← Início

Questões de Concursos - Biossegurança - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biossegurança - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito dos princípios gerais de segurança no trabalho, julgue os itens seguintes. O funcionário que identificar qualquer condição de risco relativa ao produto, ambiente, equipamento ou pessoal deve reportar o problema ao seu superior imediato a fim de que as providências cabíveis sejam tomadas.
Em relação à biossegurança, julgue os itens seguintes. A manipulação de quimioterápicos por profissional farmacêutico é considerada segura: a avaliação médica desse profissional não precisa seguir calendário previamente estabelecido, ficando a critério médico.

As mãos estão entre as principais vias de disseminação de infecções relacionadas à assistência à saúde. Sendo assim, a higienização eficaz das mãos é importante para evitar a transmissão de diversas infecções.

A esse respeito, julgue os itens a seguir.

De acordo com a OMS (2009), a higienização das mãos com água e sabonete pode ser substituída por várias aplicações consecutivas de produto alcoólico.

De acordo com as normas de precaução da ANVISA para profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.


Quando não houver disponibilidade de quarto privativo para paciente com precaução de contato, a distância mínima entre os leitos deve ser de um metro, devendo o termômetro e aparelho de pressão arterial serem de uso exclusivo.

No que concerne a filtros, centrífugas, autoclaves, fornos, destiladores e purificadores de água, julgue o item subsecutivo.

Os desionizadores funcionam com o princípio da troca iônica, sendo os íons sódio, nas resinas de troca catiônica, removidos da solução e substituídos por íons H.

Tendo em vista que as normas de vigilância epidemiológica preconizam ações para controle e acompanhamento das hepatites virais, julgue os itens que se seguem.


Bombeiros, policiais envolvidos em atividade de resgate, carcereiros de delegacias e penitenciárias, usuários de drogas injetáveis e inaláveis, pessoas em regime carcerário, coletores de lixo hospitalar e domiciliar e manicures e pedicures são considerados grupos vulneráveis, que devem ser orientados a manter a vacinação contra hepatite B em dia.

Julgue o item a seguir, referente a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

Na lavanderia do estabelecimento penal federal, as máquinas de lavar devem ser de porta dupla ou de barreira, de modo que a roupa utilizada seja inserida, por um operador, pela porta situada na área suja e, após a lavagem, seja retirada, por outro operador, pela porta situada na área limpa.
A contenção laboratorial tem como objetivo reduzir a exposição dos profissionais que trabalham num laboratório a riscos biológicos, químicos e físicos. Para se definir a barreira necessária, é importante uma análise de risco da atividade que será desenvolvida nesse local, ou seja, quais os agentes químicos, biológicos e físicos que serão manipulados. Segundo o Ministério da Saúde, pode ser considerada uma barreira primária
Texto associado.

Em laboratórios de saúde pública, biossegurança pode ser
definida como a aplicação de boas práticas laboratoriais
conjugadas com a utilização de edificações, instalações e
equipamentos de segurança adequados, visando à prevenção, ao
controle ou à eliminação de riscos inerentes às atividades
laboratoriais. Com relação a esse assunto, julgue os próximos
itens.

Na contenção secundária, são utilizadas edificações e instalações laboratoriais adequadas, como cabines de segurança biológica.

No que se refere ao armazenamento e à conservação de medicamentos, julgue os itens a seguir. Os materiais de embalagem reprovados na inspeção de recebimento podem ser utilizados para o acondicionamento provisório de produtos semiacabados.