Questões de Concursos - Circunferências - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Circunferências - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Uma reta r passa pelo ponto P(3,2) e pelo ponto que representa o centro da circunferência de equação (x-2)2 + ( x + 3)2 = 9. Nessas condições, a equação da reta r é dada por: 
Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, a equação x2 + y2 – 6x + 4y = 3 representa
Uma enquete foi realizada com 1.200 pessoas com o propósito de investigar, na opinião de cada uma delas, qual o país com maiores chances de se tornar o Campeão Mundial de Futebol em 2014. Das pessoas entrevistadas, 50% apontaram o Brasil, 25% apontaram a Argentina, 13% apontaram a Alemanha e as restantes não tinham opinião formada. Os resultados dessa enquete foram expressos em um gráfico de setores. Considerando p = 3,14 e 12 cm a medida do diâmetro desse círculo, a área do setor circular, correspondente à porcentagem de entrevistados que ainda não tinham opinião formada,
O valor da medida do diâmetro da circunferência de equação (x-3)2 + (y + 4)2 = 16 é:
Um laboratório está testando um tipo de isca para formigas. A isca tem o formato de uma circunferência e foi fixada numa bancada experimental, quadriculada por um plano cartesiano, com centro em (0, -2). Uma formiga tangenciou a isca no ponto (1, 2). A equação da reta tangente à circunferência nesse ponto é dada por:
A medida do diâmetro da circunferência de equação x+ y2 - 6x + 4y - 3 = 0 é: 
Na resolução de uma questão, Marcos deparou-se com as seguintes equações, onde apenas uma deles representa seu gráfico representa uma circunferência. Assinale a alternativa que contém essa equação.
Um artista recebeu uma encomenda para fazer um painel, esculpindo em uma chapa de aço folhas e flores. Para determinar o formato do painel, o artista considerou a chapa de aço como um plano cartesiano cujos eixos a dividiram em quatro quadrantes. Utilizou um segmento de reta e o deslocou nesse plano cartesiano, de tal forma que uma das extremidades permanecia sempre no eixo y e o seu ponto médio permanecia sempre no eixo x. Dessa maneira, o formato da figura desenhada pela outra extremidade é uma
É dada a circunferência de equação x2 + y2 - 8x - 2y + 7 = 0.  A equação da reta que tangencia essa circunferência no ponto (3,4) é
Uma circunferência tem raio de 7cm . A região determinada por ela foi dividida em três setores circulares, cujos ângulos, em graus, medem 2x, x - 30°  e  x + 70° .     

Marque a alternativa que corresponde ao valor numérico de  3x - 5° .