Questões de Biossegurança - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Biossegurança com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 378744. Biologia, Biossegurança, Técnico em Produção, Hemobrás, CESPE, Ensino Médio, 2008

Considerando as normas de biossegurança empregadas em áreas laboratoriais, julgue os itens a seguir.

As luvas são equipamentos de proteção individual descartáveis.

2Questão 379579. Biologia, Biossegurança, Pesquisador II, EMBRAPA, CESPE, 2006

O armazenamento da matéria-prima antes do processamento propriamente dito deve obedecer a critérios de temperatura, umidade relativa e higiene a fim de preservar as suas características sensoriais e a segurança do alimento a ser obtido. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.

Matérias-primas de origem temperada, como maçã, pêssego e pêra, podem ser armazenadas em temperaturas próximas a 0 oC. Por outro lado matérias-primas de origem tropical, como banana, manga e mamão, devem ser armazenadas em temperaturas ligeiramente superiores a 12 oC, a fim de manterem suas propriedades químicas, físicas, sensoriais e microbiológicas em níveis ótimos.

3Questão 60173. Medicina, Biossegurança, CESPE, Ensino Superior

A propósito dos testes de urina, julgue o item que se segue.

O teste químico comumente utilizado para a avaliação semiquantitativa da glicose é o de Benedict, que se baseia na reação de uma solução alcalina de sulfato de cobre, a quente, que oxida substâncias redutoras da urina (glicose, frutose, entre outras) com a redução do íon cúprico a íon cuproso, o que resulta na formação de hidróxido cuproso ou óxido cuproso.

4Questão 379392. Biologia, Biossegurança, Farmácia, SES CE, UECE, 2006

O método de tratamento que consiste em reduzir os resíduos orgânicos e combustíveis a inorgânicos é a

5Questão 478289. Farmácia, Biossegurança, Técnico em Farmácia, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, CESPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos ao controle físico-químico em farmácia com manipulação. As salas de manipulação de medicamentos quimioterápicos devem possuir pressão positiva em relação às áreas adjacentes, a fim de impedirem o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente.

6Questão 386792. Biologia, Biossegurança, Controlador de Qualidade, IFRN, FUNCERN, 2012

Antes de realizar as análises físicoquímicas de alimentos, é necessário realizar alguns procedimentos no preparo das amostras para análise, principalmente, devido ao estado físico em que podem se encontrar. Assim, é correto afirmar que a amostra para análise deve-se apresentar de forma

7Questão 146406. Enfermagem, Biossegurança, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE, 2012

Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.

8Questão 363980. Enfermagem, Biossegurança

As precauções baseadas na transmissão das doenças são elaboradas de acordo com o mecanismo de contágio das patologias, sendo classificadas em transmissão por contato, transmissão aérea por gotículas, transmissão aérea por aerossóis. Com base nisso, ao prestar assistência a um paciente com meningite meningocócica, além da precaução padrão, o profissional de saúde deve utilizar a precaução:

9Questão 379515. Biologia, Biossegurança

Relacione a coluna B, conceitos de biossegurança, pela coluna A, sua abordagem em termos epistemológicos.

COLUNA A

I. Biossegurança como módulo.

II. Biossegurança como processo.

III. Biossegurança como conduta.

COLUNA B

( ) É uma ação educativa, e como tal pode ser representada por um sistema ensino-aprendizagem.

( ) Pode ser analisada como um somatório de conhecimentos, hábitos, comportamentos e sentimentos que devem ser incorporados ao homem, para que desenvolva, de forma segura, suas atividades.

( ) Não possui identidade própria, não sendo, portanto, uma ciência, mas sim, uma interdisciplinaridade que se expressa nas matrizes curriculares dos seus cursos e programas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

10Questão 380251. Biologia, Biossegurança, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE, 2008

Conforme os dados bioestatísticos, a equipe de enfermagem é uma das principais categorias de profissionais sujeitos a exposições a material biológico. A freqüência de exposições é maior entre atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem, quando comparados a profissionais de nível de instrução superior. Acerca de métodos e protocolos laboratoriais, julgue os itens que se seguem.

A análise de risco é a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos a saúde humana e animal e ao ambiente.