← Início

Questões de Concursos - Cálculo de Solução e Medicamentos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Cálculo de Solução e Medicamentos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Ao administrar 10 mg de amiodarona por via endovenosa, dispondo de frasco ampola contendo 50 mg desse medicamento e ampola de água destilada com 10 ml para diluição, a quantidade da solução a ser aspirada e aplicada, em ml, deve ser de:

Em uma unidade de internação, tenho um paciente que deve receber 800mg de Cefalotina sódica (Keflin®), via endovenosa. A medicação disponível é em frasco-ampola de 1g. Sabendo que vou diluir em 5ml, quanto devo aspirar?

A terapia medicamentosa tornou-se uma das formas mais comuns de intervenção no cuidado ao paciente, utilizada ao longo dos anos na cura de doenças. Cerca de 88% dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos. A correta administração requer conhecimento pleno dos integrantes da equipe de enfermagem envolvidos no cuidado ao paciente.

Correlacionando ao texto, responda à questão.

Numa prescrição médica, lê-se: 150mg de ampicilina. Todavia, o hospital dispõe apenas de frasco-ampola com 1,0 grama que deve ser diluído em 10ml de água destilada. Após diluição, quanto deve ser aspirado para atender corretamente a prescrição?
Para um idoso em hipoglicemia, o enfermeiro administrou 16 mL de uma ampola de glicose 50% com 20 mL. Que dosagem de glicose esse paciente recebeu?
O técnico em enfermagem observa que a medicação prescrita em um prontuário a ser feita no horário, corresponde a 350 mg de vancomicina. No entanto, a farmácia liberou cloridato de vancomicina em frasco ampola de 500 mg de pó liofilizado com 10 ml de água destilada para reconstituição, e a diluição deverá ser feita em soro fisiológico para obter uma concentração de 5 mg/ml. Assim, o volume da medicação que deve ser aspirado após a reconstituição e o volume de SF a ser diluído serão, respectivamente,
Ao diluir um antibiótico de 1g em 7mL, para administrar 375 mg, é necessário aspirar quantos mL?
Você trabalha no serviço de home care e seu paciente está com a seguinte prescrição: Azitromicina 230mg, via endovenosa, por 5 dias. A empresa tem disponível: frascos contendo 200 mg/5 mL e de 15 mL após reconstituição. Sendo assim, quantos frascos da medicação serão utilizados nesses 5 dias e quantos mL/dia devem ser administrados, respectivamente?
Um paciente, admitido no setor de clínica médica, precisa realizar a seguinte prescrição médica: Decadron 12mg, via endovenosa. Porém, no hospital, só tem disponível frasco de Decadron 4mg/mL de 2,5mL. Sendo assim, quantos mL devem ser administrados para atender corretamente a prescrição?
100 U de insulina regular (1 mL) foram diluídas em 49 mL de soro fisiológico 0,9%. Esta solução está sendo infundida em uma velocidade de 4 microgotas por minuto. Após 2h30 minutos, quantas unidades de insulina esse paciente recebeu?
Ao admitir um paciente no setor em que está de plantão, você recebe junto a seguinte prescrição médica: SF 0,9% de 120 mL para infundir em 30 minutos. Sendo assim, calcule o número de gotas/minuto que deve infundir esse volume prescrito e marque a alternativa que corresponde ao resultado do cálculo correto: