Questões de Biomedicina para Concursos

Resolva Questões de Biomedicina para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 41940.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Extratos vegetais são preparações líquidas ou em pó, obtidas da retirada dos princípios ativos das drogas vegetais por diversas metodologias. São realizados de acordo com a composição química da planta por diversos solventes e diferentes métodos, sendo os principais a maceração e percolação e a turbólise. Ao final de tempos diversos obtém-se a tintura ou o extrato fluido podendo posteriormente ser evaporado pelo técnico, para eliminação do solvente e obtenção do extrato seco. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, leia as frases abaixo e responda a letra que corresponde às respostas corretas (C) e erradas (E):

    I- Na extração vegetal, além dos princípios ativos da planta, obtemos quantidades variadas de excipientes como amido, carboximetilcelulose entre outros. ( )
    II- Como as possibilidades de extração são diversas, resultam produtos distintos em qualidade e concentração de ativos, como resultados terapêuticos igualmente variáveis. ( )
    III- A turbólise promove rompimento drástico das paredes celulares e, por isso, é recomendada quando se trata de materiais de elevada dureza, propiciando a ação de solventes. ( )
    IV- Na maceração, o vegetal é deixado em contato com o líquido usado para dissolver o princípio bioativo, como a água, álcool ou óleo, em temperatura ambiente por tempo variável. ( )
    V- Na percolação o líquido extrator é que passa pela planta moída, possibilitando assim, uma das formas mais eficientes de extração. ( )

    As afirmativas de I a V são, respectivamente:
  • Questão 41955.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Na prospecção fitoquímica, podemos detectar as classes de substâncias majoritárias existentes no extrato de uma determinada planta. Tais classes são responsáveis por diferentes atividades neste material, EXCETO na relação abaixo indicada:
  • Questão 41936.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • O chefe do laboratório de microbiologia entrega ao técnico uma bactéria já isolada para que ele realize o cultivo e avisa que se trata de um micro-organismo anaeróbio facultativo, quimiolitotrófico e psicrófilo. O técnico deverá então proceder com a amostra semeando em meio de cultura:
  • Questão 41938.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • A análise das características morfotintoriais bacterianas exige muita observação e cautela, pois uma falha nesta fase pode representar um erro analítico grave. Com base na sua experiência nessa área, e considerando que nesta questão podermos ter vários micro-organismos com perfis morfotintoriais semelhantes, ou mesmo, a descrição de perfis que não se encaixem em nenhuma bactéria da lista, correlacione as duas colunas:

    1-Cocos Gram positivos
    2-Cocos Gram negativos
    3-Bastonetes Gram positivos
    4-Bastontes Gram negativos
    5-Espirilos

    ( ) Leptospira interrogans
    ( ) Streptococcus pyogenes
    ( ) Bacillus cereus
    ( ) Salmonella Typhi
    ( ) Bacillus anthracis
    ( ) Shigella sonnei
    ( ) Treponema pallidum
    ( ) Moraxella catarrhalis
    ( ) Staphylococcus aureus
    ( ) Neisseria gonorrhoeae

    A sequência correta, de cima para baixo, é:
  • Questão 41951.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • A Tigeciclina é um fármaco utilizado na clínica para tratamento de diversas infecções. Sabe-se que o mesmo é considerado um antimicrobiano de amplo espectro, porém algumas bactérias possuem resistência intrínseca à sua atividade. Uma bactéria que apresenta esse perfil de resistência é a (o):
  • Questão 41949.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • No processo para cultura de uma amostra biológica, o tempo entre a coleta e a semeadura do material clínico é crítico para a qualidade do exame. Para minimizar as alterações no resultado utilizamos meios de transporte como Amies e Stuart. Sobre estes meios podemos afirmar que:

    I- podem conter carvão ativado para neutralizar os ácidos graxos.
    II- o meio de Stuart foi elaborado a partir do meio de Amies melhorando sua performance.
    III- o cloreto de sódio no meio de Amies possibilita a melhor conservação de Neisseria gonorrhoeae.
    IV- é preciso controlar a qualidade destes meios a fi m de evitar problemas analíticos.

    Das afirmativas acima, estão corretas:
  • Questão 41937.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Conhecer as bactérias potencialmente patogênicas e reconhecer a possibilidade de estar frente a esses agentes numa análise laboratorial de material clínico, é de suma importância na prática do laboratório de microbiologia. Portanto, algumas espécies bacterianas podem ser relacionadas às características definidas abaixo:

    I. Cocos Gram negativos (podem causar DST);
    II. Bastonetes Gram positivos (podem causar paralisia flácida);
    III. Cocos Gram positivos (catalase positivos);
    IV. Bastonetes Gram negativos (Muito envolvido em infecção urinária); V. Espiroqueta (causa doença sistêmica, mas tem tropismo pelo fígado e rins);

    A sequência correta destas espécies bacterianas, de cima para baixo, é:
  • Questão 41960.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Sobre a coleta de material clínico para exame microbiológico e a avaliação do resultado da cultura, devemos considerar como INCORRETA a seguinte premissa:
  • Questão 41957.   Conhecimentos Específicos - Biomedicina - Nível Médio - Técnico em Saúde Pública - FIOCRUZ - 2016
  • Para avaliação da atividade antimicrobiana de um extrato pelo método de microdiluição, utilizou-se inicialmente a concentração de 2mg/mL de extrato que foi diluída serialmente em 1:2 até o décimo tubo. Foi introduzido o inóculo bacteriano em turvação correspondente à escala 0,5 de MacFarland e incubado em estufa bacteriológica a 35ºC   1ºC por 24h. A leitura foi realizada e a turbidez apareceu a partir do quinto poço. Tendo em mãos estas informações, podemos afirmar que a CIM do extrato frente à cepa bacteriana testada é de: