← Início

Questões de Concursos - Cardiologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Cardiologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Carlos Eduardo, 55 anos, coronariopata, seis semanas após a alta hospitalar iniciou um programa de reabilitação cardíaca, a fim de que retorne o quanto antes à vida produtiva e ativa. Este programa é conhecido como fase II da reabilitação cardíaca.

Esta fase do programa tem por objetivo:

I. Aumentar a capacidade de exercício de modo seguro e progressivo, de forma que ocorram alterações adaptativas cardiovasculares e musculares.

II. Melhorar as funções cardíacas e aumentar o custo cardíaco do trabalho.

III. Progredir o paciente para um programa independente.

IV. Iniciar a educação sobre fatores de risco e abordar a futura modificação de certos comportamentos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Uma mulher de 60 anos, em uso de glimepirida, enalapril e hidroclorotiazida, procura o pronto-socorro com queixa de dor precordial em aperto, irradiada para o braço es- querdo há 1 hora, que iniciou após esforço físico moderado, acompanhada de sudorese intensa e náuseas. Está hemodinamicamente estável, com dor, sem sinais de insuficiência cardíaca. O eletrocardiograma mostra retificação do segmento ST e inversão de onda T de V2 a V6. No tratamento inicial está indicada a administração das drogas abaixo, EXCETO:

Um homem de 70 anos, com osteomielite crônica, sudorese noturna e febre baixa há 3 semanas, apresenta hemoculturas positivas para Staphylococcus epidermidis não-meticilina resistentes e vegetações em valva tricúspide. O tratamento deve ser feito com

Assinale a alternativa incorreta quanto ao tratamento da doença arterial coronária multi-arterial:
Assinale a alternativa correta:
Texto associado.

A segurança e a efetividade oferecidas pelos sistemas de
estimulação artificial fizeram que tais procedimentos se tornassem
indispensáveis em cenários de pronto-socorro e unidades
coronarianas. Acerca dos sistemas de marca-passos (MP)
provisórios e da estimulação cardíaca temporária, julgue os itens
que se seguem.

No desligamento do MP provisório/externo, a interrupção da estimulação deve ser preferencialmente feita de forma abrupta, para que se evite o risco de um longo período de assistolia.

As oscilações representam variabilidade da frequência cardíaca (VFC). O componente funcional do sistema nervoso que regula os batimentos e o papel funcional da VFC é o

O principal fator limitante ao uso de nitratos de ação prolongada no tratamento da insuficiência coronária é o desenvolvimento de

Texto associado.

Considerando o mecanismo de parada cardíaca denominado de
atividade elétrica sem pulso (AESP), julgue os itens
subsequentes.

A adrenalina (administrada a cada 3-5 minutos), uma dose de vasopressina (pode substituir a primeira ou segunda dose de adrenalina) e atropina (em caso de AESP com ritmo lentificado) são exemplos de medicamentos administrados por via intravenosa ou no tubo orotraqueal, utilizados no manejo dessa modalidade de parada cardíaca, em associação com os demais procedimentos de suporte avançado de vida.

Todas as alternativas abaixo são contraindicações absolutas ao uso de trombolíticos no IAM com SUPRA de ST, exceto: