Biomedicina - Questões de Concursos com Gabarito

Questões para Provas de Concursos Públicos - Biomedicina - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas Grátis.

Compartilhe:

Um biomédico deseja obter leucócitos polimorfonucleares isolados dos demais componentes celulares do sangue humano utilizando soluções com diferentes densidades. A separação das células deve ser realizada de modo a evitar o desencadeamento de mecanismos que causem a morte celular ou ativem a produção de espécies reativas de oxigênio por essas células. Os tubos a serem usados para essa atividade resistem a temperaturas de até 200 ºC.

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os seguintes itens.

Caso as camadas com os diferentes tipos celulares, obtidas após a centrifugação, fossem submetidas à análise por citometria de fluxo, observando-se apenas o espalhamento frontal e o lateral, seria possível avaliar de maneira relativa o tamanho e a granularidade das células.
No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. Uma vantagem da cromatografia líquida em relação à cromatografia gasosa é a possibilidade de análise, na primeira, de compostos termolábeis, sem a necessidade de derivatização prévia da amostra.

Um biomédico deseja obter leucócitos polimorfonucleares isolados dos demais componentes celulares do sangue humano utilizando soluções com diferentes densidades. A separação das células deve ser realizada de modo a evitar o desencadeamento de mecanismos que causem a morte celular ou ativem a produção de espécies reativas de oxigênio por essas células. Os tubos a serem usados para essa atividade resistem a temperaturas de até 200 ºC.

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os seguintes itens.

A microscopia óptica pode ser utilizada para a confirmação do tipo de célula isolada. Nesse caso, utilizam-se corantes para a visualização do núcleo multilobulado da célula.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. O teste químico comumente utilizado para a avaliação semiquantitativa da glicose é o de Benedict, que se baseia na reação de uma solução alcalina de sulfato de cobre, a quente, que oxida substâncias redutoras da urina (glicose, frutose, entre outras) com a redução do íon cúprico a íon cuproso, o que resulta na formação de hidróxido cuproso ou óxido cuproso.

Os bisturis elétricos são equipamentos portáteis que geram e aplicam tensões elétricas de alta frequência e alta potência. Produzem aquecimento local instantâneo e controlado para realizar cortes e estancar sangramentos (hemostasia). São usados como complemento ou alternativa aos bisturis convencionais durante procedimentos cirúrgicos. Sobre as características dos bisturis elétricos, analise as afirmativas abaixo.

I Não permitem fazer o corte e a coagulação (hemostasia) simultaneamente.

 II Permitem acesso mais fácil a determinados locais cirúrgicos (nos casos de endocirurgias e laparoscopias).

III Minimizam o risco de disseminação de células doentes porque as destroem através do calor.

 IV São ineficientes em estancar hemorragias (efeito hemostático), não sendo indicados em intervenções em órgãos muito vascularizados.

As afirmativas que dizem respeito efetivamente a características dos bisturis elétricos são

Em relação à principal diferença entre a membrana citoplasmática das células eucarióticas e procarióticas, podemos afirmar que as últimas NÃO possuem:
A metemoglobina é uma forma modificada da hemoglobina que é incapaz de se ligar ao oxigênio. Essa modificação é resultante da presença, na água, de uma concentração elevada de
Organela de grande importância para as células, onde ocorrem reações metabólicas aeróbias, a mitocôndria apresenta uma solução gelatinosa de enzimas, substratos, cofatores e íons em seu interior. Tal solução gelatinosa é:

Antígenos são substâncias capazes de provocar uma resposta imunológica. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.

I. Os antígenos com maior peso molecular, em geral, têm alta capacidade antigênica devido a sua complexidade estrutural e os sítios de ligação.

II. Determinante antigênico é a parte ativa da molécula, a porção que determina a resposta imunológica. Favorecem o reconhecimento às regiões específicas do TCR?s e anticorpo.

III. Os epítopos, quando localizados nas porções internas, não têm contato com o sistema imunológico, só provocam uma resposta quando exteriorizados.

Assinale a alternativa correta.

Os cilindros são elementos presentes no sedimento urinário. São formados nos túbulos contorcidos distais e no ducto coletor. Sua aparência é influenciada por materiais presentes no filtrado sanguíneo, pela estase urinária, acidez e presença de células. Em relação à composição, formação e morfologia dos cilindros, considere as afirmativas abaixo.

I Os cilindros de células epiteliais se formam a partir da agregação da proteína de Tamm-Hosfall às fibrilas proteicas das células tubulares durante sua passagem nos túbulos distais. A presença desses cilindros na urina não tem significado clínico.

 II Os cilindros hialinos são formados pela gelificação da proteína de Tamm-Horsfall e têm índice de refração semelhante ao da urina, por isso, são de visualização difícil nos exames de rotina de urina.

 III Os cilindros hemáticos estão, principalmente, relacionados a danos causados ao glomérulo, que permitem a passagem das células através da membrana glomerular; no entanto, qualquer dano à estrutura capilar do néfron pode causar a sua formação.

 IV Os cilindros céreos são representativos da poliúria. A matriz brilhante e altamente refringente é causada por degeneração de elementos celulares ou grânulos contidos em seu interior.

Estão corretas as afirmativas