomédico, HUJB UFCG PB, AOCP, Ensino Superior, 2017

O que ocorre na Diabetes Tipo I?

8Questão 384729. Biologia, Biomedicina, CESPE, 2017

Com relação à microbiologia médica, julgue os itens subsequentes. O diagnóstico preciso de infecções virais associado ao tratamento médico adequado tende a reduzir o uso indevido de antibióticos.

9Questão 386211. Biologia, Biomedicina, Engenheiro Biomédico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A equipe da engenharia biomédica recebeu um chamado técnico, vindo do pronto socorro, para verificar o mau funcionamento do monitor multiparâmetros que apresentava interferências na leitura do SpO2 (saturação do oxigênio no sangue). Chegando ao local, a equipe verificou que a paciente recém admitida ainda estava usando brincos, colar, esmaltes nas unhas, pulseiras e sapatos. Após avaliar o equipamento, o técnico da engenharia clinica (EC) informou à enfermeira de plantão que o equipamento estava em ordem, e a interferência na leitura do SpO2 certamente se devia a

10Questão 41937. Medicina, Biomedicina, Técnico em Saúde Pública, FIOCRUZ, Ensino Médio, 2016

Conhecer as bactérias potencialmente patogênicas e reconhecer a possibilidade de estar frente a esses agentes numa análise laboratorial de material clínico, é de suma importância na prática do laboratório de microbiologia. Portanto, algumas espécies bacterianas podem ser relacionadas às características definidas abaixo:

I. Cocos Gram negativos (podem causar DST);
II. Bastonetes Gram positivos (podem causar paralisia flácida);
III. Cocos Gram positivos (catalase positivos);
IV. Bastonetes Gram negativos (Muito envolvido em infecção urinária); V. Espiroqueta (causa doença sistêmica, mas tem tropismo pelo fígado e rins);

A sequência correta destas espécies bacterianas, de cima para baixo, é: