← Início

Questões de Concursos - Ciência da Informação - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Ciência da Informação - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Hoje considerado reducionista, o paradigma informacional clássico entende a comunicação como um processo de transmissão de mensagens de um emissor para um receptor. Sob esse modelo, a ciência da informação estabeleceu uma separação fixa dos papéis e das funções de cada um desses elementos, centrando o seu foco ora na organização de acervos, ora na análise do seu conteúdo, ora no usuário. O paradigma contemporâneo quebra esse caráter rígido e fechado, procurando entender o fenômeno da comunicação e da informação de maneira mais consistente e complexa. Nessa perspectiva, a ciência da informação pressupõe uma outra configuração, que envolve

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a Biblioteconomia e a Ciência
da Informação.

Os profissionais da informação que atuam nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação tiveram sempre grande participação nos processos de construção, comunicação e uso da informação científica e técnica.

É um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual. Na ótica de Le Coadic, o texto se refere ao conceito de

Entende-se por documentação jurídica a reunião, análise e indexação da doutrina, da legislação leis, decretos, decretos-leis, atos, resoluções, portarias, projetos de leis ou de decretos legislativos ou de resoluções legislativas, ordens internas, circulares, exposições de motivos etc., da jurisprudência acórdãos, pareceres, recursos, decisões etc. e de todos os documentos oficiais relativos a atos normativos ou administrativos.


Cecília Andreotti Atienza. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979, p. 19 (com adaptações).

Com relação ao assunto apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Em seu sentido mais abrangente, a ciência da informação é o estudo, pautado por critérios, princípios e métodos científicos, da informação, com todos seus desdobramentos em ciências aplicadas específicas e desenvolvimentos tecnológicos decorrentes, que, por sua vez, aceleram e catalisam os processos científico, inovador e criativo.

Texto associado.

A informação científica é produto e insumo das atividades
científicas e, como tal, apresenta características próprias a essas
atividades. Acerca desse tipo de informação, julgue os itens
subsequentes.

A informação científica é estudada como fenômeno social que ocorre de forma independente de códigos compartilhados e reconhecidos pelos sujeitos da comunicação.

No início do século XX, o meio científico recomendava aos bibliotecários especial atenção com a então chamada little literature. Em 1978, a British Library Lending Division organizou uma reunião em que um novo termo passou a ser aceito. No Brasil, a tradução desse segundo termo veio substituir a antiga expressão literatura nãoconvencional. O termo aludido é "literatura

Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, a entidade que representa o produto do trabalho intelectual ou artístico, que implica a representação de todos os objetos físicos possuidores das mesmas características tanto de conteúdo intelectual como de forma física e que abrange diversos materiais como livros, manuscritos, mapas, filmes e kits de multimídia denomina-se

A publicação oficial do IBGE que, desde 1908, arrola informações do próprio Instituto e das entidades que integram o Sistema Estatístico Nacional, constituindo fonte de referência da realidade brasileira em seus aspectos territorial, ambiental, demográfico e socioeconômico, é a(o)

Por meio da acumulação, os registros funcionam como instrumento de pesquisa para historiadores e outros estudiosos, interessados em identificar tendências, progressos e interesses do país, possibilitando visualizar a evolução cultural da nação ao longo do tempo. Em uma perspectiva operacional, serve como instrumento de seleção e aquisição para as bibliotecas do país, além de modelo de catalogação. Para a indústria editorial funciona como registro estatístico da sua produção. Além de servir como base para a compilação de bibliografias retrospectivas variadas, que podem ser geradas a partir dos registros acumulados ao longo do tempo.

O texto acima descreve a função de

Organizar o espaço físico de uma unidade de informação significa prepará-la para o cumprimento das funções básicas que justificam a sua existência. Nesse contexto, a função básica da organização do espaço físico de uma biblioteca é