← Início

Questões de Concursos - Biotecnologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biotecnologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Quanto à caracterização de nanomateriais, julgue os itens a seguir.

Nanopartículas inorgânicas fluorescentes podem ser utilizadas tanto como marcadores biológicos quanto em sensores ópticos.

Acerca da bioquímica e do metabolismo vegetal, julgue os itens de 84 a 89.

O citosol das células que fixam carbono via metabolismo ácido das crassuláceas tem pH muito mais ácido no início da manhã do que o pH do citoplasma das plantas de metabolismo C-3.

Julgue os itens que se seguem, acerca do controle biológico de pragas.

O desenvolvimento de agentes biológicos contra as pragas agrícolas levará ao surgimento de novas doenças de plantas.

O uso de biotecnologias aplicadas à reprodução animal têm sido de enorme importância e efeito nos programas de melhoramento animal. Inicialmente, a inseminação artificial e o congelamento de sêmen possibilitaram o uso intensivo de material genético masculino, com importantes alterações nas freqüências gênicas das populações. A taxa de reprodução das fêmeas e a incerteza sobre o valor genético verdadeiro de animais de fazenda também são fatores importantes em programas de melhoramento. Quantos e quais animais devem ser selecionados são determinados por esses fatores. Investimentos em programas de melhoramento são freqüentemente feitos em medição e avaliação genética de características e tecnologias para aumentar as taxas de reprodução das fêmeas. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Para a diminuição da consangüinidade, o melhoramento genético com base na genotipagem depende da análise dos pedigrees dos animais registrados ou dos cruzamentos interraciais. Os acasalamentos são dirigidos ao menor grau de parentesco documentado nos registros genealógicos.

Considerando os diversos aspectos da biotecnologia e da legislação de patentes, julgue os itens subseqüentes.

Um microrganismo que tenha sido geneticamente modificado, de forma a expressar proteínas que eram exclusivas de outras espécies, pode ser patenteado de acordo com as leis brasileiras.

Acerca de técnicas e processos que podem ser usados em biotecnologia vegetal, julgue os itens a seguir.

A cultura de protoplasto é de grande importância na área de cultura de células e tecidos vegetais. Essa técnica permite o isolamento e a fusão de protoplastos e é de fácil execução, tendo em vista que os protoplastos vegetais são muito resistentes e não necessitam de qualquer preocupação adicional na preparação das culturas, especialmente no que diz respeito à osmolaridade das soluções.

Uma técnica de biotecnologia vegetal é a

I enxertia.

II micropropagação.

III hidridação somática.

Assinale a opção correta.

Considerando os diversos aspectos da biotecnologia e da legislação de patentes, julgue os itens subseqüentes.

Um método inédito para a produção de plantas transgênicas pode ser patenteado no Brasil.

A agricultura moderna, que se depara com inúmeros desafios, tem o papel de suprir tanto às necessidades alimentícias mínimas de bilhões de pessoas carentes quanto às exigências seletivas de parte da população de maior poder aquisitivo. Além disso, ela vem se tornando economicamente insustentável — dados os insumos e serviços associados aos fatores de produção — e impopular, o que ocorreu, em grande parte, devido à sua agressividade ao meio ambiente e à sua elevada dependência aos petroquímicos.

Com relação aos temas suscitados por essas informações, julgue os itens a seguir.

A existência de diversas espécies nativas de caju no cerrado brasileiro, a adaptação desse fruto às condições agroecológicas do cerrado e a sua tolerância ao alumínio tornam-no propicio a ser utilizado em programas de melhoramento genético.

Julgue os próximos itens, relativos a algoritmos e bancos de dados aplicados à bioinformática. InterproScan é um programa de busca que combina diferentes algoritmos para determinar assinaturas proteicas em várias bases de dados de estruturas de domínio e(ou) famílias de proteínas tridimensionais.