← Início

Questões de Concursos - Bioquímica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Bioquímica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Uma série de variações baseadas na técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) têm sido descritas na literatura e estão, atualmente, padronizadas para o uso em diagnóstico. Como pode ser descrita, sumariamente, a variação “Nested PCR”? 
Analise as características fisiológicas e/ou bioquímicas dos espécimes clínicos abaixo.Qual delas corresponde ao fungo Candida albicans
Uma unidade de medida frequentemente utilizada para expressar a atividade enzimática é a unidade internacional “U” expressa por volume de amostra (U/L). Esta unidade internacional é definida pela quantidade de  
O luminol (5-amino-2,3-dihidro-1,4-ftalizinadiona), utilizado em um teste muito sensível que detecta traços de sangue em cenas de crimes, sob algumas condições, faz parte de um processo luminescente. No que se refere ao processo de excitação na luminescência, é correto afirmar que, na quimiluminescência, a excitação ocorre por
Aproximadamente metade da população mundial é portadora de H. pylori, sendo que, no Brasil, a prevalência da infecção é de aproximadamente 60%. A infecção está associada com diversas doenças, como úlcera péptica, adenocarcinoma gástrico e linfoma gástrico tipo MALT. Sabe-se que a erradicação da infecção não é simples e os esquemas terapêuticos necessitam de múltiplos agentes farmacológicos. Acerca do microrganismo, diagnóstico e tratamento da infecção gerada pelo H. pylori, assinale a alternativa correta.
Uma fórmula requer 0,1 mol de hidróxido de sódio (NaOH). Calcule a massa em gramas que se deve pesar de NaOH. (considere a massa molar de NaOH = 40,0 g).
A análise volumétrica consiste na medida de volume de determinada solução de concentração conhecida, necessário para reagir com o constituinte em análise (analito). Em relação à análise volumétrica, assinale a alternativa correta.
A síndrome urêmica refere-se ao grupo de sintomas, sinais físicos e achados anormais em estudos de diagnósticos que resultam da insuficiência dos rins para manter adequadas as funções excretora, reguladora e endócrina. Num quadro de síndrome urêmica, a alteração encontrada em exames laboratoriais é a  
A enzima γ-glutamil transferase catalisa a transferência do grupo γ-glutamil de peptídios e compostos que a contém para um aceptor. De onde se origina, primariamente, a enzima presente no soro de seres humanos? 
Texto associado.

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

O aumento da atividade muscular durante o período de ingestão aumentada de glicose deve resultar em maior atividade de glicólise nas células musculares desse indivíduo, mesmo que a oferta de oxigênio seja baixa.